Teste 2: Métricas de Software

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) Questões de Engenharia de SoftwareQuestões – Métricas

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Teste 2: Métricas de Software

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1.  (CESPE – FUB/2016) Uma das técnicas de medição do tamanho de um software é a análise de pontos de função (APF), na qual o esforço para implementar as funcionalidades é calculado a partir dos requisitos funcionais gerados pela visão do usuário.

#2. (IBFC – EBSERH/2016) Um dos passos básicos na contagem de pontos de função inclui contar os tipos de funções de dados identificados pelas siglas ALI e AIE que representam respectivamente:

#3.  (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) Um dos passos básicos na contagem de pontos de função inclui contar os tipos de funções de dados identificados pelas siglas ALI e AIE que representam respectivamente:

#4.  (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) Acerca de medição e estimativas de software em pontos de função e do gerenciamento do ciclo de vida de software, julgue o item que se segue. 
Para uma aplicação que contém dois arquivos de interface externa (AIE) de complexidade alta; três arquivos lógicos internos (ALI) de complexidade baixa; uma entrada externa (EE) de complexidade média; duas saídas externas (SE) de complexidade média; e quatro consultas externas (CE) de complexidade alta, a quantidade de pontos de função brutos é igual a 79.

#5. (CESPE – TCE-PR/2016) Com relação à técnica análise de pontos de função (APF) utilizada para estimar funcionalidades de um software, assinale a opção correta.

#6. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Na análise de pontos de função, um Arquivo Lógico Interno – ALI representa um grupo de dados ou informações de controle, identificável pelo usuário e logicamente relacionado, que tem como principal intenção armazenar dados

#7. (CESGRANRIO – EPE/2012) COCOMO II é uma técnica de estimação que permite calcular, a partir de estimativas de tamanho do software, valores para o

#8. (CESPE – TJ-DFT/2008) No modelo COCOMO II (constructive cost model II), os pontos de objeto correspondem a características das classes resultantes de uma análise preliminar orientada a objetos do software a ser desenvolvido.

#9. (CESPE – PEFOCE/2012) Com relação às atividades da gerência de projeto de software, julgue os próximos itens. 
 Para projetos de software compostos por código reutilizado, o modelo de estimativa COCOMO II.2000 requer informações sobre o tamanho total das linhas de código do sistema em desenvolvimento.

#10. (CESPE – TCE-RN/2015) Em relação a qualidade de software, métricas e análise de ponto de função (APF), julgue o item subsecutivo.  
 Um dos mecanismos para se medir a qualidade de um software é chamado de modelo empírico, como o Constructive Cost Model, COCOMO, que é um modelo desenvolvido para estimar esforço, prazo, custo, e tamanho da equipe que trabalhará em projeto de software. 

#11. (FGV – IBGE/2017) A Análise de Pontos de Função (APF) é um método de medição de tamanho funcional de um software. Nesse método são contadas as funções de dados e funções de transação. Após essas contagens são aplicados fatores de ajuste. 
  A opção que apresenta 3 fatores de ajuste desse método é:

#12. (FUNIVERSA – SEPLAG-DF/2009) O Constructive Cost Model (COCOMO) é um modelo utilizado para estimar projetos de software. Assinale a alternativa que contém atributos direcionadores de custo do modelo intermediário do COCOMO.

#13. (CESGRANRIO – Petrobras/2010) Sobre métricas estudadas pela engenharia de sofware, pode-se afirmar que: 
 I – um número alto de operações sobrescritas corresponde a uma métrica de software e indica que a superclasse usada pode não ser uma classe-mãe apropriada para a subclasse; 
 II – a complexidade ciclomática é caracterizada pelo número de caminhos independentes no código e determina o limite superior para o número de testes que devem ser executados, garantindo que todas as instruções serão executadas pelo menos uma vez; 
 III – COCOMO e Ponto de Função são técnicas de medição cujo principal objetivo é estimar o esforço necessário para a construção do software. 
 É correto o que se afirma em

#14. (CESPE – TRE-BA/2010) Os benefícios do reúso estão relacionados ao aproveitamento de código anteriormente desenvolvido e incluem ganhos de produtividade e de qualidade, uma vez que um componente reusado deve ser mais confiável. O modelo COCOMO II considera dois tipos de código reusado: o caixa-preta e o caixa- branca. Considera-se nulo o esforço de desenvolvimento de códigos caixa-branca, pois ele não precisa de adaptação para ser integrado com códigos novos ou outros componentes reusados.

#15. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) A Engenharia de Software contempla inúmeros conceitos. Sobre eles, assinale a alternativa CORRETA.

#16. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) O método Use Case Points foi criado para que seja possível estimar o tamanho de um sistema na fase de levantamento de Casos de Uso e é composto por vários passos. Considere os dados abaixo, de um hipotético conjunto de casos de uso de um sistema sendo desenvolvido no Tribunal.  
 1. Cálculo do Unadjusted Actor Weight − UAW 
 Há 3 tipos de ator:  
 − Simples (peso 1): outro sistema acessado através de uma API de programação 
 − Médio (peso 2): outro sistema acessado interagindo através da rede 
 − Complexo (peso 3): um usuário interagindo através de uma interface gráfica 
 2. Cálculo do Unadjusted Use Case Weight − UUCW  
 Os casos de uso são divididos em 3 níveis de complexidade: 
 − Simples (peso 5): Tem até 3 transações, incluindo os passos alternativos, e envolve menos de 5 entidades  
 − Médio (peso 10): Tem de 4 a 7 transações, incluindo os passos alternativos, e envolve de 5 a 10 entidades 
 − Complexo (peso 15): Tem acima de 7 transações, incluindo os passos alternativos, e envolve pelo menos de 10 entidades.  
 Considerando que há 1 ator do tipo 1, 3 atores do tipo 2, 4 atores do tipo 3, 7 casos de uso simples, 13 casos de uso médio e 3 casos de uso complexos, o cálculo do UUCP (Unadjusted Use Case Points UUCP = UAW + UUCW) resulta em 

Ver Resultado

Deixe uma resposta