.Teste 10: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

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Teste 10: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.

Results

#1. (CESPE – TCU/2015)
teto_tcu_socidadesantigas
Conforme as ideias apresentadas no texto, a evolução do direito desde as sociedades antigas passou por apenas dois períodos evolutivos.

#2. (CESPE – TCU/2015)
teto_tcu_socidadesantigas
Na linha 8, o emprego de vírgula logo após “H. Summer Maine” prejudicaria a correção gramatical do período.

#3. (CESPE – TCU/2015)
texto_tcu_etico Segundo o autor do texto, não há coerência entre a perspectiva ‘político-jurídica’ e a dimensão econômica do liberalismo.

#4. (CESPE – TCU/2015)
texto_tcu_etico Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, a forma verbal “encontram”, em “encontram-se os direitos econômicos” (l.10), poderia ser flexionada no singular: encontra-se os direitos econômicos.

#5. (CESPE – TCU/2015)
texto_tcu_etico Para o autor do texto, o liberalismo tem sua origem relacionada a três elementos distintos: a dimensão ‘ético-filosófica’, a dimensão econômica e a perspectiva ‘político-jurídica’.

#6. (CESPE – TCU/2015)
texto_tcu_4maio
O texto apresenta uma avaliação positiva das mudanças induzidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal em seus quinze anos de vigência, ressaltando a necessidade de realização de ajustes normativos em alguns de seus pontos.

#7. (CESPE – TCU/2015)
redação oficial1
Dado o emprego de “Atenciosamente” como fecho do documento, é correto inferir que as autoridades às quais o expediente se destina pertencem, necessariamente, à mesma hierarquia do remetente. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Fechos para Comunicações </br>

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: </br>

a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente, </br>

b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente, </br>

Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Manual de Redação da Presidência da República ( )

#8. (TRE-MT) Segue a mesma acentuação de país a palavra:

#9. (TRE-ES) “Aí” é acentuada pelo mesmo motivo de:

#10. (BB) Não leva acento:

#11. (Aman-RJ) Assinale o vocábulo acentuado graficamente por imposição de regra diferente das demais.

#12. (MACK) Assinale a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:

#13. (TRT) Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas (foram omitidos os acentos):

#14. (TRE-RJ) A alternativa que apresenta erro quanto à acentuação em um dos vocábulos é:

#15. (TTN) Assinale o trecho que apresenta erro de acentuação gráfica: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

A palavra “paradigma” não é acentuada. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )

#16. (UFES) Se o vocábulo CONCLUIU não tem acento gráfico, tal não acontece com uma das seguintes formas do verbo CONCLUIR:

#17. (ESAF) – Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em: ? Palavras não acentuadas: paroxítonas terminadas em ‘n’ antecedido de ‘e’ no plural.

Palavras corretamente acentuadas:

        • Eles têm muita coisa a dizer.  (ele tem, eles têm)
        • Afinal, o que contém este embrulho? (oxítona terminada em “em”, “ens”)
        • Foi agradável ouvir aquele orador.  (paroxítona terminada em -i(s), -r, -x, -n, -l, -ps, -om, -ons, -us, -um, -uns, -ã, -ãs, -ão, -ãos e ditongos orais)

Palavra errada:

        • Estude os dois primeiros ítens do programa. (não acentuadas: paroxítonas terminadas em ‘n’ antecedido de ‘e’ no plural)

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )

#18. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto1 Segundo o texto, a mudança fundamental introduzida no jornalismo a partir da internet foi:

#19. (CESPE – TCU/2015)
teto_tcu_socidadesantigas
a legislação escrita era mais confiável que a legislação instrumentalizada pela repetição de usos.

#20. (CESPE – TCU/2015)
teto_tcu_socidadesantigas
O emprego do sinal indicativo de crase no trecho “somadas à compilação de costumes tradicionais” (l.24) é facultativo, razão por que sua supressão não acarretaria prejuízo para o sentido nem para a correção do período.

#21. (CESPE – TCU/2015)
texto_tcu_etico
O autor defende que, seja na Europa, seja no Brasil, o liberalismo funcionou historicamente como uma ideologia predominantemente contrarrevolucionária.

#22. (CESPE – TCU/2015) texto_tcu_4maio A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos se o trecho “Para a surpresa (…) de seus objetivos” (l. 8 a 10) fosse reescrito da seguinte forma: É atingido, logo nos primeiros anos, boa parte dos objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, resultado esse que gera surpresa em muitas pessoas, acostumadas, em nosso país, a ver que tantas leis não saem do papel.

