Juliana Jenny Kolb
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Teste 2: Constituição Federal
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (UFG – DPE-GO/2014) A propósito dos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, reconhece-se que
#2. (UFG – DPE-GO/2014) A leitura do lema “Educação: direito de todos e dever do Estado!” à luz do Direito Constitucional favorece o entendimento de que:
#3. (UFG – DPE-GO/2014) A Constituição Federal de 1988 prevê a saúde como direito fundamental a ser assegurado ao cidadão. A propósito desse direito,
#4. (UFG – DPE-GO/2014) A Constituição Federal de 1988 prevê a família como célula mater da sociedade, ao que goza, assim, de especial proteção do Estado. Por isso,
#5. (UFG – DPE-GO/2014) O poder de tributar implica o poder de destruir. Com base nessa premissa, a Constituição de 1988 estabelece uma série de direitos fundamentais do contribuinte previstos no título do Sistema Tributário Nacional e, por isso,
#6. (UFG – DPE-GO/2014) Segundo a Constituição Federal de 1988, a competência para legislar sobre assistência jurídica e Defensoria Pública é
#7. (CONSULPLAN – CTBU/2014) Considerando o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes. ( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico diferenciado e planos de carreira específicos para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas. ( ) A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados. ( ) Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade. A sequência está correta em
#8. (CONSULPLAN – CTBU/2014) Sobre o tratamento que a Constituição Federal dá aos princípios fundamentais, considere as afirmativas. I. O pluralismo político, a cidadania e a dignidade dapessoa humana são fundamentos da República Federativa do Brasil. II. A igualdade entre os Estados, garantir o desenvolvimento nacional e erradicar e construir uma sociedade livre, justa e solidária são objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. III. A concessão de asilo político e a defesa da paz são princípios que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil. Estão corretas as afirmativas
#9. (COPEVE-UFAL – UFAL/2011) Segundo as normas da Constituição Federal que tratam do tema servidor público, pode-se afirmar:
#10. (CESPE – TCU/2015) O TCU é órgão vinculado e subordinado ao Poder Legislativo.
#11. (CESPE – Câmara dos Deputados/2014) A CF determina que os crimes de racismo, a prática da tortura e o terrorismo são imprescritíveis, inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia.
#12. (CESPE – Câmara dos Deputados/2014) Em uma execução fiscal, se o juiz da causa, ao constatar o desaparecimento de certo bem objeto de penhora, determinar a prisão do correspondente depositário judicial, essa ordem de prisão, segundo o STF, será válida, uma vez que somente se proíbe a prisão do depositário infiel contratual.
#13. (EXATUS – CEFET-RJ/2010) A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º (a partir da redação dada pela emenda constitucional n º. 64 de 2010), preconiza como direitos sociais:
#14. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa correta:
#15. (CESPE – TCU/2015) Os estados não são obrigados a prever medida provisória no seu processo legislativo. Entretanto, caso optem por incluir tal medida entre os instrumentos do processo legislativo estadual, eles devem observar os princípios e limites estabelecidos a esse respeito na CF.
#16. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa incorreta:
#17. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa correta:
#18. (CESPE – TCU/2015) Compete ao TCU julgar, administrativamente, as contas dos administradores e demais responsáveis por recursos públicos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
#19. (UFPR – TJ-PR/2013) De acordo com o art. 225, § 4º da Constituição Federal são patrimônio nacional:
#20. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa correta:
#21. (UFPR – TJ-PR/2013) Considere as seguintes afirmativas: 1. Extradição é o modo utilizado pelo Brasil para entregar o estrangeiro a outro Estado por delito nele praticado. 2. Referendo é uma consulta prévia que se faz aos cidadãos no gozo de seus direitos políticos sobre determinada matéria a ser, posteriormente, discutida pelo Congresso Nacional. 3. O voto é obrigatório para os maiores de dezoito anos e facultativo para os maiores de setenta anos. Assinale a alternativa correta.
#22. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa correta sobre a interpretação das normas constitucionais:
#23. Sobre o Poder Judiciário, considere as afirmativas abaixo: 1– O Supremo Tribunal Federal é o órgão de cúpula do Poder Judiciário. 2– O Tribunal de Justiça dos Estados é composto integralmente por magistrados de carreira, previamente aprovados em concurso público de provas e títulos. 3– Compete ao Conselho Nacional de Justiça o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. 4– Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as reclamatórias trabalhistas dos servidores públicos de cargo efetivo do Poder Judiciário dos Estados. Assinale a alternativa correta.
#24. (UFPR – TJ-PR/2013) No Brasil, conforme Behring e Boschetti, as políticas sociais se configuraram, a partir dos anos 2000, como estratégias para: 1– Assegurar o pleno emprego e consolidar a sociedade salarial existente no país. 2– Viabilizar rendimento fora das relações de emprego, através das transferências sociais (de renda). 3– Ativar o consumo das classes populares, através da aquisição de mercadorias, via programas sociais. 4– Garantir o acesso universal a direitos como educação, saúde e previdência social. Complementam corretamente o enunciado acima os itens:
#25. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa correta:
#26. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa correta:
#27. (FUNCAB-EMDUR/2014) Compete privativamente à União legislar sobre direito:
#28. (FUNCAB-EMDUR/2014) Sobre o tema “Organização dos Poderes”, assinale a alternativa correta.
#29. (IBCF – TJ-PR/2014) Assinale a alternativa correta:
#30. (TJ-PR – TJ-PR/2014) A respeito das espécies de provimento do servidor do Poder Judiciário, conforme Estatuto dos Funcionários do Poder Judiciário, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1. Nomeação. 2. Readaptação. 3. Aproveitamento. 4. Reintegração. 5. Reversão. ( ) É o provimento de funcionário efetivo em cargo de atribuições compatíveis com a sua capacidade física ou mental, derivada de alteração posterior à nomeação e verificada em inspeção médica oficial. ( ) É o retorno de funcionário aposentado ao exercício das atribuições. ( ) É o retorno do funcionário ao exercício das atribuições de seu cargo, ou de cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a demissão por decisão administrativa ou judicial. ( ) É o retorno obrigatório do funcionário em disponibilidade ao exercício de cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. ( ) É o chamamento para a posse e para a entrada no exercício das atribuições do cargo público. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.