Teste 22: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  > Questões de Concursos >  Conhecimentos Gerais >  Língua Portuguesa > Questões Gerais

Teste 22: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa que está de acordo com a norma culta.

#2. (FEPESE – JUCESC/2017) Identifique abaixo as frases corretas ( C ) e as erradas ( E ) em relação à concordância verbal ou nominal, de acordo com a norma culta. 
( ) O narrador pulou longas páginas e capítulos. 
( ) Era necessário a organização neste setor. 
( ) As listas dos pedidos de material seguem anexas.  ( ) Se houvessem mais pessoas honestas, não existiriam tantas brigas por justiça. 
( ) Vão fazer dez dias que não saio de casa. 
( ) Fui eu quem se responsabilizou pelas tarefas do setor. 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#3. (FURB – ISSBLU/2015) 

Após a leitura atenta do segundo parágrafo, assinale a alternativa que contém os sinônimos corretos das expressões “remoto mosteiro” e “preciosos alfarrábios”:

#4. (INSTITUTO AOCP – IF-BA/2016) No texto, as palavras “ideias” e “dia a dia” estão grafadas conforme regem as regras de ortografia oficiais. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente, também de acordo com as regras de ortografia vigentes. 

#5. (FURB – ISSBLU/2015) 

Assinale a alternativa correta:

#6. (FURB – ISSBLU/2015) 

Considere as seguintes afirmações: 
 I- Em “─ Mestre, o que houve?” e “Mas nós, humanos, nem sempre espertos […]”, as vírgulas são obrigatórias e isolam, respectivamente, um vocativo e um aposto. 
II- As palavras “centenário”, “alfarrábios”, “enciclopédia” e “providências” recebem acento gráfico porque são paroxítonas terminadas em ditongo crescente. 
 III- O uso de palavras antônimas, por exemplo, “celibate” e “celebrate”, pode ter efeito cômico e ambíguo, conforme a afirmação da autora no sétimo parágrafo. 
 Assinale a alternativa correta:

#7. (FURB – ISSBLU/2015) 

Assinale a alternativa correta:

#8. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) “Crianças adoram imitar a mãe e usar maquiagem, esmaltes e outros cosméticos. Mas os dermatologistas alertam: esse tipo de produto tem de ser feito especialmente para elas e contar com o aval da Anvisa. 
 Meninas que querem se embelezar antes da adolescência não precisam mais usar emprestados os produtos da mãe. As pequenas já contam com uma vasta linha de cosméticos infantis, com cores e efeitos desenvolvidos para elas. 
 […] Embora o uso ocasional de cosméticos a partir dessa idade de descobertas não seja prejudicial, o hábito pede uma atenção especial dos pais. O interesse pela produção do visual é saudável apenas como uma brincadeira, não como um hábito diário. Nesse caso, a maquiagem pode ser sinal de um comportamento exagerado, que leve à queima de etapas no desenvolvimento pessoal.” 
  (Maquiagem para brincar de faz-de-conta. Jornal Zero Hora, 22 fev. 2010.) 
 Sobre o texto, é correto afirmar que:

#9. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Complete as lacunas, obedecendo às normas da regência verbal:  
 1) Ele dizia que a caneta _____ escreveu havia sido do Imperador do Japão. 
 2) As poesias _____ falei foram escritas pelo poeta que este ano recebeu um prêmio internacional. 
 3) Não sei mais quem é o autor da frase _____ ele se referiu no discurso que foi tão elogiado por todos os presentes à cerimônia. 
 4) Finalmente encontrei o nome da rua _____ bairro tu moras. 
 5) Pretendo ir ainda este ano à cidadezinha _____ nasci. 
 Assinale a alternativa cujas palavras completam, na sequência, as lacunas:

#10. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) ”Estive, recentemente, no Fórum Social Mundial. 
 No Forinho, espaço destinado às crianças. Fui convidado pela Associação Cataventus para contar histórias. Associações como a Cataventus  […] fizeram um clima de contação de histórias em que as crianças encontraram o prazer de pensar e expressar-se. 
 Foi o que também fizemos no Forinho: recuperar a emoção de quando se conta quem se é mesmo ou gostaria de ser, imaginando. Com sorriso nos olhos, vida na voz, expressão nos gestos e esperança por toda parte. É quase tudo ficção, mas a ficção é ainda mais difícil do que a realidade. Então o fantasma da mudança tira o lençol da cara e começa a acontecer. 
 Ao ver crianças ouvindo e contando, com alegria de verdade, voltei a acreditar em um mundo melhor”. 
 O trecho destacado, o fantasma da mudança tira o lençol da cara, é o que se costuma chamar de linguagem figurada ou sentido conotativo das palavras. 
 Leia atentamente os fragmentos a seguir e identifique os que também empregam a linguagem no sentido conotativo:

#11. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009)  Complete a lacuna de cada frase com um dos parônimos entre parênteses: 
1) O cozinheiro reclamava da desordem em que se encontrava a __________ naquela manhã de sábado. (despensa / dispensa) 
 2) Todos queriam cumprimentar o __________ político que, naquele momento, acabara de discursar. (eminente / iminente) 
 3) Empenharam-se na tentativa de __________ os antigos jogos com os quais a criançada se entreteria durante toda a manhã, pois todos estavam ansiosos por novidades. (recrear – recriar) 
 4) Não foi possível __________ o pedido da turma. O diretor considerou-o dispendioso demais. (deferir / diferir) 
 5) Os juristas consideram a __________ da maconha um tema muito polêmico. (descriminação / discriminação) 
 Assinale a alternativa cujas palavras completam corretamente as lacunas:

#12. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
Sobre os termos “cada um” e “respectivamente”, no 2º parágrafo, assinale a alternativa correta.

#13. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009)  “Há alguns anos, fiz uma viagem e peguei a locomotiva errada. Quando o trem partiu, já era tarde para pular fora. Errei feio, mas descobri um lugar mais bonito e desafiador. Valeu a pena. 
 Cada erro é uma oportunidade de aprendizado. 
 Uma pessoa segura e sintonizada com os acertos está muito mais disposta a se equivocar e pedir desculpas. Muita gente não se desafia a fazer sua história melhor porque tem medo de errar. 
 Aqueles que chegaram ao topo erraram muito. Caíram e se levantaram, depois caíram de novo e… Fizeram investimentos errados, se  corrigiram, escolheram caminhos nebulosos, passaram por desfiladeiros até encontrar a rota da felicidade e da prosperidade. Permita-se errar.” 
 (DÖHLER, César. Com licença! Posso errar?, Jornal A Notícia, 19 fev. 2010.) 
 Assinale a alternativa que contém, na sequência, os sinônimos adequados para as palavras destacadas no texto:

#14. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) As receitas têm a função de orientar quem se aventura na cozinha, para que a comida seja aquela que realmente esperamos saborear depois de pronta. Para nos ajudar, é elaborado um passo a passo de ações, em sequência, e para isso é comum o emprego do modo imperativo dos verbos. A receita que segue não foge à regra, mas foi modificada, e os verbos estão no infinitivo. Se mudarmos para a terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo, como ficarão os verbos destacados? 
 Assinale a resposta correta: 
 Uva com calda de chocolate e paçoca de amendoim 
  100 gramas de uva de mesa sem semente 
 40 gramas de chocolate meio amargo 
 40 gramas de nata 
 20 gramas de paçoca de amendoim grapa 
 1. Congelar as uvas. 
 2. Derreter o chocolate, em banho-maria. 
 3. Juntar a nata e a grapa ao chocolate derretido. 
 4. Colocar a uva na taça e polvilhar com a paçoca esfarelada. 
 5. Finalizar com um fio da calda de chocolate. 
 6. Servir em seguida. 

#15. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Algumas das frases a seguir apresentam erros de pontuação. Identifique as corretas: 
 1) Robertino, também é professor de Física, profissão, que adotou, desde que se formou em nossa Universidade. 
 2) Ele, sofreu apenas um puxão de orelha, enquanto todos os demais foram suspensos. 
 3) Assessores parlamentares, são pagos, digase de passagem com o nosso dinheiro, para trabalhar, não para distribuir pizza em plenário. 
 4) Havia, naquele momento, um clima de descontentamento no ar, manifestado apenas nas expressões fechadas da maioria dos presentes àquela cerimônia. 
 5) Numa plataforma, um grupo nos detém o passo: uma mulher, sentada no chão, conta histórias a umas seis ou sete crianças extasiadas. 
 Quanto à pontuação, estão corretas as frases:

#16. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) “Tem certos dias em que eu penso em minha gente / E sinto assim todo o meu peito se apertar /. Porque parece que acontece de repente /  Como um desejo de eu viver sem me notar. / […] E eu que não creio peço a Deus por minha gente / É gente humilde, que vontade de chorar.” (Vinícius de Moraes). 
 Esses versos têm destacadas duas preposições que demonstram o acerto do poeta quanto à regência nominal. Nas alternativas que seguem, nem sempre a regência nominal foi atendida. 
 Identifique as frases corretas quanto a esse aspecto gramatical: 
 1) Em todos os momentos ele se mostrava solícito dos que o cercavam. 
 2) Eram constantes os atos que revelavam o quanto ele era cruel com toda a família. 
 3) José Firmino foi extremamente simpático com os amigos que tanto o haviam ajudado. 
 4) Esse equipamento não é compatível com o meu. 
 5) Herbicidas costumam ser extremamente nocivos nos seres humanos.

#17. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Identifique as alternativas que apresentam a correta relação entre as palavras destacadas e a circunstância indicada nos parênteses: 
 1. Marília Pêra traz o amor pelos palcos em seu sangue, já que foi criada dentro de uma atmosfera artística. (finalidade) 
 2. À frente do Jornal Nacional há mais de dez anos, William Bonner entra diariamente em milhões de lares através da TV para passar as principais notícias. (finalidade) 
 3. Na carteira deixada sobre a mesa, nada de dinheiro, apenas documentos e fotografias ternas que o fazem desistir de chamar a polícia, mesmo que a carteira de motorista do jovem revele seu endereço. (concessão) 
 4. Foi ainda na infância, vivida no Recife, que Clarice Lispector começou a escrever, tão logo aprendeu a ler. (conformidade) 
 5. Enquanto houver uma pessoa que acredite, não existe história que não possa ser verdadeira.(consequência) 
 Quanto à relação entre as palavras destacadas e a circunstância indicada nos parênteses, estão corretas:

#18. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009)  Identifique as alternativas que apresentam a correta relação entre as palavras destacadas e a circunstância indicada nos parênteses: 
 1) A coleta de lixo reciclável só terá sucesso se houver colaboração da população das cidades. (condição) 
 2) Longe do episódio da remessa de equipamentos quebrados para os hospitais da região, mesmo que o governo assuma seu erro, a decepção permanecerá viva na mente dos munícipes. (concessão) 
 3) Quando um homem morre na prisão por discordar dos governantes, todos os democratas do mundo ficam de luto. (causa) 
  4) Ainda que sejam fiéis parceiros comerciais, o que é bom para um nem sempre é bom ou interessante para o outro. (conformidade) 
 5) Há um clamor popular para que as regras para as próximas eleições sejam claras. (finalidade) 
 Quanto à relação entre as palavras destacadas e a circunstância indicada nos parênteses, estão corretas:

#19. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Identifique as alternativas que apresentam correta colocação pronominal: 
 1) Quero dizer-lhes que estou pronta para agir. 
 2) Apressaram-se, pois seriam os primeiros a se apresentar no palco. 
 3) Não calaram-se nem após soar o apito do treinador. 
 4) É aqui que esconde-se o maior perigo, diziam os antigos habitantes da cidadezinha. 
 5) Não se exaltem; para tudo se há de achar uma solução. 
 Quanto à colocação pronominal, estão corretas:

#20. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) 
   
  Quanto aos termos: “mulheres” (linha 04), “mulher” (linha 12), “mulher” (linha 14), “esposa” (linha 16) e “elas” (linha 26), assinale a alternativa correta.

#21. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) 
   
Quanto ao termo “porém”, na linha 13, assinale a alternativa correta.

#22. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
 
 É um exemplo de objeto indireto presente no primeiro parágrafo:

#23. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
 
Releia esta passagem do texto: 
 “Ao final da manhã, entre 12h e 13h, o dentista retornava no posto.” 
 A respeito da oração acima, assinale a alternativa correta que a analise com relação à Norma Culta padrão escrita.

#24. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
 
Observe as duas ocorrências do sinal indicativo de crase listadas a seguir, todas retiradas do texto.  
 I. o dentista voltava à unidade de saúde pública  
 II. de segunda a quinta-feira, das 12h às 13h30  
 Agora, leia as análises e assinale a alternativa totalmente correta.

#25. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
 
Leia novamente a passagem abaixo: 
  “Em 2014 o Ministério Público Federal iniciou um trabalho que envolve a assinatura de acordos e o ingresso de ações judiciais para que as prefeituras do Alto Oeste Potiguar adotem sistemas de registro eletrônico de ponto, com o objetivo de controlar a jornada de trabalho de todos os profissionais da saúde.” 
  Agora, leia as análises e assinale a alternativa totalmente correta.

#26. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
   
 As palavras “está” e “dúvida” estão corretamente acentuadas nos quadrinhos. Assinale a alternativa em que as palavras sejam acentuadas, respectivamente, por essas mesmas regras.

#27. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
   
A palavra “dentinho”, no primeiro balão, é formada por:

#28. (FCJ – CIGA/2014) Das frases a seguir, retiradas de correspondências oficiais, só uma está corretamente pontuada. Qual?

#29. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Aponte a alternativa que apresenta erro de concordância verbal, de acordo com a gramática normativa:

#30. (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017)  As formas verbais atendem às normas de concordância e à adequada articulação entre tempos e modos na frase: 

Ver Resultado

Deixe uma resposta