Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Linguagem de Programação
Teste 11: Linguagem de Programação
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
#1. (CESPE – TCU/2015) Considere as seguintes informações referentes à configuração de servidores JBoss AS 7 (JBoss Application Server 7): I- Há dois modos de se iniciar e configurar o JBoss AS 7: domain ou server group; e standalone. O primeiro modo provê alta disponibilidade e permite tanto a utilização do JBoss como controlador de domínio quanto a ocorrência de mais de uma instância em um mesmo ponto de controle, compartilhando políticas de gerenciamento em comum. Ao contrário do modo domain, o segundo modo possibilita apenas uma instância do JBoss AS 7 em cada máquina. II – Dois servidores JBoss AS 7 foram instalados em máquinas físicas distintas, utilizando, consequentemente, JVM também distintas, em modo remote standalone client. III – Em um servidor C, foi instalada uma única instância do JBoss AS 7 no modo domain, e não houve mudanças em suas configurações-padrão no que se refere ao realm, sockets Binding e arquivos domain.xml e host.xml. Com base nessas informações, julgue o item que se segue. De acordo com o que se afirma em III, o servidor JBoss AS 7 responde nativamente no padrão IPv6 e o servidor C está configurado, por meio do realm, no modo HP (high performance).
#2. O servidor de aplicação JBoss 7 possui um componente para testes de integração chamado:
#3. (FUNCAB – PRODAM-AM/2014) IReport é uma ferramenta de designer de código aberto projetado para ser utilizado em conjunto com a biblioteca:
#4. (CESPE – CNJ/2013) A integração entre JSF e EJB3 no JBoss Seam é realizada por meio do controle dos objetos que são passados entre a camada de negócio e a camada de apresentação.
#5. (CESPE – TRE-MS/2013) O formato Jboss Seam
#6. (CESPE – TJ-RO/2012) Acerca de JBoss Seam, JPA, facelets, JNDI e JDBC, assinale a opção correta.
#7. (FCC – TRT – 19ª Região (AL)/2011) Linguagem de queries, fornecida pelo Hibernate, que é similar em aparência ao SQL e que, no entanto, é orientada a objeto e compreende noções como herança, polimorfismo e associação. Trata-se de
#8. (CESPE – TCU/2010) A tecnologia Hibernate 3.5 é apropriada para o sistema a ser desenvolvido: entre as características que a credenciam, está o fato de ela possibilitar a recuperação de objetos por meio da formulação de queries em linguagens HQL (hibernate query language) e SQL (structured query language), bem como pelo uso de APIs (application programming interfaces) de busca por critério, entre outras.
#9. (FCC – TTRF – 3ª REGIÃO/2016) O fragmento de código abaixo está presente em um método de uma aplicação que utiliza recursos do framework ORM NHibernate. As lacunas I, II e III devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
#10. (CESPE – ANAC/2012) No .Net, a utilização da diretiva OutputCache permite definir o cache de uma página de acordo com o parâmetro definido pelo atributo VaryByParam. Ao se acessar a página com a diretiva OutputCache com o parâmetro e depois retornar a esta, dentro do tempo de cache, ocorre o acesso à página em cache, sem haver necessariamente nova busca no banco de dados.
#11. (CESPE – ANAC/2012) O cache de uma página que utiliza a diretiva OutputCache por padrão é compartilhado por todos os usuários da aplicação, conforme o código a seguir.
#12. (IBFC – TJ-PE/2017) Selecione, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente as três anotações para métodos de ciclo de vida de componentes no formato Jboss Seam:
#13. (CESPE – ANAC/2012) Uma página Master Page na linguagem .NET possui a diretiva @MASTER.
#14. (CESPE – INMETRO/2009) Adabas e Natural podem ser componentes de um ambiente de desenvolvimento de aplicações em que o primeiro é um SGBD transacional que suporta modelo de dados com construções próximas às do modelo relacional, enquanto o segundo é uma linguagem de programação de alto nível com uma linguagem embutida de acesso a banco de dados.
