Teste 12: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões de Engenharia de Software Engenharia de Software-Todas as Matérias

facebook Tecnologia da Informação (TI)

Teste 12: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CESPE – STJ/2015) Julgue o item que se segue, acerca de gestão de ativos e gestão de riscos.  
 Os níveis de proteção que deverão ser aplicados a um ativo de informação devem ser definidos a partir da sua importância e de seu valor para o negócio.

#2. (FGV – IBGE/2017) Daniel foi designado para fazer a modelagem conceitual de dados utilizando a abordagem de entidades e relacionamentos. Um dos requisitos levantados para o sistema a ser desenvolvido apresenta o conceito de que uma pessoa pode ser classificada como pessoa física ou pessoa jurídica.
A alternativa que ilustra a modelagem conceitual de dados para o conceito apresentado é: 

#3. (CESPE – STM/2018) Em testes de integração, a estratégia de integração bottom-up integrará componentes de infraestrutura que fornecem serviços comuns, adicionando a eles componentes funcionais; para testar uma nova característica, pode ser necessário integrar componentes diferentes. 

#4. (COPERVE – UFSC/2018) Considere as seguintes afirmativas a respeito de teste de software e assinale a alternativa correta. 
I. O teste de unidade concentra o esforço de verificação na menor unidade de design de software. 
II. O teste de unidade concentra-se na lógica de processamento interno e nas estruturas de dados dentro dos limites de um componente. 
III. O teste de integração se concentra em ações visíveis pelo usuário e na saída reconhecível pelo usuário do sistema. 
IV. O teste de integração é uma técnica sistemática para a construção da arquitetura de software, ao mesmo tempo em que realiza testes para descobrir erros associados às interfaces.

#5. (Quadrix – CRO-PR/2016) Quando o assunto são as principais abordagens de análise e projeto orientados a objetos, podemos citar: 
 I. RUP 
 II. OMT 
 III. POUD 
 Está correto o que é citado somente em:

#6. (Quadrix – CRO-PR/2016) Qual modelo de desenvolvimento de software, também chamado de Clássico ou Linear, caracteriza-se por possuir uma tendência na progressão sequencial entre uma fase e a seguinte?

#7. (Quadrix – CRO-PR/2016) Os softwares estão categorizados em diversos tipos. Qual tipo de software são programas construídos para executarem dentro de um produto específico, como as teclas digitais de um forno micro-ondas?

#8. (Quadrix – CRO-PR/2016) A prototipação é um processo que tem como objetivo facilitar o entendimento dos requisitos, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Qual categoria de prototipação pode ser considerada completa e representativa, por possuir, além da parte visual, uma série de detalhes de estética e efeitos de interação, proporcionando uma experiência rica e realista?

#9. (Quadrix – CRO-PR/2016) Qual fase da UML é composta pelos diagramas de casos de uso, diagrama de sequência e diagrama de colaboração?

#10. (FGV – BADESC/2010) O Projeto de software é o primeiro passo da fase de desenvolvimento de qualquer produto ou sistema de engenharia.  
  Do ponto de vista técnico, a fase de projeto produz:

#11. (Quadrix – DATAPREV/2011) Representam princípios de projeto de interface de usuário, exceto:

#12. (ESAF – CVM/2010) São princípios para projeto e avaliação de interfaces humano-computador para aplicações de escritório:

#13. (CESGRANRIO – EPE/2012) COCOMO II é uma técnica de estimação que permite calcular, a partir de estimativas de tamanho do software, valores para o

#14. (CESPE – TCE-RN/2015) Em relação a qualidade de software, métricas e análise de ponto de função (APF), julgue o item subsecutivo.  
 Um dos mecanismos para se medir a qualidade de um software é chamado de modelo empírico, como o Constructive Cost Model, COCOMO, que é um modelo desenvolvido para estimar esforço, prazo, custo, e tamanho da equipe que trabalhará em projeto de software. 

#15. (CESPE – TCE-RN/2015) Em uma organização, o projeto de um software é dividido em aspectos gerenciais — com as etapas de projeto preliminar e projeto detalhado — e em aspectos técnicos — com as etapas de projeto de dados, projeto arquitetural, projeto procedimental e projeto de interface.

#16. (FUNIVERSA – SEPLAG-DF/2009) O Constructive Cost Model (COCOMO) é um modelo utilizado para estimar projetos de software. Assinale a alternativa que contém atributos direcionadores de custo do modelo intermediário do COCOMO.

#17. (CONSULPLAN – Câmara de Belo Horizonte – MG/2018) “Um protótipo de projeto de interface é uma composição ou simulação de uma tela, um formulário ou relatório de computador. Um protótipo é preparado para cada interface do sistema, a fim de mostrar aos usuários e aos programadores como o sistema se comportará.” São conhecidas três abordagens mais comuns para a prototipação de interface, EXCETO:

#18. (FEC – DETRAN-RO/2007) Em relação à engenharia de software, a atividade em que o analista deve conhecer o domínio da informação do software tanto quanto a função necessária, o comportamento, o desempenho e a interface, é conhecida como:

#19. (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) Algumas práticas de desenvolvimento de interfaces melhoram a experiência do usuário, entre elas o(a)

#20. (IESES – IGP-SC/2017) Considere o diagrama UML (Unified Modeling Language) abaixo e assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas.
  
 I. Um objeto “Bar” deve, obrigatoriamente, estar associado com um único objeto “Foo”. 
 II. O atributo “qux” na classe “Foo” é um atributo abstrato. 
 III. O diagrama possui um erro, pois o atributo “foo” na classe “Bar” deve ser do tipo “Foo”. 
 IV. O diagrama possui um erro, uma vez que o atributo “bar” da classe “Foo” está duplicado. 

#21. (IESES – IGP-SC/2017) A descompilação é adotada na engenharia reversa de produtos de software, com o propósito de analisar os códigos-fonte de um sistema para extrair destes a documentação, geralmente ausente ou obsoleta, ou para auxiliar na análise da segurança do sistema, como na checagem de códigos maliciosos embutidos no software. 
Diante deste contexto, um sistema de descompilação consiste:

#22. (CS-UFG – AL-GO/2015) O termo baseline está associado ao gerenciamento de configurações e corresponde

#23. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) – Sobre os diagramas da UML (Unified Modeling Language), é INCORRETO afirmar:

#24. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Com relação aos elementos do Scrum, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.  
 1. Sprint. 
 2. Scrum Diária. 
 3. Revisão da Sprint. 4. Retrospectiva da Sprint 
 ( ) Reunião para inspeção das novas funcionalidades implementadas. 
 ( ) Reunião com foco no aprimoramento do processo. 
 ( ) Reunião de 15 minutos para identificação dos impedimentos. 
 ( ) Ciclo completo de desenvolvimento de duração fixa que, ao final, resulta em um incremento de produto. 
 Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo

#25. (FCC – TRE-PR/2017) De acordo com o Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), alguns processos podem ser excluídos do escopo de uma avaliação MPS, total ou parcialmente, por não serem pertinentes ao negócio da unidade organizacional que está sendo avaliada. Cada exclusão deve ser justificada no Plano de Avaliação. A aceitação das exclusões e suas justificativas é responsabilidade do Avaliador Líder. É permitida a exclusão completa do seguinte processo do nível de maturidade F, desde que não executado pela organização, 

#26. (CS-UFG – UFG/2017) O MPS.BR é um modelo de avaliação de empresas produtoras de software brasileiro, criado mediante parceria entre SOFTEX, governo federal e academia. Uma das características do modelo MPS.BR reside no fato de ele 

#27. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Verifique o diagrama de casos de uso apresentado por um analista de sistemas referente a um sistema de votação eletrônica: 
 
 Considerando o contexto de uma eleição realizada no Brasil e adotando corretamente a notação da UML, analise as possíveis melhorias a serem feitas no diagrama e escolha a alternativa correta: 

#28. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) Considere que o TRT decidiu implantar as melhores práticas de qualidade de software de acordo com o modelo de referência MRMPS-SW do guia MPS.BR. Um Técnico indicou, corretamente, que o Tribunal deveria iniciar pelo nível

#29. (FCJ – CIGA/2014) No diagrama de Caso de Uso da UML, o “USE CASE”, representado por uma elipse, é:

#30. (UFMT – UFSBA/2017) O MPS.BR possui níveis de maturidade identificados por letras de A a G. Identifique cada nível apresentado abaixo com a letra correspondente.  
 (  ) Gerenciado 
 (  ) Largamente definido 
 (  ) Parcialmente definido 
 (  ) Parcialmente gerenciado 
 (  ) Em otimização 
 (  ) Definido 
 (  ) Gerenciado quantitativamente   
 Assinale a sequência correta. 

Ver Resultado

Deixe uma resposta