Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Orientação a Objetos e UML
Materiais de Estudo disponíveis
Apostila on-line |
Teste 3: Orientação a Objetos e UML
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (FGV – IBGE/2017) Observe a Modelagem UML de um Sistema da Universidade UNIFERA: A partir da modelagem UML acima analise as seguintes afirmativas: I. Não existe limite para a quantidade de disciplinas cursadas por um aluno. II. O Caso de Uso descrito acima “Matricular aluno em turma” deveria ter ao menos os seguintes fluxos alternativos: “Não existem vagas na turma selecionada” e “Aluno não cadastrado”. III. Não é possível cadastrar turma sem cadastrar seus pré-requisitos. Está correto o que se afirma em:
#2. (FGV – IBGE/2017) O sistema de aluguel de veículos da empresa SoCarros foi modelado em UML. Como parte de seu desenvolvimento, o Analista de Testes Pedro definiu diversos testes a serem realizados. Considere as seguintes descrições dos testes definidos por Pedro: – Testar se ao final do caso de uso “Alugar carro” aparece a mensagem “Aluguel realizado com sucesso”. – Testar se o sistema suportaria 500 aluguéis simultâneos. – Testar se o módulo dos Atendentes consegue trocar mensagens corretamente com o modulo da Gerência. – Testar se o método “Verificar disponibilidade” da classe “Veiculo” está funcionando corretamente. – Verificar quanto tempo o sistema está demorando para retornar à lista de veículos disponíveis. Os testes descritos são, respectivamente:
#3. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Com base no diagrama ao lado, considere as seguintes afirmativas relacionadas à notação e ao que esse diagrama representa. 1. A associação entre Lista e Item é do tipo composição e indica que o objeto todo deve gerenciar a criação e destruição de suas partes. 2. A associação entre Item, Música e Vídeo representa uma herança múltipla. 3. tocar() é uma operação polimórfica, significando que, quando uma mensagem é despachada em tempo de execução, uma correspondência é determinada em tempo de execução de acordo com o tipo do objeto. 4. A classe Segue deve possuir atributos ou operações para justificar sua representação como classe de associação. 5. Em tempo de execução, a classe Item precisa ser instanciada para que as classes Música ou Vídeo possam ser utilizadas. Assinale a alternativa correta.
#4. (FUNCERN – IF-RN/2017) Quanto aos tipos de relacionamentos do paradigma orientado a objetos, a ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto:
– associação especifica que objetos de um item estão conectados a objetos de outro item.
Errado:
– dependência determina que um item utiliza as informações e os serviços de outro item e vice-versa.
-
- Este relacionamento tem como objetivo identificar um certo grau de dependência de uma classe em relação à outra, ou seja, sempre que ocorrer uma mudança na classe da qual outra classe depende, esta deverá também sofrer uma mudança.
– generalização permite que os objetos da classe-filha possam ser utilizados em qualquer local em que a classe-mãe ocorra e vice-versa.
– especialização define uma relação entre itens gerais, chamados classes-filha, e itens específicos, chamados classes-mãe, dos itens gerais.
-
- O relacionamento de especialização/generalização é uma forma de associação entre casos de uso na qual existem dois ou mais casos de uso com características semelhantes, apresentando pequenas diferenças entre si. Quando tal situação ocorre, costuma-se definir um Caso de Uso Geral que descreve as características compartilhadas e então relacioná-lo com os outros Casos de Uso envolvidos (características específicas).
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama de Classes ( )