Teste 9: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Juliana Jenny Kolb

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Teste 9: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1.  (CESPE – CGM de João Pessoa – PB/2018) A APF visa medir a funcionalidade de um software solicitada pelo usuário. Essa medição ocorre antes mesmo do desenvolvimento do software, de forma a estimar o seu tamanho e o seu custo.

#2. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) De acordo com a NESMA, sobre a análise de pontos de função, leia as afirmativas abaixo: 
I. Trata-se de um método para medir o tamanho de um software com base nas suas transações e nos arquivos de dados que são relevantes para os usuários do negócio. 
II. Pode ser dificultada para projetos de melhorias, dependendo da forma como um sistema foi construído. 
III. Constitui-se em um método para realizar o gerenciamento do projeto. 
IV. Possui dois tipos de contagem: detalhada e indicativa. 
Estão CORRETAS, apenas,

#3. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Sobre a análise de pontos por função, considere as seguintes afirmativas: 
 1. É realizada com base na especificação funcional do software. 
 2. Estabelece uma pontuação para determinadas características do software, de acordo com seu nível de complexidade. 
 3. O valor resultante da análise de pontos por função é a quantidade de dias de duração do projeto. 
 4. A análise de pontos por função é restrita a softwares orientados a objetos. 
 5. Analisa entradas, saídas e consultas dos usuários, além dos dados utilizados pelo sistema. 
 Assinale a alternativa correta. 

#4. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) Considere que em um projeto foi utilizada a métrica com base na contagem de Pontos de Função (PF). O projeto foi estimado em 100 PF. 
Em uma determinada fase, que corresponde a 20% do projeto: 
− trabalham 4 pessoas; 
− a produtividade média é de 20 horas/PF; 
− a jornada diária é de 8 horas, 5 dias por semana; 
− o valor por 1 hora de trabalho é R$ 50,00. 
Com base nos dados relativos à fase, o esforço total em horas, o prazo em dias e o custo do projeto podem ser estimados e correspondem, correta e respectivamente, a: 

#5.  (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) Um dos passos básicos na contagem de pontos de função inclui contar os tipos de funções de dados identificados pelas siglas ALI e AIE que representam respectivamente:

#6. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Na análise de pontos de função, um Arquivo Lógico Interno – ALI representa um grupo de dados ou informações de controle, identificável pelo usuário e logicamente relacionado, que tem como principal intenção armazenar dados

#7. (CONSULPLAN – TRE-RJ/2017) “Os padrões de projeto abrangem um amplo aspecto de abstração e aplicação. Os padrões de _________________ descrevem problemas de projeto de caráter amplo e diverso, resolvidos usando-se uma abordagem estrutural. Os padrões de ________________ descrevem problemas orientados a dados recorrentes e as soluções de modelagem de dados que podem ser usadas para resolvê-los. Os padrões de __________________ tratam de problemas associados ao desenvolvimento de subsistemas e componentes, a maneira através da qual eles se comunicam entre si e seu posicionamento em uma arquitetura maior. Os padrões de ________________ descrevem problemas comuns de interface do usuário e suas soluções.” Acerca dos padrões de projeto de software, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.”

#8. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Os mecanismos de extensibilidade UML que possibilitam estender o vocabulário UML de modo a permitir a criação de novos elementos de modelagem; e estender a semântica da modelagem, de modo a criar novas regras ou modificar regras existentes, são, respectivamente:

#9. (INAZ do Pará –  CFF/2017) Alguns tipos de banco de dados e certas ferramentas de desenvolvimento de software atualmente utilizam o paradigma da orientação a objetos. Assinale a afirmação correta quanto aos fundamentos da tecnologia de orientação a objetos.  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto:  </br>

– O conceito de herança torna possível que uma classe “herde” em sua definição, variáveis (dados) e métodos (código) de outra classe já existente.  </br>

  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Herança ( )    </br>  </br>

Errado:  </br>

– As classes são instâncias dos objetos que elas próprias definem.   </br>

  • Uma classe é uma descrição que abstrai um conjunto de objetos com características similares. Mais formalmente, é um conceito que encapsula abstrações de dados e procedimentos que descrevem o conteúdo e o comportamento de entidades do mundo real, representadas por objetos.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Classe ( )  </br>

