Juliana Jenny Kolb
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Teste 2: Língua Portuguesa – Questões Gerais
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
ANEXO/POSSÍVEL: concordam com o substantivo, “Seguem anexas várias propostas” e “Ouvi histórias as mais mirabolantes possíveis”. </br> MEIO: invariável, quando significar um pouco, mais ou menos. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( ) ANEXO: concorda com o substantivo, “a documentação anexa”. </br> QUITE: concorda com o substantivo, “Pedro está quite”. </br> ALERTA: concorda com o substantivo, “Os vigias estão alertas”. </br> MEIO: invariável, quando significar um pouco, mais ou menos. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( ) Errado: </br> </br> Pintou paisagens as mais belas -> POSSÍVEL: deve concordar com o substantivo. </br> </br> Correto: </br> </br> Comprei dois vestidos verde-limão. </br> -> invariável quando termina em substantivo (limão). </br> </br> Os tratados luso-brasileiros foram revogados. </br> -> variável quando termina em adjetivo (brasileiro). </br> </br> A nau ia afundando a olhos vistos. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( ) O adjetivo, “ANEXO” concorda com seu substantivo correspondente, neste caso, a frase: “Anexo vai a certidão e o recibo” está errada, o correto seria: “Anexa vai a certidão e o recibo”. </br> Lembre-se que o adjetivo é preposto, ou seja, concorda com o substantivo mais próximo (Concordância atrativa). </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( ) – Mas se eu virasse “o quê”? a parede -> pronome “a” </br> </br> A frase indica desejo, portanto, é uma Frase OPTATIVA -> exige a próclise. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Pronomes ( )Results
#1. (FGV – IBGE/2016) Texto – A eficácia das palavras certas Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora. Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pegadas do publicitário e perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que ele havia escrito. O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o conceito original, mas com outras palavras”. E, sorrindo, continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava escrito, mas seu novo cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la”. (Produção de Texto, Maria Luíza M. Abaurre e Maria Bernadete M. Abaurre) O título dado ao texto:
#2. (FGV – IBGE/2016) A frase abaixo que exemplifica uma incoerência é:
#3. (FGV – IBGE/2016) “Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora”. O texto pertence ao modo narrativo de organização discursiva, caracterizado pela evolução cronológica das ações. O segmento que comprova essa evolução é:
#4. (FGV – IBGE/2016) A frase abaixo em que o emprego do demonstrativo sublinhado está inadequado é:
#5. (FGV – IBGE/2016) “Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. A respeito dos componentes e do sentido desse segmento do texto, é correto afirmar que:
#6. (FGV – IBGE/2016) A frase abaixo em que a substituição de uma oração reduzida por uma desenvolvida equivalente é inadequada é:
#7. (FGV – IBGE/2016) “Por favor, ajude-me. Sou cego”; reescrevendo as duas frases em uma só, de forma correta e respeitando-se o sentido original, a estrutura adequada é
#8. (FGV – IBGE/2016) “Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito”; a oração “Sem pedir licença” pode ser adequadamente substituída pela seguinte oração desenvolvida:
#9. (FGV – IBGE/2016) A frase abaixo, de Millôr Fernandes, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é:
#10. (FGV – IBGE/2016) A polissemia – possibilidade de uma palavra ter mais de um sentido – está presente em todas as frases abaixo, EXCETO em:
#11. (FGV – IBGE/2016) A frase em que a redundância está ausente é:
#12. (FGV – IBGE/2016) A frase em que o vocábulo “mas” tem valor aditivo é:
#13. (FGV – IBGE/2016) Em todas as frases abaixo o verbo ter foi empregado no lugar de outros com significado mais específico. A frase em que a substituição por esses verbos mais específicos foi feita de forma adequada é:
#14. (CESPE – SERPRO/2013) O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício. No documento oficial em questão, verifica-se a apresentação do problema que reclama a adoção da medida ou do ato normativo proposto e também da medida que deve ser tomada ou do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema.
#15. Seguem _______várias propostas. Ouvi histórias as mais mirabolantes _________. A criança estava ______ sonolenta.
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#16. Concordância errada:
#17. Assinale o erro:
#18. Segue a documentação ___________. Pedro está __________com a tesouraria. Os vigias estão sempre _________. Maria estava _________ encabulada.
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#19. Preencha as lacunas assinalando a alternativa: Achei o chefe e sua filha muito _______. Vão _______as listas do material. Suas Excelências estavam _______ de suas esposas.
#20. Concordância incorreta:
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
possível possíveis. </br>#21. Concordância injustificável:
#22. Erro de concordância:
#23. Assinale a frase que contém erro:
#24. Assinale a frase que contém erro:
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#25. Assinale a frase que contém erro:
#26. (FUNCAB-EMDUR/2014) Ao se transpor a frase “– Mas se eu virasse essa parede e botasse ELA na posição do teto […]” (§24) para a linguagem culta, como seria usado e colocado o pronome em destaque?
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#27. (FUNCAB-EMDUR/2014) “– Mas se eu virasse essa parede e botasse ela na posição do teto, ela ia ficar uma parede-teto e essa parede-teto ia ser concreto?” Sobre a estrutura desse segmento do texto, é correto afirmar que:
#28. (FUNCAB-EMDUR/2014) Passando as locuções verbais presentes em […] ela ia ficar uma parede-teto e essa parede-teto ia ser concreto?”. para a forma simples, mantendo a mesma ideia pretendida pelo contexto, como ficariam, respectivamente, os verbos?
#29. (FUNCAB-EMDUR/2014) A figura de linguagem presente em “[…] sente pelos ouvidos.” é:
#30. (FUNCAB-EMDUR/2014) Em “– Não é! Você não é todo concreto, PORQUE SEU MEDO NÃO É CONCRETO. Você não é completamente concreto, só um pouco.” o trecho destacado estabelece ideia de: