Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões WebServices
Materiais de Estudo disponíveis
Apostila on-line |
Teste 1: Web Service
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (CESPE – TRE-MT/2015) Com relação a WS (WebServices), assinale a opção correta.
#2. (FCC – DPE-RR/2015) Em aplicações que utilizam web services, um documento WSDL descreve o serviço, especificando seu local, métodos de acesso etc. O elemento que descreve as operações que podem ser realizadas é o ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Tipo de porta: o elemento <portType> define um web service, as operações que podem ser executadas, e as mensagens trocadas para executar a operação. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: WSDL ( )
#3. (CESPE – MEC/2015) Acerca da utilização dos protocolos SOAP e REST, julgue o item seguinte. Os métodos PUT e DELETE no protocolo REST não são considerados como idempotentes. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Idempotente quer dizer que múltiplas requisições ao mesmo recurso usando o método devem ter o mesmo resultado que teria uma requisição apenas.
#4. (FCC – TRT – 4ª REGIÃO (RS)/2015) Uma instituição precisa de um serviço de diretório para publicar e buscar por serviços web. Para isso utilizará uma especificação que faz parte da pilha de componentes dos web services e tem como objetivo descrever, descobrir e integrar os serviços web, conhecida como ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto: UDDI
UDDI é o processo de publicação/pesquisa/descoberta de Web Services.
Errado:
SOAP: Define as mensagens que serão transportadas pelo HTTP, bem como, realiza as chamadas, incluindo os parâmetros de entrada/saída.
WSDL: WSDL é uma linguagem para descrever Web Services.
REST: Como o SOAP, REST ( ) é outro um protocolo de comunicação.
XML: Base para as mensagens SOAP.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Web Service ( )
#5. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2015) De acordo com a Arquitetura dos Web Services, existem três personagens que são responsáveis pelas operações de publicação, pesquisa e ligação. Quais são elas?
#6. (FCC – TRE-RR/2015) Web services são componentes de aplicações web que podem ser criados, publicados, encontrados e usados na web, utilizando um conjunto de recursos, dentre eles, os descritos a seguir: I. É uma linguagem baseada em XML, recomendado pelo W3C, para descrever Web services. II. É um protocolo baseado em XML, recomendado pelo W3C, para acessar Web Services. III. É um serviço de diretório onde as empresas podem procurar por Web Services. IV. É um framework escrito em XML e recomendado pelo W3C, para descrever recursos na web. Os recursos apresentados em I, II, III e IV descrevem, respectivamente,
#7. (CESPE – TRE-GO/2015) Entre as diversas tecnologias utilizadas para se desenvolver um portal corporativo dinâmico, existem os webservices, que facilitam as trocas de informações entre sistemas. Com referência às tecnologias normalmente empregadas em webservices, julgue o próximo item. Por meio de webservice, um sistema desenvolvido em PHP pode trocar informações, via arquivos XML, com uma aplicação que retorne uma lista de endereços postais, desenvolvida em Java. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Web Services disponibilizam uma maneira de diferentes tipos de aplicação, possivelmente rodando em diversas plataformas e sistemas operacionais interagirem. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Web Service ( )
#8. (FGV – PROCEMPA/2014) O documento WSDL, padrão registrado no W3C, define um Web Service como uma coleção de endpoints. O endpoint permite algumas operações e cada operação implica na troca de algumas mensagens, que são formadas por tipos de dados definidos em um schema XML. Com relação à definição de WSDL, do W3C, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Types: definição abstrata dos dados trocados entre um Web Service e um Consumer. ( ) Message: definição de dados usados nas mensagens, usando algum sistema de definição de dados, como um schema XML. ( ) Operation: definição abstrata de uma ação suportada pelo Web Service. ( ) Port Type: único endpoint formado pela combinação de um Binding e um endereço de rede. ( ) Binding: especificação concreta de protocolo e formato de dados para Port Type. ( ) Port: conjunto abstrato de operações suportadas por uma ou mais portas. ( ) Service: coleção de endpoints relacionados. As afimativas são, respectivamente,
#9. (FGV – PROCEMPA/2014) As etapas para a criação de um Web Service (Java-WSDL) são quase sempre as mesmas: • criar a interface remota do Web Service, que deve expor os métodos a serem invocados pelos _____. • criar as classes (se for o caso) que representam os parâmetros dos métodos da interface _____. • criar a classe do _____ (do Web Service) • criar o arquivo de configuração para invocar a ferramenta do JAX-RPC, _____ (config.xml). • compilar tudo, usar a ferramenta do _____, wscompile para criar os arquivos acessórios (mapping e WSDL). • iniciar o _____ Container. • fazer o _____ do Web Service. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas dos itens acima.
