Juliana Jenny Kolb
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Teste 8: Língua Portuguesa – Questões Gerais
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.
“Para EU poder” -> O pronome pessoal do caso reto “eu” deve ser empregado antes de verbos no infinitivo. “guardem SEU material” -> “guardem” terceira pessoa, desta forma, “SEU”. “volte a falar COM VOCÊS” . Correto: </br> </br> (também, possível, êxito) </br> -> Correto: também – oxítonas terminadas em EM, devem ser acentuadas. </br> -> Correto: possível – paroxítonas terminadas em L, devem ser acentuadas. </br> -> Correto: êxito – todas as proparoxítonas devem ser acentuadas. </br> </br> Errado: </br> </br> (raizes, dificil, século) </br> -> Errado: raizes – hiatos, quando a 2a vogal do hiato for “i” ou “u”, devem ser acentuados. </br> -> Errado: dificil – paroxítonas terminadas em L, devem ser acentuadas. </br> -> Correto: século – todas as proparoxítonas devem ser acentuadas. </br> </br> (rúbrica, saúva, amavel) </br> -> Errado: rúbrica – paroxítona “ruBRIca”, não deve ser acentuada. </br> -> Correto: saúva – hiatos, quando a 2a vogal do hiato for “i” ou “u”, devem ser acentuados. </br> -> Errado: amavel – paroxítonas terminadas em L, devem ser acentuadas. </br> </br> (idolo, parabéns, ciencia) </br> -> Errado: idolo – todas as proparoxítonas devem ser acentuadas. </br> -> Correto: parabéns – oxítonas terminadas em “em” ou “ens”, devem ser acentuadas. </br> -> Errado: ciencia – paroxítonas terminadas em IA, devem ser acentuadas. </br> </br> (indústria, saude, ninguem) </br> -> Correto: indústria – paroxítonas terminadas em IA, devem ser acentuadas. </br> -> Errado: saude – hiatos, quando a 2a vogal do hiato for “i” ou “u”, devem ser acentuados. </br> -> Errado: ninguem – oxítonas terminadas em EM, devem ser acentuadas. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( ) A questão pergunta de regras diferentes: </br> Correto: </br> indissolúvel (paroxítona terminada em “l”) – saúde (hiato com 2 vogal do hiato “u”); </br> </br> Errado: </br> deficiências – malária (paroxítonas terminadas em “ia”); </br> polêmica – diálogo (proparoxítonas); </br> convívio – índia (paroxítonas terminados em “io” e “ia”). </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( ) Paroxítonas terminada em “l”. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( ) (impõe ___ todas) – se trocarmos a palava “todas” por “todos”, não há a necessidade do artigo masculino “o”, desta forma, não há crase. </br> </br> (submeter ___ nossa) – se trocarmos a palava “nossa” por “nosso” ( apesar de ser uma palavra masculina), não há a necessidade do artigo masculino “o”. Exemplo: “a nosso dispor”, não “ (vontade pessoal ___ vontade) – se substituirmos a palavra “vontade” por uma palavra masculina, por exemplo “desejo”, ficaria: “vontade pessoal ao desejo”, neste caso, há crase. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Crase ( ) Paroxítonas terminadas em Ditongos. Exemplos: “ia”, “io”, “ie”, “ua” … </br> </br> ATENÇÃO: PAROXÍTONAS terminadas em “éi” e “ói” NÃO são mais acentuadas. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( ) Paroxítonas terminadas em Ditongos. Exemplos: “ia”, “io”, “ie”, “ua” … ATENÇÃO: PAROXÍTONAS terminadas em “éi” e “ói” NÃO são mais acentuadas. Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( ) Proparoxítona e hiato. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( ) Correto – Narrativo: </br> Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. </br> – Objetivo, contar um fato, real ou fictício. </br> – Apresenta personagens (principal, secundários,terciários). </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )Results
#1. (UEL-PR) Para … poder terminar a arrumação da sala, guardem … material em outro lugar até que eu volte a falar …, dizendo que já podem entrar.
#2. (FURB – ISSBLU/2015) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionando os verbos indicados à sua devida conjugação: Primeira coluna 1. “─ Imagine, imagine!” ─ verbo imaginar ─ sexto parágrafo 2. “[…] embora a gente se ache,[…]” ─ verbo achar ─ oitavo parágrafo 3. “[…] curtindo mais o negativo […]” ─ verbo curtir ─ sétimo parágrafo 4. “[…] e o ancião, como estará?” ─ verbo estar ─ terceiro parágrafo 5. “Ser mais feliz […]” ─ verbo ser ─ oitavo parágrafo 6. “[…] onde só os monges iniciados entram.” ─ verbo entrar ─ segundo parágrafo 7. “Pessoalmente, sempre acreditei […]” ─ verbo acreditar ─ sétimo parágrafo 8. “[…] ele quer folhear uma enciclopédia […]” ─ verbos querer, folhear ─ segundo parágrafo 9. “[…] mais do que seria necessário […]” ─ verbo ser ─ sétimo parágrafo 10. “A palavra de ordem, a recomendação, a essência, não era celibate*[…]” ─ verbo ser ─ sexto parágrafo Segunda coluna ( ) presente do indicativo ( ) pretérito perfeito do indicativo ( ) pretérito imperfeito do indicativo ( ) futuro do presente do indicativo ( ) futuro do pretérito do indicativo ( ) presente do subjuntivo ( ) infinitivo impessoal ( ) gerúndio ( ) conjugação composta (perifrástica) ( ) imperativo afirmativo A alternativa correta é:
#4. Preencha corretamente as lacunas: Dirigiu-se ___ cada um em particular. Encostou a cabeça ___ parede. Todos vão ___ festa. Voltou apressado ___ casa do pai. O carro estava ___ uma distância de 50 passos.
