Teste 2: Engenharia de Software – Todas as Matérias da Disciplina

Juliana Jenny Kolb

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Teste 2: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.

Results

#1. (CESPE – SERPRO/2013) Indicadores são utilizados para a avaliação da qualidade de produtos, processos e clientes. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A implantação de um sistema de indicadores dispensa uma estruturação específica de formas de coleta, processamento e análise dos dados, visto que essas estruturas estão previstas no planejamento empresarial.

#2. (FCC – SEFAZ/SP/2013) A empresa Express conta com diversas equipes de desenvolvimento, nas áreas de software em geral, incluindo técnicas estruturadas e de orientação a objetos. Essas equipes estão em constante aperfeiçoamento, visando mantê-las sempre atualizadas com as técnicas mais recentes da engenharia de software, incluindo-se aí a área de bancos de dados. A Express atende clientes de diversos perfis, abrangendo pequenas, médias e grandes empresas. Dessa forma, os sistemas de computação solicitados também atendem a esse perfil, compreendendo sistemas de pequeno, médio e grande porte. A Express conta com equipes especializadas, de grande experiência nas áreas acima destacadas, estando, portanto, apta a atender desde um simples produto até um grande sistema de software. Dessa forma, os produtos desenvolvidos pela Express possuem, normalmente, uma qualidade bastante apurada, o que pode ser verificado pelas diversas técnicas existentes. Uma das normas da Express é a de produzir documentação de excelente qualidade, cuja finalidade é, não apenas para entrega aos clientes, mas também para possibilitar a manutenção adequada dos produtos desenvolvidos. A Express tem como norma avaliar todos os produtos de software que desenvolve. Assim, na avaliação da qualidade de um software, há um modelo que permite estimar, ao final do ciclo de desenvolvimento do software, o número de erros latentes no sistema. Esse modelo, chamado de Amplificação de Defeitos, é graficamente representado da seguinte forma: rede2 O retângulo marcado com X representa, para o passo em questão,

#3. (CESGRANRIO – 2010 – IBGE) O XP (Extreme Programming) usa uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
I – A atividade de Codificação começa com a criação de um conjunto de histórias que descreve as características e as funcionalidades requeridas para o software a ser construído.
II – O XP encoraja o uso de cartões CRC (ClassResponsibility-Colaborator) como um mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos.
III – O XP emprega a técnica de refectoring na codificação, mas desaconselha a utilização da programação por pares.
IV – A criação de testes unitários antes da codificação começar é uma prática do XP.
V – Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto.
Estão corretas APENAS as afirmativas
? O XP recomenda que depois que as histórias forem elaboradas e o trabalho preliminar de projeto for feito, a equipe não avance para o código, mas, em vez disso, desenvolva uma série de testes unitários que exercitarão cada uma das histórias que devem ser incluídas na versão atual (incremento de software). O XP encoraja o uso de cartões CRC como um mecanismo eficaz para pensar sobre o software em um contexto orientado a objetos. Um conceito-chave durante a atividade de codificação é a programação em pares. O XP recomenda que duas pessoas trabalhem juntas em uma estação de trabalho para criar o código correspondente a uma história, “duas cabeças pensam melhor do que apenas uma”. Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto.

#4. (CESPE – 2013 – TCE-RO) No método XP (eXtreming programming), os sistemas são concebidos a partir de uma metáfora e descritos em estórias do usuário. Esse método busca facilitar a comunicação com o cliente, entendendo a realidade deste e guiando o desenvolvimento com o uso de estória simples. ? A atividade de planejamento começa com a criação de um conjunto de histórias que descrevem as características e funcionalidades requeridas para o software a ser construído. Cada história é descrita pelo cliente e é colocada em um cartão de indexação. O cliente atribui um valor para a história, com base no valor de negócio global da característica ou da função. Membros da equipe XP avaliam cada história e lhe atribuem um custo (medido em semanas de desenvolvimento). O Projeto XP segue rigorosamente o princípio KIS (keep it simple, ou seja, preserve a simplicidade). O XP recomenda que depois que as histórias forem elaboradas e o trabalho preliminar de projeto for feito, a equipe não avance para o código, mas, em vez disso, desenvolva uma série de testes unitários que exercitarão cada uma das histórias que devem ser incluídas na versão atual (incremento de software). Uma vez criados os testes unitários, o desenvolvedor está preparado para focalizar o que precisa ser feito.

