Teste 8: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Juliana Jenny Kolb

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Teste 8: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) De acordo com os diagramas que seguem o Unified Modeling Language (UML), o Diagrama de Sequência (Interação) deve

#2. (CONSULPLAN – Câmara de Belo Horizonte – MG/2018) Em análise de pontos de função, uma função do tipo dado representa a funcionalidade fornecida pela aplicação do usuário, de maneira a atender às suas necessidades de dados internos e externos à aplicação, ou seja, eles estão representando os seus requisitos de armazenamento de dados e possuem duas classificações. Um grupo de dados ou informações de controle, identificável pelo usuário e logicamente relacionado, se refere a características comuns às duas classificações. Entretanto, uma dessas classificações possui como característica ser mantido na fronteira da aplicação; assinale-a.

#3.  (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) A respeito da análise de ponto de função (APF), julgue os itens a seguir. 
 I APF é uma técnica que mede o tamanho funcional de um software do ponto de vista do usuário. 
 II A APF leva em consideração o modo como o software é construído, mas não o que ele faz. 
 III Para realizar a contagem dos pontos de função de um projeto, não é preciso determinar o tipo de contagem a ser realizada. 
 IV Para determinar a complexidade e a contribuição das funções e de seus elementos, é necessário utilizar as relações dos valores de complexidade e de contribuição utilizados pela técnica de medição da APF. 
 Estão certos apenas os itens

#4.  (UPENET/IAUPE – UPE/2017) O uso de deflatores é uma solução para medir o esforço de mudança de funcionalidades. Seguindo a contagem em projeto de manutenção (IFPUG/NESMA) com o uso de deflatores, são necessários seis passos para se determinarem o escopo e o tamanho (em pontos de função de melhoria) para projetos de melhoria. 
 Numere os passos abaixo indicados: 
( ) Determinar as funções de dados a serem modificadas e o fator de impacto. 
( ) Determinar as funções de transação a serem modificadas e o fator de impacto. 
( ) identificar as funções de dados e de transações dentro do escopo do projeto de melhoria e determinar seu tamanho funcional. 
( ) Determinar as funções de dados e de transação a serem adicionadas. 
( ) Calcular os pontos de Função de Melhoria. 
( ) Determinar as funções de dados e de transação a serem excluídas. 
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

#5. No contexto de Conceitos da UML, qual diagrama UML 2 modela os artefatos de software e também os dispositivos ou hardware que o(s) contém/contêm?

#6. (CESPE –  TRE-TO/2017) Na orientação a objetos, a alteração do comportamento dos métodos herdados das superclasses para um comportamento mais específico nas subclasses, de forma a se criar um novo método na classe filha que contém a mesma assinatura e o mesmo tipo de retorno, relaciona-se a

#7. (FCC – TST/2017) Um Analista de Sistemas do Tribunal Superior do Trabalho − TST, de modo hipotético, necessitou aplicar princípios ágeis e de controle usando elementos de três modelos, em processos de manutenção de software. Considere:  
I. Dividir o cronograma em iterações time-box ou ciclos (sprints).  
II. Orientar o trabalho a eventos ao invés de limite de tempo.  
III. Aplicar a programação em pares, integração contínua, orientação a testes (TDD), revisão de código e todas as demais prescrições antes da implantação.  
As características acima correspondem, respectivamente, a  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Para ler mais sobre os assuntos, acesse:

SCRUM ( )

Kanban ( )

XP ( )

#8. (PUC-PR –  TTJ-MS/2017) Sobre herança em Programação Orientada a Objetos, considere as afirmativas a seguir. 
 I. Uma subclasse é uma instância específica da superclasse. 
 II. A técnica de herança é essencial para o reuso e extendabilidade de classes. 
III. Polimorfismo é a habilidade de uma subclasse realizar herança múltipla de diferentes classes. 
 Está (ão) CORRETA(S) apenas as assertivas:  

#9. (FUNCERN –  IF-RN/2017) Analise a figura a seguir, que representa graficamente uma classe:   
   
Na classe Exemplo, a visibilidade do atributo2 é do tipo ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Existem basicamente três modos de visibilidade:

    • ( ) público: indica que o atributo ou método pode ser utilizado por qualquer classe;

 

    • (#) protegido: determina que somente a classe possuidora do atributo ou método ou suas sub-classes podem ter acesso ao mesmo;

 

    • (-) privado: significa que somente a classe possuidora do atributo ou método poderá utilizá-lo.

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Visibilidade ( )

#10. (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) Assinale a opção que apresenta o termo no qual constam as solicitações de melhorias e novas funcionalidades do software no método Scrum.

#11. (IBFC – TJ-PE/2017) A equipe de sistemas acaba de receber um treinamento de SCRUM. Alguns dos principais termos técnicos e conceitos especificamente sobre SCRUM que a equipe recebeu foram:

#12. (CESPE –  TRE-BA/2017) A partir de uma classe derivada de uma superclasse, podem-se invocar métodos que tenham a mesma assinatura, mas comportamentos distintos, ou seja, em que haja alteração do funcionamento interno de um método herdado de um objeto pai. Na orientação a objetos, isso é possível por meio de

#13. (FCC – DPE-RS/2017) Considere que uma Analista está participando de um projeto sendo desenvolvido na Defensoria Pública com base nas práticas SCRUM. Ela faz parte do Time de Desenvolvimento, que foi estruturado e autorizado pela Defensoria para organizar e gerenciar seu próprio trabalho. Como parte integrante do Time de Desenvolvimento, uma situação envolvendo a Analista, que respeita as regras do SCRUM, é apresentada em:

#14. (FCC – TRE-PR/2017)  Na etapa inicial do método MAgil estão previstas as atividades ilustradas no diagrama abaixo. 
  
  De acordo com as práticas Scrum, o 

#15. (CESPE – TRE-BA/2017) Considerando uma situação hipotética com o uso da XP (eXtreme Programming) concomitante com Scrum em um projeto de desenvolvimento de software em uma organização, julgue os seguintes itens. 
I É viável a utilização do TDD (Test Driven Development) na fase de sprint, de modo que se escreva o teste automático antes da codificação. 
II O princípio da integração contínua da XP deve ser utilizado especificamente na retrospectiva da sprint com vistas a integrar a equipe scrum. 
III Integrantes da equipe scrum podem realizar a programação do código em pares, o que proporciona, entre outras vantagens, o nivelamento de conhecimento da equipe. 
IV O conceito de requisito “pronto” continuaria válido, contudo, inviabilizaria o refactoring, pois é proibitivo inserir o mesmo item (requisito) em várias sprints. 
Estão certos apenas os itens

#16. (FCC – DPE-AM/2018)  O CMMI versão 1.3 possui duas representações e estas representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de seus processos de acordo com seu interesse. As representações trabalham com Process Areas − PAs e para cada PA são definidos dois conjuntos de metas para as quais são recomendadas práticas. De acordo com o CMMI: 

#17. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017)  Com relação aos elementos do Scrum, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.  
 1. Sprint. 
 2. Scrum Diária. 
 3. Revisão da Sprint. 
 4. Retrospectiva da Sprint. 
 ( ) Reunião para inspeção das novas funcionalidades implementadas. 
 ( ) Reunião com foco no aprimoramento do processo. 
 ( ) Reunião de 15 minutos para identificação dos impedimentos. 
 ( ) Ciclo completo de desenvolvimento de duração fixa que, ao final, resulta em um incremento de produto. 
 Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo

#18. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Considere as afirmações sobre o Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) do programa MPS.BR: 
 I. O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) tem como base técnica a NBR ISO/IEC 12207, o CMMI-DEV® e o P-CMM® (People Capability Maturity Model) . 
 II. O nível de capacidade do nível F inclui os atributos de processo dos níveis G e F para todos os processos relacionados no nível de maturidade F e G.  
 III. As avaliações conjuntas do modelo MR-MPS-SW e o CMMI-DEV podem ser adotadas pelas organizações para, entre outros aspectos, otimizar o tempo e o esforço do processo. 
 IV. As avaliações conjuntas do modelo MR-MPS-SW e o CMMI-DEV versão 1.3 não fazem sentido, porque o modelo MR-MPS-SW tem sete níveis de maturidade e o modelo CMMI-DEV versão 1.3 tem cinco níveis de maturidade. 
 Sobre as assertivas, está CORRETO o contido apenas em  

#19. (IBFC – TJ-PE/2017) O RUP possui duas dimensões, uma representando o aspecto dinâmico do processo e a outra o aspecto estático do processo. Para tanto, no eixo vertical ela é representada: 

#20. (FUNCERN – IF-RN/2017) Uma das fases do Processo Unificado com sua respectiva descrição é a

#21. (FUNCERN – IF-RN/2017) Na fase de elaboração do Processo Unificado, o marco final é denominado marco de