#10. (FUNCAB – MDA/2014) A figura m abaixo representa a arquitetura para “web services”, criada pelo w3C. Nessa arquitetura, – há um protocolo padrão para transmissão de dados, baseado no XML e que segue o modelo “REQUEST- RESPONDE” do HTTP. – há um arquivo tipo XML, cuja finalidade é descrever detalhadamente um “web service”, fornecendo uma descrição específica das operações que compõem o “web service” e define de forma clara como deve ser o formato de entrada e saída de cada operação. O protocolo padrão e o arquivo XML referenciados acima são conhecidos, respectivamente, pelas siglas:
#11. (CESPE – ANTAQ/2014) Em arquiteturas REST, nenhum contexto de cliente pode ser mantido em servidor.
#12. (CESPE – TJ-SE/2014) WSDL, uma linguagem com a mesma sintaxe e semântica da HTML, tem por objetivo descrever a forma como deve ser realizada a comunicação com Web Services.
#13. (CESGRANRIO – CEFET-RJ/2014) No contexto de um Web Service, o formato padrão para troca de informações e o protocolo utilizado como infraestrutura de transmissão são, respectivamente,
#14. (COPESE – UFPI – UFPI/2014) A respeito dos web services, é CORRETO afirmar que
#15. (FUNCAB – MDA/2014) São tecnologias essenciais, utilizadas no webservice:
#16. (CESPE – TC-DF/2014) WSDL (Web Services Description Language) é um documento XML que descreve um conjunto de mensagens SOAP, assim como a forma como essas mensagens são trocadas. Sendo XML, o WSDL é legível e editável, porém, na maioria dos casos, é gerado e consumido por software.
#17. (FCC – TRT – 16ª REGIÃO (MA)/2014) Um web service pode ser visto como a convergência de algumas tecnologias como HTTP, XML, SOAP, WSDL e UDDI. O protocolo SOAP é uma especificação da W3C para troca de informações estruturadas em ambientes descentralizados e distribuídos. Um arquivo XML de mensagem SOAP pode conter alguns elementos obrigatórios e outros opcionais. Um dos elementos opcionais é o Fault, que suporta em seu interior os elementos
#18. (IADES – METRÔ-DF/2014) Os web services são componentes que permitem a interoperabilidade e integração de sistemas de aplicação com o uso do formato XML para envio e recebimento de dados. A comunicação entre sistemas se dá de forma dinâmica e segura. Com base no exposto, no que se refere à segurança da comunicação usada nos web services, assinale a alternativa correta.
#19. (FUNCAB – MDA/2014) A figura m abaixo representa a arquitetura para “web services”, criada pelo w3C. Nessa arquitetura, – há um protocolo padrão para transmissão de dados, baseado no XML e que segue o modelo “REQUEST- RESPONDE” do HTTP. – há um arquivo tipo XML, cuja finalidade é descrever detalhadamente um “web service”, fornecendo uma descrição específica das operações que compõem o “web service” e define de forma clara como deve ser o formato de entrada e saída de cada operação. O protocolo padrão e o arquivo XML referenciados acima são conhecidos, respectivamente, pelas siglas:
#20. (IADES – METRÔ-DF/2014) Os web services são componentes que permitem a interoperabilidade e integração de sistemas de aplicação com o uso do formato XML para envio e recebimento de dados. A comunicação entre sistemas se dá de forma dinâmica e segura. Com base no exposto, no que se refere à segurança da comunicação usada nos web services, assinale a alternativa correta.
#21. (FGV – IBGE/2017) WSDL (Web Services Description Language) é uma linguagem baseada em XML, utilizada para descrever Web Services. Na estrutura de um documento WSDL, o elemento que define o conjunto de operações que podem ser executadas pelo serviço é:
#22. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) Considere a figura abaixo. A figura indica que, para a implementação de web services, há diversos protocolos e formatos envolvidos, dentre os quais se encontram I, II e III, que são, correta e respectivamente, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
I – SOAP: Define as mensagens que serão transportadas pelo HTTP, bem como, realiza as chamadas, incluindo os parâmetros de entrada/saída. </br>
II – HTTP: Protocolo HTTP, ou HTTPS, realizam o transporte dos dados. </br>
III – XML: Base para as mensagens SOAP. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Web Service ( )
#23. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) Considere a figura abaixo que descreve um sistema, denominado e-intimação, que utiliza web service. Foram omitidos da figura o protocolo (indicado por P) e o formato (indicado por F) de geração do documento de intimação que correspondem, correta e respectivamente, a
#24. (CESPE – SEDF/2017) Serviços expressos por meio de contratos web services têm o potencial de evitar completamente a transformação, objetivo-chave dos contratos de serviços padronizados.
#25. (CESPE – SEDF/2017) Por oferecerem um framework de comunicação com base em contratos de serviços fisicamente desacoplados, os web services permitem que um contrato de serviços seja totalmente padronizado, independentemente de sua implementação.
#26. (IBFC – EBSERH/2017) Assinale a alternativa que apresenta o serviço de diretório onde empresas podem registrar (publicar) e buscar (descobrir) por Serviços Web (Web Services):
Correto: UDDI. </br> </br>
Errado: </br>
WSDL: linguagem para descrever Web Services. </br>
LDAP: protocolo de rede que roda sobre o TCP/IP que permite organizar os recursos de rede de forma hierárquica, como uma árvore de diretório, onde temos primeiramente o diretório raiz, em seguida a rede da empresa, o departamento e por fim o computador do funcionário e os recursos de rede (arquivos, impressoras, etc.) compartilhados por ele. </br>
X.500: protocolo que especifica um modelo para a conexão de Serviços de Diretórios locais a fim de formar um diretório global distribuído. </br>
NIS: protocolo de serviço de diretório cliente-servidor para distribuição de dados de configuração de sistema como nomes de usuário e de host/hospedeiro entre computadores em uma rede de computadores. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Web Service ( )
#27. (CESPE – TCE-PA/2016) Web service é um software que, armazenado em um computador, pode ser acessado por outro software em outro computador por meio de uma rede. A partir dessa afirmação, julgue o item subsequente. Ao se usar o protocolo SOAP (simple object access protocol), cada solicitação e cada resposta são colocadas em um envelope SOAP, nos momentos de invocação e retorno de um web service, respectivamente.
#28. (ESAF – ANAC/2016) São tecnologias essenciais para Web Services: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Se você errou esta questão, por favor, pelo menos leia o artigo: Web Service ( )
#29. (FCC – TRT – 23ª REGIÃO (MT)/2016) A disponibilização de informações referentes a web services pode ser feita utilizando especificações que usam um modelo centralizado ou um modelo distribuído. A especificação que utiliza um modelo completamente distribuído, de forma que as descrições dos serviços possam ser armazenadas em qualquer localização, e os pedidos para se obter tais informações possam ser processados junto às entidades que prestam tais serviços, é conhecida como
#30. (IBFC – Emdec/2016) Quanto as tecnologias aplicadas em um Web Service temos: “Para a representação e estruturação dos dados nas mensagens recebidas/enviadas é utilizado o _______ . As chamadas às operações, incluindo os parâmetros de entrada/saída, são codificadas no protocolo_______ . Os serviços (operações, mensagens, parâmetros, etc.) são descritos usando a linguagem_______ . O processo de publicação/pesquisa/descoberta de Web Services utiliza o protocolo_______.” Assinale a alternativa que complete correta e respectivamente as lacunas: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
XML: Base/estrutura para as mensagens. </br>
SOAP: Define as mensagens que serão transportadas pelo HTTP, bem como, realiza as chamadas, incluindo os parâmetros de entrada/saída. </br>
WSDL: Linguagem para descrever Web Services, é como um índice dos métodos disponíveis em um certo Web Service. </br>
UDDI: Processo de publicação/pesquisa/descoberta de Web Services. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Web Service ( )