#5. (CESPE – 2013 – TCE-RO) Na metodologia Scrum, a equipe trabalha nos processos e não há cargos na equipe. Como um dos papéis necessários, o Scrum master deve garantir que o processo seja entendido e atuar como facilitador para ajudar a equipe. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O Scrum Master serve a Equipe de Desenvolvimento de várias formas, incluindo: </br>

•    orientar a Equipe de Desenvolvimento na sua auto organização e multidisciplinaridade; </br>

•    ensinar ou liderar a Equipe de Desenvolvimento para criar um produto de alto valor; </br>

•    Remover impedimentos para o progresso da equipe de desenvolvimento; </br>

•    Facilitar os eventos do Scrum quando solicitado ou necessário; </br>

•    Orientar a Equipe de Desenvolvimento no ambiente organizacional no qual o Scrum ainda não é amplamente adotado e compreendido.  </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  SCRUM ( )

#6. (FCC – 2011 – INFRAERO) Para gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software, que utiliza a metodologia ágil XP, ? Um conceito-chave durante a atividade de codificação é a programação em pares. O XP recomenda que duas pessoas trabalhem juntas em uma estação de trabalho para criar o código correspondente a uma história, “duas cabeças pensam melhor do que apenas uma”.

#7. (CESPE – 2013 – INPI) A análise de pontos de função (APF) pode ser empregada para medir o tamanho de um produto de software, quantificando as tarefas e serviços (funcionalidades) que o software fornece ao usuário, primordialmente com base no projeto lógico, a fim de oferecer suporte à análise de qualidade e produtividade.

#8. (CESPE – 2013 – INPI) Na APF, o tamanho de cada função de dados é determinado utilizando-se o tipo e a complexidade funcional. Os valores dos tipos ALI e AIE para complexidade alta são, respectivamente, 15 e 10. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

 

Fator de Ponderação
Parâmetro de Medida Contagem Simples Médio Complexo
EE/Eis – Número de Entradas x 3 4 6 =
SE/Eos – Número de Saídas x 4 5 7 =
CE/EQs – Número de Consultas x 3 4 6 =
ALI/ILFsNúmero de Arquivos x 7 10 15 =
AIE – Número de Interfaces Externas x 5 7 10 =
Contagem Total

</br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

 

#9. (CESPE – 2013 – INPI) Na APF, o tamanho de cada função de transação é determinado utilizando-se o tipo e a complexidade funcional. Os valores dos tipos EE, SE e CE para complexidade baixa são, respectivamente, 3, 4 e 3. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Fator de Ponderação
Parâmetro de Medida Contagem Simples Médio Complexo
EE/Eis – Número de Entradas x 3 4 6 =
SE/Eos – Número de Saídas x 4 5 7 =
CE/EQs – Número de Consultas x 3 4 6 =
ALI/ILFsNúmero de Arquivos x 7 10 15 =
AIE – Número de Interfaces Externas x 5 7 10 =
Contagem Total

</br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

#10. (CESPE – 2013 – TCE-RO) A engenharia de software define quatro fases para o ciclo de vida de um sistema: iniciação, elaboração, construção e transição, sendo essa última responsável pela homologação dos artefatos junto ao cliente.

#11. (FUNCAB – SESACRE/2014) Segundo Summerville (2003), existem quatro atividades comuns no processo de criação de software . São elas:

#12. (CESGRANRIO – 2010 – IBGE) A figura abaixo apresenta alguns dos principais artefatos do RUP (Rational Unified Process) e o fluxo de informações existentes entre eles rup1 Qual é o nome do artefato identificado, na figura, pela palavra ARTEFATO e por um círculo?

