Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões de Engenharia de Software > Engenharia de Software-Todas as Matérias
Teste 5: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Em engenharia de software, um requisito funcional define uma função de um sistema de software ou seu componente. O requisito funcional representa o quê o software faz, em termos de tarefas e serviços.[1] Uma função é descrita como um conjunto de entradas, seu comportamento e as saídas. Os requisitos funcionais podem ser cálculos, detalhes técnicos, manipulação de dados e de processamento e outras funcionalidades específicas que definem o que um sistema, idealmente, será capaz de realizar. Requisitos comportamentais, que descrevem todos os casos em que o sistema utiliza os requisitos funcionais, são extraídos dos casos de uso. Também, os requisitos funcionais são suportados por requisitos não-funcionais (também conhecidos como requisitos de qualidade), que impõem restrições sobre o projeto ou execução (tais como requisitos de desempenho, segurança ou confiabilidade). O plano para a implementação dos requisitos funcionais é detalhado no projeto do sistema. Já o plano para a implementação de requisitos não funcionais é detalhado na arquitetura do sistema. Para ler mais sobre o assunto, acesse: Requisitos Funcionais e Requisitos Não-funcionais ( ) </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( ) Results
#1. (FUNCAB-EMDUR/2014) É um exemplo de métrica utilizada para aferir a facilidade de uso de um sistema:
#2. (FGV – IBGE/2016) A Análise de Pontos de Função é uma técnica que mede as funcionalidades de um software sob o ponto de vista do usuário, para determinar o tamanho funcional do software. Para aplicar a APF, Glaucia precisa definir um recurso com as seguintes características: – age como uma membrana pela qual entram e saem os dados processados pelas transações da aplicação; – contém os dados mantidos pela aplicação; – ajuda a identificar os dados referenciados pela aplicação, definindo o que é interno e o que é externo. Glaucia deve definir o(a):
#3. (FGV – IBGE/2016) Durante a fase de levantamento de requisitos do sistema financeiro do Banco SOJUROS, o analista João percebeu a necessidade de o cliente consultar sua conta. No início da consulta da conta, deve ser verificada a identidade do cliente. O Banco solicitou a utilização de dados biométricos para realizar essa identificação. João deve listar a necessidade de utilização de dados biométricos como:
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#4. (UEL/COPS – UEL/2015) Em relação ao MPS.BR nível G, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) O nível de maturidade G do MPS.BR é parcialmente gerenciado. ( ) O MPS.BR nível G é composto pelos processos de Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos. ( ) A implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 2.2 e AP 3.1. ( ) Um dos resultados esperados da Gerência de Projetos é que o escopo do trabalho para o projeto seja definido. ( ) Um dos propósitos da Gerência de Requisitos é estabelecer e manter planos que definem as atividades do projeto. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
#5. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre o MPS.BR nível F, considere as afirmativas a seguir. I. A implantação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1 e AP 2.2. II. O nível de maturidade F é composto pelos processos do nível posterior acrescidos de cinco novos processos. III. Os processos de Gerência de Projetos e Gerência de Reutilização constituem-se em processos englobados pelo nível F. IV. Os processos de Aquisição e Gerência de Configuração constituem-se em processos inseridos no nível F. Assinale a alternativa correta.
#6. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre os processos MPS.BR no nível F, assinale a alternativa correta.
#7. (UEL/COPS – UEL/2015) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o modelo de ciclo de vida que, de forma iterativa, aplica sequências lineares de um modo racional à medida que o tempo passa.
#8. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre diagramas UML, assinale a alternativa correta.
#9. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre projetos de software e gerência de projetos, considere as afirmativas a seguir. I. Modelos em cascata são utilizados para capturar o que um sistema deve fazer. II. A coleta de requisitos pode incluir entrevistas com possíveis usuários do sistema. III. Os requisitos de sistema servem para orientar os projetistas de sistemas. IV. O ciclo de vida especifica as etapas pelas quais um software passa em seu desenvolvimento. Assinale a alternativa correta.
#10. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre o UML, considere as afirmativas a seguir. I. Uma agregação é uma forma mais forte de relacionamento de composição. II. Uma parte pode pertencer a somente um todo de cada vez. III. Somente uma classe no relacionamento pode representar o todo. IV. As partes no relacionamento de composição só existem enquanto o todo existir. Assinale a alternativa correta.
#11. (UEL/COPS – UEL/2015) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito de programação orientada a objetos que promove a reutilização de software.
#12. (FGV – IBGE/2016) Em programação, para verificar se o código fonte está funcionando conforme o esperado utiliza-se testes unitários. Uma forma muito comum de escrevê-los é a aplicação do padrão AAA, que define 3 etapas: Arrange, Act e Assert. Com relação aos testes unitários escritos no padrão AAA, é correto afirmar que:
#13. (FGV – IBGE/2016) O Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD) é um método de desenvolvimento criado e disseminado por Kent Beck em seu livro “Test-driven development”. O método define regras, boas práticas e um ciclo de tarefas com 3 etapas: a etapa vermelha, a etapa verde e a etapa de refatoração, ilustrado na imagem abaixo: Com relação às regras e boas práticas de TDD e ao seu ciclo, é correto afirmar que:
#14. (FGV – IBGE/2016) Os testes de aceitação são muitas vezes a última etapa de testes antes de implantar o software em produção. Seu objetivo maior é verificar se o software está apto para utilização por parte dos usuários finais, de acordo com os requisitos de implementação definidos. Há três estratégias de implementação de testes de aceitação: a aceitação formal, a aceitação informal (ou teste alfa) e o teste beta. Com relação às três estratégias de implementação dos testes de aceitação, é correto afirmar que:
#15. (FGV – IBGE/2016) Trata-se de um teste que desconhece o conteúdo do código fonte. Nesse teste o componente testado é tratado como uma caixa preta: são fornecidos dados de entrada e o resultado comparado com aquele esperado e previamente conhecido. Além disso, esse teste pode ser aplicado em diversas fases de teste. A questão retrata características do teste:
#16. (FGV – IBGE/2016) A figura abaixo representa o diagrama de classes de parte do sistema SOMANUT. Na classe Funcionario, foi implementado o método abstrato calcularSalario. Para que a classe Mecanico possa ser instanciada, é necessário que a(s) classe(s):
#17. (VUNESP – TCE-SP/2015) As ferramentas de análise estática de código, como o PMD e o FindBugs, encontram erros nos programas ao
#18. (VUNESP – TCE-SP/2015) No Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD), os casos de teste que definem o recurso a ser implementado devem ser elaborados
#19. (CESPE – TRE-PI/2016) Em relação aos tipos de software e suas utilidades, assinale a opção correta.
#20. (CESPE – TRE-PI/2016) Considere que, de acordo com a análise de pontos de função (APF), ALI = arquivo lógico interno, EE = entrada externa, AIE = arquivos de interface externa, SE = saída externa e que baixa, média e alta se referem à complexidade de cada um desses conceitos. Nesse contexto, é correto afirmar que a quantidade de pontos de função brutos em um software novo, com 01 ALI baixa, 01 AIE alta, 01 EE média e 01 SE baixa, é
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Fator de Ponderação
Parâmetro de Medida
Contagem
Simples
Médio
Complexo
EE/Eis – Número de Entradas
1
x
4
=
4
SE/Eos – Número de Saídas
1
x
4
=
4
CE/EQs – Número de Consultas
0
x
=
0
ALI/ILFsNúmero de Arquivos
1
x
7
=
7
AIE – Número de Interfaces Externas
1
x
10
=
10
Contagem Total
25
#21. (FUNCAB-EMDUR/2014) Os sistemas destinados aos gerentes operacionais que monitoram as transações e as atividades básicas da organização, tais como vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, entre outras, são conhecidos como:
#22. (CESPE – SERPRO/2013) Somente após ter assumido o compromisso de fornecer o produto para o cliente, a organização deve analisar criticamente os requisitos relacionados ao produto.
#23. (CESPE – SERPRO/2013) O ciclo de melhoria contínua denominado plan-do-check-act (PDCA) pode apoiar adequadamente todos os processos da norma NBR ISO 9001:2000.
#24. (CESPE – TRE-PI/2016) De acordo com a NBR ISO/IEC 9126, as qualidades externas e internas podem ser categorizadas por meio de características e subcaracterísticas. As subcaracterísticas adequação, acurácia e interoperabilidade referem-se à característica
#25. (FUNCAB-EMDUR/2014) Segundo Turban e Volonino, durante o ciclo de vida dos sistemas, na fase de implementação, as organizações utilizam quatro estratégias principais de conversão do sistema antigo para o novo sistema. São elas:
#26. (FUNCAB-EMDUR/2014) Todas as alternativas a seguir estão relacionadas ao Desenvolvimento Rápido de Aplicações (RAD), EXCETO:
#27. (FCM – IF Farroupilha – RS/2016) O processo de engenharia de software, conhecido como Rational Unified Process (RUP), organiza o desenvolvimento de software em quatro fases. Relacione cada uma das fases a seu respectivo objetivo. 1- Fase de concepção/iniciação. 2- Fase de elaboração. 3- Fase de construção. 4- Fase de transição. ( ) Modelagem do modelo genérico do processo. O objetivo desta fase é analisar de forma mais detalhada a análise do domínio do problema, revisando os riscos que o projeto pode sofrer. Nesta fase, a arquitetura do projeto começa a tomar sua forma básica. ( ) Fase de comunicação com o cliente e planejamento, avaliando os possíveis riscos, estimativas, custo e prazos. São ações, nesta fase, o estabelecimento de prioridades e o levantamento de requisitos. ( ) Contempla a entrega do software ao usuário e a fase de testes. Esta fase também inclui o treinamento dos usuários finais e a realização de testes da versão beta. ( ) Fase que desenvolve ou adquire os componentes de software. Esta fase tem como foco o desenvolvimento de componentes e outros recursos do sistema. A sequência correta é
#28. (FUNCAB-EMDUR/2014) Em relação aos modelos de desenvolvimento de software, aquele que prioriza a análise dos riscos envolvidos no desenvolvimento de cada parte do software é:
#29. (FUNCAB-EMDUR/2014) No projeto de interfaces, o princípio que prevê que a interface deve fornecer feedback significativo, quando ocorrerem erros, e oferecer recursos sensíveis ao contexto de ajuda ao usuário, é:
#30. (CESPE – TRE-PI/2016) O TDD (test driven development)