#15. (FCC – DPE-AM/2018) Considere a página web abaixo. exibir o conteúdo do segundo parágrafo (“Texto 2″) no parágrafo cujo id=”x”, utiliza-se na lacuna I a instrução
#16. (FCC – TST/2017) Considere o fragmento de código HTML abaixo. Ao clicar no botão, uma função JavaScript é chamada. Nessa função, para se obter o valor digitado no campo nome, utiliza-se o comando
#17. (IBFC – TJ-PE/2017) A área de TI (Tecnologia da Informação) necessita de um software para o controle de versões para obter a certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration). Uma solução livre seria:
#18. (CESPE – TRE-BA/2017) Em JavaScript, a função
#19. (FGV – IBGE/2017) Analise o trecho de código a seguir escrito em NodeJS: O que será mostrado no console JavaScript do navegador após a execução desse trecho de código é:
#20. (CS-UFG – UFG/2017) Analise o código JavaScript a seguir. Para que a execução desse script produza uma lista das propriedades do objeto History como, por exemplo, go, back e forward, a linha 4 (quatro) deve conter a seguinte codificação:
#21. (COPEVE-UFAL – UFAL/2016) Dadas as afirmativas sobre as IDEs Eclipse e NetBeans, I. As IDEs Eclipse e Netbeans possuem uma arquitetura expansível baseada em plug-ins. II. Apesar da IDE Netbeans não permitir, no seu editor gráfico, a construção de interfaces gráficas baseadas na biblioteca gráfica SWT, é possível configurá-la, para ao menos, executar aplicações baseadas nessa biblioteca. III. A principal vantagem da IDE Eclipse é a sua flexibilidade para dar suporte a diferentes linguagens de programação, enquanto a IDE Netbeans somente permite o desenvolvimento de aplicações Java. verifica-se que está(ão) correta(s)
#22. (BIO-RIO – IF-RJ/2015) O Eclipse é uma ferramenta IDE que compreende vários tipos de linguagem e que aceita a instalação de plugins para emular o desenvolvimento da plataforma. No Eclipse, por padrão a pasta ou repositório/local dos projetos construídos pelo desenvolvedor é denominado:
#23. (FCC – ARCE/2012) O editor Eclipse possui uma interface de instalação de novos pacotes que torna esta tarefa um processo simples e eficiente. Em sua versão Indigo, por uma das opções presentes no menu é possível abrir uma tela na qual será inserida a página que contém os pacotes a serem instalados e na qual o usuário poderá escolher qual deseja instalar. Essa opção, chamada de “Install New Software …” está presente no menu
#24. (CESPE – TRE-RJ/2012) O Eclipse — ferramenta de desenvolvimento de aplicativos em Java, PHP etc. — é muito utilizado no mercado mundial. Para essa ferramenta, existem diversos plug-ins que se comunicam entre si para garantir uma consistência e integração em todo o seu ambiente de desenvolvimento.
#25. (FCJ – CIGA/2014) JSON é uma formatação leve de troca de dados baseada num subconjunto da linguagem:
#26. (FUNCAB – PRODAM-AM/2010) Sejam as seguintes assertivas sobre o IDE Eclipse: I. O termo Workbench se refere ao desktop do ambiente de desenvolvimento. II. Na versão atual, só existe suporte para a linguagem de programação Java. III. Não é possível usar o Ant a partir do Eclipse. IV. Uma perspectiva define o conjunto inicial e a distribuição das visões na janela do Workbench. Dentro dessa janela, cada perspectiva compartilha o mesmo conjunto de editores. V. As abas na área do editor indicam os nomes dos recursos que estão atualmente abertos para edição. Um asterisco (*) indica que um editor tem alterações não salvas. Dentre as assertivas acima, quantas são verdadeiras?
#27. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Durante o processo de desenvolvimento de um programa, é muito difícil conseguir prever todas as possíveis exceções e erros que a aplicação possa gerar, mas linguagens modernas como o Java oferecem ótimos recursos para o tratamento de falhas. Sobre o tratamento de exceções em Java, assinale a alternativa correta.
#28. (CESGRANRIO – TJ-RO/2008) Os recursos de atualização e instalação de novos plugins do Eclipse se encontram no menu
#29. (IBFC – EBSERH/2017) No final de 2012, a Red Hat (atual proprietário do JBoss) realizou uma pesquisa pública para determinar um novo nome para o JBoss. “O substituto do JBoss Application Server 7 está sendo o ____________ que continua com dois modos de funcionamento: ___________ e ______________”. Assinale a alternativa que complete correta e respectivamente as lacunas:
#30. (CESPE – MEC/2015) Não devem ser utilizados juntos os frameworks JBoss Seam e Hibernate, já que os dois têm exatamente a mesma funcionalidade: o mapeamento de classes Java em tabelas do banco de dados, ou seja, o mapeamento objeto relacional (ORM).