#13. (CESPE – 2008 – STJ) No RUP (rational unified process), um ciclo de desenvolvimento é dividido em quatro fases, uma delas é a de construção (construction). Nessa fase, tipicamente tem-se atividades da disciplina de análise e projeto. Essas atividades realizam a definição preliminar da arquitetura do software e resultam na primeira versão de um documento que descreve a arquitetura. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Construção:  Usando o modelo arquitetural como entrada, a fase de construção desenvolve ou adquire os componentes de software que vão tornar cada caso de uso operacional para os usuários finais. Os modelos de análise e projeto são completados de modo a refletir a versão final do incremento de software. Todas as características funcionais são implementadas no código-fonte. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Fases do Processo Unificado ( )

#14. (CESPE – 2008 – STJ) No RUP, a fase denominada elaboração (elaboration) é aquela em que as atividades da disciplina implementação (implementation) são mais intensas. Ao final dessa fase, o sistema provê todos os serviços previstos para a versão a ser entregue no final do atual ciclo de desenvolvimento e encontra-se em um estado que permite a sua instalação no ambiente dos usuários para início do teste beta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Elaboração:  Inclui a comunicação com o cliente e atividades de modelagem do processo genérico. A elaboração refina e expande os casos de uso preliminares e a representação arquitetural para o modelo de projeto, modelo de implementação e modelo de implantação.  </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Fases do Processo Unificado ( )

#15. (FCC – 2011 – INFRAERO) De certo modo, o Processo Unificado é uma tentativa de apoiar-se nos melhores recursos e características dos modelos convencionais de processo de software, porém, de caracterizá-los de modo que implementem muitos dos melhores princípios de desenvolvimento ágil de software. Com base nessa afirmação, é correto dizer que o Processo Unificado ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O RUP reconhece a importância da comunicação com o cliente e dos métodos diretos para descrever a visão do cliente de um sistema. Ele enfatiza o importante papel da arquitetura de software e ajuda o arquiteto a se concentrar nas metas corretas, tais como compreensibilidade, abertura a modificações futuras e reuso. O PU sugere um fluxo de processo iterativo e incremental.  </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Processo Unificado ( )

 

#16. (FCC – INFRAERO/2011) Em relação ao CMMI-DEV 1.2 e MPS.BR, é correto afirmar:

#17. (FCC – 2014 – TRF – 3ª REGIÃO) Os modelos do CMMI são descritos em termos de áreas de processo, metas e práticas. Áreas de processo são conjuntos de práticas relacionadas em uma determinada área que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para causarem uma melhoria significativa naquela área. São áreas de processo relacionadas diretamente à Engenharia de Requisitos no CMMI:

#18. (CESPE – 2013 – INPI) Na UML, os diagramas de classe, de objetos e de componentes representam visões estáticas do sistema.

#19. (CESPE – 2013 – TCE-RO) A UML foi projetada primariamente para o processamento de dados simbólicos. Ela é uma linguagem formal matemática, tendo sido pioneira em aplicações como administração automática de armazenamento, linguagens interpretadas e programação funcional.

#20. (FCC – 2011 – INFRAERO) Para captar os requisitos funcionais de um sistema pode-se utilizar a UML. O diagrama mais adequado para essa finalidade é o diagrama de

#21. (FCC – 2011 – INFRAERO) Sobre orientação a objetos, é correto afirmar:

#22. (CESGRANRIO – 2008 – Petrobrás) classe1 A figura acima mostra um diagrama de classes UML desenvolvido para um projeto em que ainda não se sabe em que linguagem será realizada a implementação. Sobre o diagrama, assinale a afirmação correta

#23. (FCC – 2011 – INFRAERO) Em UML, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br> </br>

– diagramas de instalação são diagramas estruturais e  têm a função de visualizar a configuração de um  conjunto de nós de processamento e dos componentes em execução em cada nó.  </br>

Errado: </br>

– diagramas de componentes são diagramas de comportamento com a função de visualizar um conjunto  de componentes e as suas relações.  </br>

  • Diagrama de componentes (Estruturais) da UML ilustra como as classes deverão se encontrar organizadas através da noção de componentes de trabalho.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagramas  de  Componentes ( ) </br> </br>