#23. (CESPE – TCU/2015) texto_tcu_avancos Na linha 5, a alteração na posição do adjetivo “simples” em relação a “smartphone” — escrevendo-se smartphone simples — não prejudica a correção gramatical nem altera o sentido do texto.

#24. (CESPE – TCU/2015) redação oficial1 A finalidade comunicativa do expediente em apreço é fornecer informações sobre datas e sobre procedimentos que todas as unidades do TCU deverão observar quando do envio de processos para arquivamento.

#25. A obra clássica da literatura brasileira, “Vidas Secas”, que retrata a luta pela sobrevivência daqueles que sofreram com a seca no nordeste, foi escrita por:

#26. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto1 Tendo como ponto de partida a caracterização feita por Clay Shirky para os períodos da revolução nos meios de comunicação social, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Comunicação unilateral, de um para muitos.
2. Comunicação bilateral, de um para um.
3. Comunicação bilateral, de muitos para muitos.
( ) Primeiro período.
( ) Segundo período.
( ) Terceiro período.
( ) Quarto período.
( ) Quinto período.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

#27. (TJ-PR – TJ-PR/2013) Até fazia sentido, uma década atrás, concentrar em português e matemática os esforços para estancar a perda de qualidade nas redes públicas de educação no Brasil. São pré–requisitos básicos, inclusive para o aprendizado de ciências – o que não implica dizer que estas sejam menos fundamentais.
Não são. A complexidade crescente na esfera da produção, mesmo no setor agrícola, exige hoje de cada trabalhador uma familiaridade com a verificação de dados e com o método hipotético–dedutivo que só um bom ensino de ciências pode prover.
Um primeiro passo para pôr a educação científica no radar foi dado na semana passada. Como informou o jornal “O Globo”, quase 85 mil alunos dos níveis fundamental e médio realizaram um exame de ciências como parte da Prova Brasil e da Avaliação Nacional da Educação Básica, além da tradicional avaliação nas áreas de matemática e leitura. […]
Toda a dificuldade enfrentada para melhorar a educação pública no Brasil, nas duas últimas décadas, tornou evidente que avaliações são condição necessária para elevar seu nível, mas insuficiente. Sem medidas estruturais, como a requalificação dos professores e a valorização da carreira docente (aliando ganhos salariais, bônus e cobrança de desempenho), o país nunca dará o salto necessário.
É na formação de professores de ciências, de resto, que desponta a crise mais grave. Só de física e química a educação básica tem déficit de 100 mil docentes com formação específica (quase 90% dão aulas nessas disciplinas sem diploma na área).
A avaliação em ciências vai revelar com maior clareza as fraquezas dos estudantes brasileiros nessas matérias. O passo seguinte, e necessário, será eliminá–las.
(Editorial: Ciência Básica. Folha de S. Paulo. 25 nov. 2013)
 “Toda a dificuldade enfrentada para melhorar a educação pública no Brasil, nas duas últimas décadas, tornou evidente que avaliações são condição necessária para elevar seu nível, mas insuficiente.”
Se em uma reformulação da frase acima, as palavras “dificuldade” e “condição” forem substituídas pelas formas no plural, quantas palavras mais devem ser alteradas pela aplicação das regras de concordância nominal e verbal?

#28. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto2013_neuro  Dado o objetivo de criação do neuro – “estimular o consumo e a oferta de serviços e produtos na região, dinamizando a microeconomia local e criando oportunidades para os moradores” –, avalie se há convergência com esse objetivo nos seguintes excertos do texto:
1– “O principal entrave é a instalação de uma instituição financeira em uma região de alta criminalidade”. (linhas 7 e 8)
2– “A maioria dos moradores nunca teve uma conta bancária”. (linhas 10 e 11)
3– “(…) os neuros serão emprestados conforme a capacidade produtiva ou necessidade dos tomadores”. (linha 17)
4– “Produtores de comidas podem passar a vender para os próprios vizinhos”. (linha 18)
Há relação de convergência com o objetivo de criação do neuro nos itens:

#29. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto2013_neuro  Na frase “Como a ação não tinha capital próprio, criou–se a moeda como uma forma de proporcionar troca de trabalho entre os participantes” (linhas 14 e 15), as conjunções em destaque estabelecem, respectivamente, relação de:

#30. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto2013_mundo Segundo o texto, foram consequências da nova forma de comunicação entre os seres humanos: 
1 A impossibilidade de ocultar os pensamentos. 
2 O desaparecimento do humor.
3 O acirramento da diversidade cultural. 
4 A sobreposição da racionalidade sobre os sentimentos.
5 A consciência de que muita coisa se perdeu junto com o desaparecimento das línguas.
Estão corretos os itens:

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