Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa > Questões Gerais
Teste 10: Língua Portuguesa – Questões Gerais
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.
Results
#1. (CESPE – TCU/2015) Conforme as ideias apresentadas no texto, a evolução do direito desde as sociedades antigas passou por apenas dois períodos evolutivos.
#2. (CESPE – TCU/2015) Na linha 8, o emprego de vírgula logo após “H. Summer Maine” prejudicaria a correção gramatical do período.
#3. (CESPE – TCU/2015) Segundo o autor do texto, não há coerência entre a perspectiva ‘político-jurídica’ e a dimensão econômica do liberalismo.
#4. (CESPE – TCU/2015) Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, a forma verbal “encontram”, em “encontram-se os direitos econômicos” (l.10), poderia ser flexionada no singular: encontra-se os direitos econômicos.
#5. (CESPE – TCU/2015) Para o autor do texto, o liberalismo tem sua origem relacionada a três elementos distintos: a dimensão ‘ético-filosófica’, a dimensão econômica e a perspectiva ‘político-jurídica’.
#6. (CESPE – TCU/2015) O texto apresenta uma avaliação positiva das mudanças induzidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal em seus quinze anos de vigência, ressaltando a necessidade de realização de ajustes normativos em alguns de seus pontos.
#7. (CESPE – TCU/2015) Dado o emprego de “Atenciosamente” como fecho do documento, é correto inferir que as autoridades às quais o expediente se destina pertencem, necessariamente, à mesma hierarquia do remetente. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Fechos para Comunicações </br>
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: </br>
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente, </br>
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente, </br>
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Manual de Redação da Presidência da República ( )
#8. (TRE-MT) Segue a mesma acentuação de país a palavra:
#9. (TRE-ES) “Aí” é acentuada pelo mesmo motivo de:
#10. (BB) Não leva acento:
#11. (Aman-RJ) Assinale o vocábulo acentuado graficamente por imposição de regra diferente das demais.
#12. (MACK) Assinale a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
#13. (TRT) Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas (foram omitidos os acentos):
#14. (TRE-RJ) A alternativa que apresenta erro quanto à acentuação em um dos vocábulos é:
#15. (TTN) Assinale o trecho que apresenta erro de acentuação gráfica: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
A palavra “paradigma” não é acentuada. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )
#16. (UFES) Se o vocábulo CONCLUIU não tem acento gráfico, tal não acontece com uma das seguintes formas do verbo CONCLUIR:
#17. (ESAF) – Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em: ? Palavras não acentuadas: paroxítonas terminadas em ‘n’ antecedido de ‘e’ no plural.
Palavras corretamente acentuadas:
- Eles têm muita coisa a dizer. (ele tem, eles têm)
- Afinal, o que contém este embrulho? (oxítona terminada em “em”, “ens”)
- Foi agradável ouvir aquele orador. (paroxítona terminada em -i(s), -r, -x, -n, -l, -ps, -om, -ons, -us, -um, -uns, -ã, -ãs, -ão, -ãos e ditongos orais)
Palavra errada:
- Estude os dois primeiros ítens do programa. (não acentuadas: paroxítonas terminadas em ‘n’ antecedido de ‘e’ no plural)
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )