Teste 6: Banco de Dados

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Banco de Dados

Teste 6: Banco de Dados

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (Quadrix – SEDF/2017) No SQL SERVER, é possível usar uma subconsulta na cláusula HAVING.

#2. (IESES – BAHIAGÁS/2016) View é uma tabela virtual utilizada para armazenar resultados de uma consulta a uma ou mais tabelas. No PostgreSQL 9.1, qual comando SQL é utilizado para a criação destas views no banco de dados?

#3. (IESES – BAHIAGÁS/2016) Qual tipo de dado numérico é suportado pelo PostgreSQL 9.1? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Se você errou esta questão, releia: Tipos de Dados PostgreSQL ( )

#4. (FCC – TRT-14ª Região(RO e AC)/2016) Para conceder, a todos os usuários de um banco de dados PostgreSQL, o privilégio de inserção na tabela Clientes utiliza-se a instrução

#5. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Em um banco de dados, qual o objetivo do comando GRANT?

#6. (FGV – ALERJ/2017)Quando uma instância é iniciada, o SGBD Oracle 11g aloca uma área de memória e inicia processos de background.A memória alocada para variáveis de sessão, como informações de logon e outras informações necessárias por uma sessão do banco de dados, é a:

#7. (IF-SE – IF-SE/2016) Com relação ao gerenciamento de TABLESPACES no SGBD Oracle, podemos AFIRMAR:

#8. (CESPE – TRT – 8ª Região (PA e AP)/2016) Assinale a opção referente ao arquivo que grava todas as mudanças realizadas no DataBase e que é utilizado somente para recuperação de uma instância em um SGBD Oracle.

#9. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa que indica o pacote (package) que deve ser usado em bancos de dados Oracle Enterprise 11g R2 para SQL Tuning Automático.

#10. (FCC – TRT – 23ª REGIÃO (MT)/2016) Após um DBA criar um usuário executando a instrução CREATE USER Paulo IDENTIFIED BY abcd;, o usuário Paulo ainda não tem nenhum privilégio. Para conceder a ele o privilégio de sistema para criar tabelas e views o DBA deve digitar no Oracle 11g, a instrução

#11. (CESPE – TCU/2015) Como parte de um conjunto de instruções, o comando Oracle PL/SQL a seguir significa que, quando se tentar armazenar um valor duplicado em uma coluna que seja chave primária de uma tabela, será disparada uma exceção predefinida na linguagem; e serão desfeitas apenas as instruções escritas no contexto do SAVEPOINT nome_point.
EXCEPTION WHEN DUP_VAL_ON_INDEX THEN ROLLBACK TO nome_point;

#12. (FCC – TRT – 13ª Região (PB)/2014) O Oracle 11g possui ferramentas para gestão de banco de dados que fornecem orientação específica sobre como lidar com os principais desafios de gestão de dados. Uma dessas ferramentas analisa comandos SQL e faz recomendações de como melhorá-los. Esta ferramenta pode ser executada automaticamente durante os períodos de manutenção (normalmente à noite). Durante cada execução automática, ela seleciona consultas SQL de alta carga (high-load) e gera recomendações para ajustar essas consultas. Permite realizar análises estatísticas, criação de perfis SQL, análise de caminho de acesso e análise de estruturas SQL.
O texto descreve uma ferramenta conhecida como

#13. (CESPE – TJ-SE/2014) O Oracle utiliza um protocolo de confirmação em duas fases para lidar com transações distribuídas concorrentes.

#14. (FAU – E-Paraná Comunicação – PR/2017) Analise o comando SQL abaixo: 
 GRANT ALL PRIVILEGES ON bdConcurso.* TO ‘guest-tes’@’ 200.152.80.15′ IDENTIFIED BY ‘RtY678x’ 
 O comando acima se executado em um servidor de banco de dados MySql diz que:

#15. (FGV – IBGE/2017) Observe a figura a seguir, que ilustra a tabela AGRICULTURA de um Banco de Dados criado no MySQL 5.7. 
   
 Ao considerar que o campo “UTILIZACAO” pode conter valores nulos, o comando SQL que seleciona todas as colunas de todas as linhas da tabela, substituindo os valores nulos do campo “UTILIZACAO” pelo valor “Cultivo” é: 

#16. (FCC – ARTESP/2017) O sistema gerenciador de bancos de dados MySQL (versão 5.6 e posteriores) admite o bloqueio e o desbloqueio para acesso às tabelas. Os dois comandos utilizados para essas funções de bloqueio e desbloqueio de tabelas são, respectivamente, 

#17. (FCC – TRE-SP/2017) Resumidamente e, ainda, considerando todas as condições e pré-condições de ambiente já existentes para garantir o funcionamento adequado de um banco de dados, um Técnico, usando MySQL 5.6, escreveu as seguintes expressões e comandos SQL:  
 CREATE TABLE NAMES (Id integer PRIMARY KEY, Name text);  
 INSERT INTO NAMES VALUES(1,’Tom’);  
 INSERT INTO NAMES VALUES(2,’Lucy’);  
INSERT INTO NAMES VALUES(3,’Frank’);  
 INSERT INTO NAMES VALUES(4,’Jane’);  
 INSERT INTO NAMES VALUES(5,’Robert’);  
 SELECT Name FROM NAMES WHERE Id = 3 or Id = 5;  
 Quanto à construção do Schema e quanto à execução do Select, este, presumidamente, especificado para recuperar Frank e Robert, o resultado foi 

#18. (FCC –  Prefeitura de Teresina – PI/2016) Considere o comando do sistema gerenciador de bancos de dados MySQL (v. 5.6): 
 SELECT FORMAT (3587.9, 2) 
 O resultado da execução desse comando é:

#19. No MySQL 5.7, ao se digitar o comando mysqld –help, será exibida uma lista completa e detalhada de todos os comandos utilizados pelo SGBD.

#20. (PUC-PR – TJ-MS/2017) A tecnologia OLAP (Online Analytical Processing) provê suporte a banco de dados multidimensionais, usado em soluções de apoio à decisão e Business Intelligence (BI), como o Microsoft SQL Server Analytical Services (SSAS), que fornece os dados analíticos para relatórios de negócios e aplicativos cliente, tais como Excel e relatórios do Reporting Services. 
 Com relação às diferentes características e ferramentas próprias da OLAP, analise as assertivas a seguir. 
 I. Na modelagem usada para representar dados multidimensionais, o diagrama do esquema estrela tem em seu centro uma tabela fato vinculada a várias tabelas dimensões, dispostas radialmente. A tabela fato armazena dados descritivos, enquanto as tabelas dimensões armazenam dados numéricos. 
 II. Dentre as operações suportadas no OLAP, estão os operadores de cubos de dados: slice, que seleciona um subconjunto de dimensões; dice, que seleciona um subconjunto do cubo original; e drill-down, que retorna detalhes de uma dimensão. 
 III. Uma instância do Microsoft SQL Server Analysis Services (SSAS) é executada em bancos de dados tabulares, bancos de dados multidimensionais, ou em ambos. 
 IV. O processo de mineração de dados (datamining) permite descobrir padrões implícitos nos dados armazenados em datawarehouse, com o objetivo de usar tais padrões para vantagens competitivas em negócios.  
 Estão CORRETAS apenas as assertivas:  

#21. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Microsoft SQL Server Integration Services (SSIS) é uma plataforma para extrair, integrar e transformar dados corporativos, de diferentes fontes, como arquivos XML, arquivos simples ou fontes de dados relacionais. Pode ser usado, por exemplo, para copiar bases e modificar seus dados para envio a outros destinos, enviar e-mail sobre ocorrências e manter data warehouses. 
Com relação aos recursos encontrados no SSIS, analise as assertivas a seguir. 
I. Para o SSIS, um package é uma coleção de conexões, fluxos de controle ou de dados, variáveis e parâmetros, agrupados por meio de ferramentas de design gráfico. 
II. Dentro os tipos de tarefas em um package do SSIS, o Transfer SQL Server Objects Task deve ser usado quando uma tabela ou uma quantidade selecionada de dados precisa ser movida entre dois servidores, enquanto o Bulk Insert Task deve ser usado quando um banco de dados inteiro precisa ser movido entre dois servidores. 
III. Em um package do SSIS, é possível vincular dois executáveis através de uma precedence constraint, propriedade definida na ferramenta SSIS Designer. 
IV. O utilitário de prompt de comando DTUtil pode ser usado para configurar os pacotes do SQL Server Integration Services, e o utilitário DTExec pode ser usado para mover um package do SSIS. 
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s):

#22. (Quadrix –  CRO – PR/2016) O MySQL possui vários recursos. Qual é o nome do recurso que permite cruzar informações em um mesmo banco de dados, mas em estruturas diferentes?

#23. (FGV – IBGE/2017) O SQL Server fornece uma série de funções internas disponibilizadas pelo próprio sistema e também permite criar funções definidas pelo usuário. As funções internas são organizadas em categorias como, por exemplo, as categorias de funções: lógicas, de agregação, de replicação, matemáticas, criptográficas, escalares, de segurança, de classificação, etc.  
É uma função de agregação do SQL Server: 

#24. (FGV  –  IBGE/2016) No MYSQL, os formatos de replicação correspondem aos formatos utilizados para registrar eventos nos logs. O formato conhecido como “statement-based binary logging”, utilizado desde as versões mais antigas, tem problemas com certas cláusulas e funções utilizadas nos comandos geradores dos eventos. 
 Nesse contexto, analise as construções que podem aparecer num comando a ser replicado. 
 I. a cláusula LIMIT sem ORDER BY para comandos como UPDATE, DELETE, REPLACE; 
 II. a função RAND(); 
 III. o comando TRUNCATE TABLE; 
 IV. funções definidas pelo usuário (UDF) que sejam determinísticas. 
 Comprometem a correta execução da replicação, no formato descrito, somente o que é citado em:

#25. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Para manipular dados em um banco de dados, usamos uma linguagem de consulta estruturada.   
 A SQL (Structured Query Language) é a linguagem usada pela maioria dos bancos de dados. Esta é composta de três outras linguagens, quais são elas?

#26. (IBFC – EBSERH/2016) Relacione os tipos de dados numéricos do Banco de Dados PostgreSQL 9.5 da coluna da esquerda com a respectiva quantidade de bytes da coluna da direita:
(1) real
(2) smallserial
(3) double precision
(A) 8 bytes
(B) 4 bytes
(C) 2 bytes ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipos de Dados PostgreSQL ( )

#27. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Uma das recomendações na prática do tuning no PostgreSQL como forma de melhorar o desempenho das tabelas com grandes quantidades de registros e especialmente com muitos acessos é a inserção de

#28. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Imagine um banco de dados chamado Empresa que tem uma tabela chamada Cliente: 
 
No momento da inserção de dados na tabela, cadastrou-se incorretamente o endereço do cliente, cujo código identificador é 9087. A fim de corrigir o endereço do cliente, qual dos comandos abaixo (escritos em MySQL) deverá ser empregado para alterar a informação? 

#29. (COPEVE-UFAL – UFAL/2016) A respeito dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) MySQL e PostgreSQL, é correto afirmar:

Ver Resultado

Deixe uma resposta