#22. (FCM – IF Baiano/2017)  Uma referência para um objeto de subclasse pode ser convertida implicitamente em uma referência para um objeto de superclasse porque um objeto de subclasse é um objeto de superclasse, por herança. Existem, portanto, maneiras possíveis de misturar e corresponder referências para superclasse e referências para subclasse com objetos de superclasse e objetos de subclasse. (DEITEL & DEITEL, 2003, p.446). 
 Analise as afirmativas abaixo com relação à possibilidade de se misturar as referências às subclasses/superclasses e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de superclasse com uma referência para superclasse é simples e direto. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de subclasse com uma referência para subclasse não é direto. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de subclasse com uma referência para superclasse é simples e direto, porque o objeto de subclasse também é um objeto de uma superclasse. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de superclasse com uma referência para subclasse é simples e direto. 
 De acordo com as afirmações, a sequência correta é

#23. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) “Um processo de software é um conjunto de atividades relacionadas que levam à produção de um produto de software” (Sommerville, 2011). Um dos modelos de processo de software existentes é o Rational Unified Process, também conhecido como RUP. O RUP define uma série de workflows – ou fluxos –, que representam agrupamentos de atividades a serem executadas pelas equipes de engenharia de software. Nesse sentido, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda, associando as atividades aos respectivos fluxos.  
 1. Modelagem de negócio. 
 2. Requisitos. 
 3. Análise e construção. 
 4. Implementação. 
 5. Teste. 
( ) Define uma visão do sistema com base nas necessidades das partes interessadas. 
 ( ) Avalia a qualidade do produto. 
 ( ) Traduz os requisitos numa especificação que descreva como implementar o sistema. 
 ( ) Entende a estrutura e a dinâmica da organização em que o sistema será implantado. 
 ( ) Codifica e integra os componentes do software.  
 Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

#24. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) As 22 áreas de processo do CMMI são agrupadas em quatro categorias de afinidade. Qual dos itens abaixo apresenta uma área de processo que faz parte da categoria de Gestão do Processo?

#25. (COPESE – UFPI – UFPI/2017) Acerca do Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade (CMMI, v1.2), para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA. 
( ) O CMMI para Desenvolvimento tem como objetivo auxiliar as organizações na melhoria de seus processos de desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços. 
( ) O CMMI para Desenvolvimento consiste de dois modelos: o +IPPD e o sem +IPPD. 
( ) Os modelos que fazem parte do CMMI para Desenvolvimento contêm práticas que cobrem Gestão de Projeto, Gestão de Processo e Engenharia de Software, mas deixam de fora a Engenharia de Sistemas e a Engenharia de Hardware. 
( ) O CMMI possibilita abordar melhoria e avaliação de processos utilizando duas representações diferentes: contínua e por estágios. 

#26. (Quadrix – CFO-DF/2017) De acordo com o padrão CMMI, no nível de maturidade executado, para uma área de processo, as metas associadas a esta área são satisfeitas e, para todos os processos, o escopo de trabalho a ser realizado é explicitamente definido e comunicado apenas para os chefes de equipe.

#27. (IADES – Fundação Hemocentro de Brasília – DF/2017) O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que tem por objetivo a melhoria dos processos de uma organização. A sua premissa básica é que a qualidade de um sistema ou produto é fortemente influenciado pela qualidade do processo utilizado no respectivo desenvolvimento. O modelo possui 22 áreas de processo organizadas nas seguintes categorias: 

#28. (FCC – TRT – 20ª REGIÃO (SE)/2016)  Um técnico trabalha em uma organização que atingiu o nível de maturidade 4 do CMMI (quantitativamente gerenciado). Para atingir este nível, todas as áreas de processo dos níveis de maturidade anteriores e as áreas de processo do nível de maturidade atual precisam atingir o nível de capacidade

#29. (FCC – ELETROBRAS-ELETROSUL/2016) Para que uma empresa que utiliza o CMMI-DEV atinja o nível de maturidade 4 (quantitativamente gerenciado) em seus processos, é necessário que todas as áreas de processo dos níveis anteriores e também as áreas de processo deste nível, que são

#30. (CESPE – POLÍCIA CIENTÍFICA – PE/2016)  O comitê gestor de TI de uma organização detectou as seguintes necessidades para a aplicação de padrão de qualidade aos processos de desenvolvimento de software no órgão: 
I implantar melhoria no planejamento dos projetos, com o objetivo de estabelecer e manter um plano que defina as atividades do projeto; 
II implantar processo que vise gerenciar o desempenho da organização com vista a atingir os objetivos de negócio; 
III implantar processo que gerencie as aquisições de produtos de fornecedores externos que possuam acordo formal com o órgão; 
IV alcançar, nos próximos seis meses, o nível 1 de capacidade nos processos gestão de requisitos e gestão de risco; 
V alcançar, em até um ano após a obtenção do nível de capacidade pretendido em IV, o nível de maturidade 2. 
Tendo como referência a situação hipotética apresentada no texto 8A7AAA, assinale a opção correta com base nos conceitos e práticas do CMMI-DEV.

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