#5. “Ele foi ___ cidade; dirigiu-se ___ referida pensão e aí, pondo-se ___ vontade, pediu ___ criada um cozido ___ portuguesa”:
#6. “Agradeço ___ Vossa Senhoria ___ oportunidade para manifestar minha opinião ___ respeito.”
#7. Muita atenção, observe os períodos abaixo: I. Sempre que ia à Rio Pardo, Maneco Terra costumava apresentar os seus cumprimentos à velha mãe. II. Graças à sua formação, ele está sempre mais predisposto ao perdão do que à justiça. III. Dedica-se com carinho à família, ao amanho da terra e às suas lavouras e plantações. IV. Solicito a V. Exº que dê permissão a esta funcionária para apresentar-se a nova repartição. V. Aspira, há muito, à nomeação para ao cargo a que tem direito adquirido e indiscutível. VI. A Aeronáutica colocou vários helicópteros à disposição, à fim de socorrer a todos os atingidos pelo terremoto. A alternativa em que todos acentos indicadores da crase estão corretos é:
#8. “____ esperança jamais _____ de acabar enquanto você tiver forças para vencer _____ decepções, energia para superar ____ dificuldades ____ que todos estamos sujeitos:
#9. (CESGRANRIO – ANP/2016) O grupo de palavras que obedecem às normas de acentuação da Língua Portuguesa é
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A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#10. Assinale o período em que há 2 casos de crase:
#11. Examinando as sentenças: – Refiro-me àquilo que discutimos – Chegamos à Argentina de madrugada – Ele era insensível à dor – Dedico minhas poesia à Rita Mara.
#12. (CESPE – DPU/2016) Os vocábulos “caráter”, “intransferível” e “órgãos” são acentuados em decorrência da regra gramatical que classifica as palavras paroxítonas.
#13. É preciso completar com à: O deputado usou uma tática idêntica ___ que a oposição utilizara. A máquina de votar reduz ___ zero o número de seções eleitorais. Outros ataques se dirigem ___ técnica utilizada no filme. O filme passa abruptamente de cenas na alta sociedade ___ execução de prisioneiros.
#14. (PRJ- PRJ/2016) Diferentes regras de acentuação gráfica justificam a escrita ortográfica das seguintes palavras do texto:
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A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#15. Qual a alternativa correta? Aquela é a moça ___ que aludi. Visei a alcançar ___ função. Os livros pertencem ao irmão e ___ irmã. Chegando ___ estação, João levantou-se.
#16. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Quanto à organização do terceiro parágrafo do texto, assinale a alternativa correta no que se refere à relação estabelecida:
#17. (CESPE – MPU/2015) A palavra “cível” recebe acento gráfico em decorrência da mesma regra que determina o emprego de acento em amável e útil.
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A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#18. Em que frase o “A” não recebeu o acento corretamente:
#19. (CESPE – DEPEN/2015) As palavras “indivíduos” e “precárias” recebem acento gráfico com base em justificativas gramaticais diferentes.
#20. Não devemos atribuir ___ ciência ___ responsabilidade pelas páginas ruins que a humanidade venha ___ escrever:
#21. (FCC – TRT-MG/2015) Está redigida corretamente, quanto à ortografia e à acentuação gráfica, a frase:
#22. A vida comunitária impõe ___ todas as pessoas certas restrições e obriga-nos a submeter ___ nossa vontade pessoal ___ vontade da maioria:
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A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
ao nosso dispor“. Esta regra também vale para “a meu ver”. </br> </br>#23. (CESPE – TCU/2015) As palavras “líquida”, “público”, “órgãos” e “episódicas” obedecem à mesma regra de acentuação gráfica.
#24. (CESPE – ICMBIO/2014) A mesma regra de acentuação gráfica se aplica aos vocábulos “homogênea”, “médio” e “bromélias”.
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#25. (CESPE – ANATEL /2014) O emprego do acento gráfico em “indústria” e “rádio” justifica–se com base na mesma regra de acentuação.
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#26. Em que lacuna empregaríamos crase?
#27. (FGV)Os dois hiatos das formas verbais devem ser acentuados apenas na alternativa:
#28. (AMAN-RJ) Das palavras abaixo, uma admite duas formas de justificar o acento gráfico, por enquadrar-se em duas regras de acentuação:
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#30. (CESPE- FUB/2015) O texto é essencialmente narrativo, haja vista a predominância do emprego de formas verbais no pretérito.
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