– A interface é um recurso da orientação a objeto utilizado em Java que define ações que não devem ser obrigatoriamente executadas, mas que cada classe pode executar de forma igual.  </br>  </br>

– O conceito de polimorfismo possibilita que um objeto seja declarado como pertencendo a mais de uma classe simultaneamente </br>

  • O polimorfismo permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. Assim, um mesmo método pode apresentar várias formas, de acordo com o seu contexto.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Polimorfismo ( )    </br>  </br>

– O conceito de encapsulamento prevê que os objetos sejam montados a partir de cápsulas especiais que permitem o acesso aos seus dados por qualquer entidade externa.  </br>

  • O encapsulamento consiste no fornecimento de serviços bem definidos, sem necessariamente esclarecer como esses serviços são executados.

  • É o princípio pelo qual cada componente de um programa deve agregar toda a informação relevante para sua manipulação como uma unidade (uma cápsula). Aliado ao conceito de ocultamento de informação.

  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Encapsulamento ( )

#10. (CESPE –  TRT – 7ª Região (CE)/2017) Acerca de orientação a objetos, assinale a opção correta.

#11. (FCC – TST/2017) No Scrum, um Burndown Chart

#12. (FUNCERN –  IF-RN/2017) Quanto aos tipos de relacionamentos do paradigma orientado a objetos, a ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: 

– associação especifica que objetos de um item estão conectados a objetos de outro item. 

Errado: 

– dependência determina que um item utiliza as informações e os serviços de outro item e vice-versa

    • Este relacionamento tem como objetivo identificar um certo grau de dependência de uma classe em relação à outra, ou seja, sempre que ocorrer uma mudança na classe da qual outra classe depende, esta deverá também sofrer uma mudança. 

 

– generalização permite que os objetos da classe-filha possam ser utilizados em qualquer local em que a classe-mãe ocorra e vice-versa. 

– especialização define uma relação entre itens gerais, chamados classes-filha, e itens específicos, chamados classes-mãe, dos itens gerais. 

    • O relacionamento de especialização/generalização é uma forma de associação entre casos de uso na qual existem dois ou mais casos de uso com características semelhantes, apresentando pequenas diferenças entre si. Quando tal situação ocorre, costuma-se definir um Caso de Uso Geral que descreve as características compartilhadas e então relacioná-lo com os outros Casos de Uso envolvidos (características específicas).

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama de Classes ( )

#13. (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017) Assinale a opção correta a respeito de Scrum.

#14. (FUNCERN – IF-RN/2017) Scrum é uma metodologia ágil usada para gerenciamento e planejamento de projetos de software. 
 Essa metodologia define alguns perfis, como

#15. (FCC – TRE-PR/2017)  A etapa “Elicitar Requisitos” do método MAgil objetiva identificar, detalhar, documentar e fazer o gerenciamento dos requisitos que compõem os itens da Sprint, conforme os padrões de modelagem do projeto ou do Time Scrum. Dentre as entradas desta etapa encontram-se: 
− Visão do produto. 
− Itens da Sprint. 
− Entrevistas, brainstorming, questionários. 
− Ferramentas e modelos de documentos. 
Na técnica de Elicitação de Requisitos 

#16. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017)  Com relação à metodologia SCRUM, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
( ) A Equipe Scrum é formada por Product Owner, Scrum Master e Equipe de Desenvolvimento. 
( ) O Product Backlog é definido pelo Scrum Master no início do projeto. 
( ) O Product Owner é focado em ajudar a todos a compreender valores, princípios e práticas Scrum. 
( ) Sprint é um espaço de tempo em que ocorre a produção de um produto ou parte dele. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

#17. (CESPE – TRF – 1ª REGIÃO/2017) A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização. 
I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados. 
II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR. 
III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora. 
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte. 
Para se atender ao item I, podem-se utilizar tanto o processo verificação do MPS.BR quanto os subsídios encontrados na área do processo verificação do CMMI.