– diagramas de classes têm como função visualizar  um conjunto de objetos e as suas relações num determinado instante de tempo.  </br>

  • O Diagrama de Classes é, com certeza, o mais importante e utilizado diagrama da UML. Seu principal enfoque está em permitir a visualização das classes que comporão o sistema com seus respectivos atributos e métodos, bem como em demonstrar como as classes do diagrama se relacionam, complementam e transmitem informações entre si.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama de Classes ( ) </br> </br>

– os requisitos identificam as funcionalidades pretendidas no sistema para cada perfil de usuário, com  base nos diagramas de iteração.  </br>

– uma classe abstrata é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos  atributos, operações e relações.  </br>

  • Uma classe abstrata é desenvolvida para representar entidades e conceitos abstratos. A classe abstrata é sempre uma superclasse que não possui instâncias. Ela define um modelo (template) para uma funcionalidade e fornece uma implementação incompleta – a parte genérica dessa funcionalidade – que é compartilhada por um grupo de classes derivadas. Cada uma das classes derivadas completa a funcionalidade da classe abstrata adicionando um comportamento específico.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Classes Abstratas ( )

#24. (FUNCAB – SESACRE/2014) Alguns termos relacionados à programação orientada a objetos estão disponibilizados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os seus significados, disponibilizados na Coluna II.
Coluna I
1. Herança
2. Encapsulamento
3. Polimorfismo
4. Abstração
Coluna II
( ) Concentração nos aspectos essenciais de um objeto.
( ) Compartilhamento de atributos e operações entre classes, com base em um relacionamento hierárquico.
( ) Mesma operação poder atuar de modos diversos em classes distintas.
( ) Também conhecido como ocultamento de informações.
Asequência correta é:
? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Sequência Correta: 4, 1, 3 e 2.  </br>  </br>

(Abstração) Concentração nos aspectos essenciais de um objeto.   </br>

(Herança) Compartilhamento de atributos e operações entre classes, com base em um relacionamento hierárquico.   </br>

(Polimorfismo) Mesma operação poder atuar de modos diversos em classes distintas.   </br>

(Encapsulamento) Também conhecido como ocultamento de informações.   </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Encapsulamento ( )

 

#25. (FCC – INFRAERO/2011) Em relação ao CMMI-DEV 1.2 e MPS.BR, é correto afirmar:

#26. (FCC – SEFAZ/SP/2013) Antigamente, itens de configuração de software eram mantidos em documentos em papel, colocados em pastas de arquivos ou pastas suspensas e armazenados em armários de metal. Hoje em dia, SCIs são mantidos em um banco de dados ou repositório SCM. O repositório SCM executa ou propicia diversas funções. Dentre essas funções, NÃO se inclui:

#27. (CESPE – 2013 – TCE-RO) Requisitos não funcionais do sistema podem influenciar o estilo e a estrutura escolhida para uma aplicação, pois a arquitetura de sistema afeta seu desempenho, sua distribuição e manutenção.

#28. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2017) O RUP (Rational Unified Process) é uma proposta da Rational Software Corporation para a implementação do Processo Unificado de desenvolvimento de Software utilizando suas ferramentas. Essa metodologia tem como características: iteratividade no desenvolvimento, guiada pela arquitetura e por casos de uso, um processo de engenharia de software bem definida e bem estruturada, entre outros. Com base no RUP, assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de Fast tracking.

#29. (FCC – PGE-MT/2016) Considere, por hipótese, que uma equipe de Analistas de Sistemas da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso está desenvolvendo um projeto com base no PU − Processo Unificado e os seguintes trabalhos foram produzidos: − Modelo de implementação do projeto − Incremento integrado do software − Plano e procedimentos de testes − Casos de teste Com base nos trabalhos produzidos, a equipe está na fase do PU:

#30. (CESPE – SERPRO/2013) Indicadores são utilizados para a avaliação da qualidade de produtos, processos e clientes. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Indicadores de desempenho possibilitam a criação de estratégias de planejamento mediante planejamento, desenvolvimento e implementação de intervenções de melhorias e de sistemas de avaliação e medição.

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