Teste 5: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Juliana Jenny Kolb

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Teste 5: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FUNCAB-EMDUR/2014) É um exemplo de métrica utilizada para aferir a facilidade de uso de um sistema:

#2. (FGV – IBGE/2016) A Análise de Pontos de Função é uma técnica que mede as funcionalidades de um software sob o ponto de vista do usuário, para determinar o tamanho funcional do software. Para aplicar a APF, Glaucia precisa definir um recurso com as seguintes características: – age como uma membrana pela qual entram e saem os dados processados pelas transações da aplicação; – contém os dados mantidos pela aplicação; – ajuda a identificar os dados referenciados pela aplicação, definindo o que é interno e o que é externo. Glaucia deve definir o(a):

#3. (FGV – IBGE/2016) Durante a fase de levantamento de requisitos do sistema financeiro do Banco SOJUROS, o analista João percebeu a necessidade de o cliente consultar sua conta. No início da consulta da conta, deve ser verificada a identidade do cliente. O Banco solicitou a utilização de dados biométricos para realizar essa identificação. João deve listar a necessidade de utilização de dados biométricos como: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Em engenharia de software, um requisito funcional define uma função de um sistema de software ou seu componente. O requisito funcional representa o quê o software faz, em termos de tarefas e serviços.[1] Uma função é descrita como um conjunto de entradas, seu comportamento e as saídas. Os requisitos funcionais podem ser cálculos, detalhes técnicos, manipulação de dados e de processamento e outras funcionalidades específicas que definem o que um sistema, idealmente, será capaz de realizar. Requisitos comportamentais, que descrevem todos os casos em que o sistema utiliza os requisitos funcionais, são extraídos dos casos de uso. Também, os requisitos funcionais são suportados por requisitos não-funcionais (também conhecidos como requisitos de qualidade), que impõem restrições sobre o projeto ou execução (tais como requisitos de desempenho, segurança ou confiabilidade). O plano para a implementação dos requisitos funcionais é detalhado no projeto do sistema. Já o plano para a implementação de requisitos não funcionais é detalhado na arquitetura do sistema.

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  Requisitos Funcionais e Requisitos Não-funcionais ( )

#4. (UEL/COPS – UEL/2015) Em relação ao MPS.BR nível G, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O nível de maturidade G do MPS.BR é parcialmente gerenciado.
( ) O MPS.BR nível G é composto pelos processos de Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos.
( ) A implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 2.2 e AP 3.1.
( ) Um dos resultados esperados da Gerência de Projetos é que o escopo do trabalho para o projeto seja definido.
( ) Um dos propósitos da Gerência de Requisitos é estabelecer e manter planos que definem as atividades do projeto.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

#5. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre o MPS.BR nível F, considere as afirmativas a seguir.
I. A implantação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1 e AP 2.2.
II. O nível de maturidade F é composto pelos processos do nível posterior acrescidos de cinco novos processos.
III. Os processos de Gerência de Projetos e Gerência de Reutilização constituem-se em processos englobados pelo nível F.
IV. Os processos de Aquisição e Gerência de Configuração constituem-se em processos inseridos no nível F.
Assinale a alternativa correta.

#6. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre os processos MPS.BR no nível F, assinale a alternativa correta.

#7. (UEL/COPS – UEL/2015) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o modelo de ciclo de vida que, de forma iterativa, aplica sequências lineares de um modo racional à medida que o tempo passa.

#8. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre diagramas UML, assinale a alternativa correta.

#9. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre projetos de software e gerência de projetos, considere as afirmativas a seguir.
I. Modelos em cascata são utilizados para capturar o que um sistema deve fazer.
II. A coleta de requisitos pode incluir entrevistas com possíveis usuários do sistema.
III. Os requisitos de sistema servem para orientar os projetistas de sistemas.
IV. O ciclo de vida especifica as etapas pelas quais um software passa em seu desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta.

#10. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre o UML, considere as afirmativas a seguir.
I. Uma agregação é uma forma mais forte de relacionamento de composição.
II. Uma parte pode pertencer a somente um todo de cada vez.
III. Somente uma classe no relacionamento pode representar o todo.
IV. As partes no relacionamento de composição só existem enquanto o todo existir.
Assinale a alternativa correta.

#11. (UEL/COPS – UEL/2015) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito de programação orientada a objetos que promove a reutilização de software.

#12. (FGV – IBGE/2016) Em programação, para verificar se o código fonte está funcionando conforme o esperado utiliza-se testes unitários. Uma forma muito comum de escrevê-los é a aplicação do padrão AAA, que define 3 etapas: Arrange, Act e Assert.
Com relação aos testes unitários escritos no padrão AAA, é correto afirmar que:

#13. (FGV – IBGE/2016) O Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD) é um método de desenvolvimento criado e disseminado por Kent Beck em seu livro “Test-driven development”. O método define regras, boas práticas e um ciclo de tarefas com 3 etapas: a etapa vermelha, a etapa verde e a etapa de refatoração, ilustrado na imagem abaixo: tdd Com relação às regras e boas práticas de TDD e ao seu ciclo, é correto afirmar que:

#14. (FGV – IBGE/2016) Os testes de aceitação são muitas vezes a última etapa de testes antes de implantar o software em produção. Seu objetivo maior é verificar se o software está apto para utilização por parte dos usuários finais, de acordo com os requisitos de implementação definidos. Há três estratégias de implementação de testes de aceitação: a aceitação formal, a aceitação informal (ou teste alfa) e o teste beta. Com relação às três estratégias de implementação dos testes de aceitação, é correto afirmar que:

#15. (FGV – IBGE/2016) Trata-se de um teste que desconhece o conteúdo do código fonte. Nesse teste o componente testado é tratado como uma caixa preta: são fornecidos dados de entrada e o resultado comparado com aquele esperado e previamente conhecido. Além disso, esse teste pode ser aplicado em diversas fases de teste. A questão retrata características do teste:

#16. (FGV – IBGE/2016) A figura abaixo representa o diagrama de classes de parte do sistema SOMANUT. Na classe Funcionario, foi implementado o método abstrato calcularSalario. uml Para que a classe Mecanico possa ser instanciada, é necessário que a(s) classe(s):

#17. (VUNESP – TCE-SP/2015) As ferramentas de análise estática de código, como o PMD e o FindBugs, encontram erros nos programas ao

#18. (VUNESP – TCE-SP/2015) No Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD), os casos de teste que definem o recurso a ser implementado devem ser elaborados

#19. (CESPE – TRE-PI/2016) Em relação aos tipos de software e suas utilidades, assinale a opção correta.

#20. (CESPE – TRE-PI/2016) Considere que, de acordo com a análise de pontos de função (APF), ALI = arquivo lógico interno, EE = entrada externa, AIE = arquivos de interface externa, SE = saída externa e que baixa, média e alta se referem à complexidade de cada um desses conceitos. Nesse contexto, é correto afirmar que a quantidade de pontos de função brutos em um software novo, com 01 ALI baixa, 01 AIE alta, 01 EE média e 01 SE baixa, é ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

 

Fator de Ponderação
Parâmetro de Medida Contagem Simples Médio Complexo
EE/Eis – Número de Entradas  1 x 4 =  4
SE/Eos – Número de Saídas  1 x 4 =  4
CE/EQs – Número de Consultas  0 x =  0
ALI/ILFsNúmero de Arquivos  1 x 7 =  7
AIE – Número de Interfaces Externas  1 x 10 = 10
Contagem Total  25

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Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estimativa por Ponto de Função ( )

 

#21. (FUNCAB-EMDUR/2014) Os sistemas destinados aos gerentes operacionais que monitoram as transações e as atividades básicas da organização, tais como vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, entre outras, são conhecidos como:

#22. (CESPE – SERPRO/2013) Somente após ter assumido o compromisso de fornecer o produto para o cliente, a organização deve analisar criticamente os requisitos relacionados ao produto.

#23. (CESPE – SERPRO/2013) O ciclo de melhoria contínua denominado plan-do-check-act (PDCA) pode apoiar adequadamente todos os processos da norma NBR ISO 9001:2000.

#24. (CESPE – TRE-PI/2016) De acordo com a NBR ISO/IEC 9126, as qualidades externas e internas  podem ser categorizadas por meio de características e subcaracterísticas. As subcaracterísticas  adequação, acurácia e interoperabilidade referem-se à característica

#25. (FUNCAB-EMDUR/2014) Segundo Turban e Volonino, durante o ciclo de vida dos sistemas, na fase de implementação, as organizações utilizam quatro estratégias principais de conversão do sistema antigo para o novo sistema. São elas:

#26. (FUNCAB-EMDUR/2014) Todas as alternativas a seguir estão relacionadas ao Desenvolvimento Rápido de Aplicações (RAD), EXCETO:

#27. (FCM – IF Farroupilha – RS/2016) O processo de engenharia de software, conhecido como Rational Unified Process (RUP), organiza o desenvolvimento de software em quatro fases. Relacione cada uma das fases a seu respectivo objetivo.
1- Fase de concepção/iniciação.
2- Fase de elaboração.
3- Fase de construção.
4- Fase de transição.  
( ) Modelagem do modelo genérico do processo. O objetivo desta fase é analisar de forma mais detalhada a análise do domínio do problema, revisando os riscos que o projeto pode sofrer. Nesta fase, a arquitetura do projeto começa a tomar sua forma básica.
( ) Fase de comunicação com o cliente e planejamento, avaliando os possíveis riscos, estimativas, custo e prazos. São ações, nesta fase, o estabelecimento de prioridades e o levantamento de requisitos.
( ) Contempla a entrega do software ao usuário e a fase de testes. Esta fase também inclui o treinamento dos usuários finais e a realização de testes da versão beta.
( ) Fase que desenvolve ou adquire os componentes de software. Esta fase tem como foco o desenvolvimento de componentes e outros recursos do sistema.
A sequência correta é

#28. (FUNCAB-EMDUR/2014) Em relação aos modelos de desenvolvimento de software, aquele que prioriza a análise dos riscos envolvidos no desenvolvimento de cada parte do software é:

#29. (FUNCAB-EMDUR/2014) No projeto de interfaces, o princípio que prevê que a interface deve fornecer feedback significativo, quando ocorrerem erros, e oferecer recursos sensíveis ao contexto de ajuda ao usuário, é:

#30. (CESPE – TRE-PI/2016) O TDD (test driven development)

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