#18. (IBFC – TJ-PE/2017) A área de TI (Tecnologia da Informação) necessita de um software para o controle de versões para obter a certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration). Uma solução livre seria: 

#19. (IBFC – TJ-PE/2017) Conforme o clássico “gráfico das baleias” do RUP (Rational Unifed Process) especifcamente a disciplina de Análise e Projeto (Design) estará em seu pico maior quando estiver na fase de: 

#20. (IBFC – EMBASA/2017) Quanto aos fundamentos básicos de programação orientada a objetos, relacione os quatro conceitos abaixo com os respectivos significados mencionados logo em seguida: 
 CONCEITOS: 
 (1) herança. 
 (2) método. 
 (3) polimorfismo. 
 (4) encapsulamento. 
 SIGNIFICADOS: 
 (A) definem as habilidades dos objetos. 
 (B) é o princípio pelo qual duas ou mais classes, derivadas de uma mesma superclasse, podem invocar métodos que têm a mesma identificação mas comportamentos distintos. 
 (C) é o mecanismo pelo qual uma classe pode estender outra classe ou, ainda, ser estendida de outra classe. 
 (D) consiste na separação de aspectos internos e externos de um objeto

#21. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) Para que um certo nível de maturidade no CMMI seja atingido, é necessário que algumas áreas de processo sejam desenvolvidas pela organização. Com relação a isso, é CORRETO afirmar que, se a organização não desenvolver o processo de

#22. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) Indique em qual nível CMMI estão inseridas as KPAs (Key Process Areas ou áreas-chave de processo) abaixo: 
( ) Gerenciamento de Configuração (CM) 
( ) Análise e Medição (MA) 
( ) Validação (VAL) e Verificação (VER) 
( ) Planejamento de Projetos (PP) 
( ) Desenvolvimento de Requisitos (RD) 
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

#23. (COPESE – UFPI – UFPI/2017) O CMMI (Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação) é um modelo de referência para avaliação da maturidade dos processos de software de uma organização. 
Sobre o CMMI, analise as afirmativas a seguir: 
I. Gerência de Configuração e Gerência de Requisitos são áreas de processo que aparecem a partir do nível 3. 
II. O nível 1 corresponde ao nível em que a maturidade do processo é imprevisível. 
III. O nível “Quantitativamente gerenciado” inclui a área de processo “Desempenho de processo organizacional”. Nesse nível são incluídas análises estatísticas do processo. 
Está correto somente o que se afirma em:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado:  </br>

I. Gerência de Configuração e Gerência de Requisitos são áreas de processo que aparecem a partir do nível 3.  </br>

Nível 2: Gerenciado / Gerido (repetitivo) </br>

  • Gerenciamento de Requisitos – REQM (Requirements Management) 
  • Planejamento de Projeto – PP (Project Planning)
  • Acompanhamento e Controle de Projeto – PMC (Project Monitoring and Control)
  • Gerenciamento de Acordo com Fornecedor – SAM (Supplier Agreement Management)
  • Medição e Análise – MA (Measurement and Analysis)
  • Garantia da Qualidade de Processo e Produto – PPQA (Process and Product Quality Assurance)
  • Gerência de Configuração – CM (Configuration Management) </br> </br>

Correto: </br> </br>

II. O nível 1 corresponde ao nível em que a maturidade do processo é imprevisível.  </br> </br>

III. O nível “Quantitativamente gerenciado” inclui a área de processo “Desempenho de processo organizacional”. Nesse nível são incluídas análises estatísticas do processo.  </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelo em Estágios ( )

#24. (FCC – ARTESP/2017) Em relação aos modelos de qualidade CMMI versão 1.3 e MPS.BR, é correto afirmar:

#25. (FCC – TRE-SP/2017) Considere, por hipótese, que o TRE-SP esteja em busca de uma certificação de qualidade de software. Antes da escolha, uma equipe de Analistas realizou uma comparação relativa ao tratamento da Garantia da Qualidade entre o MR-MPS-SW e o CMMIDEV 1.3. Este comparativo indica, corretamente, que o

#26. (CESPE – SEDF/2017) No que se refere ao CMMI, julgue o próximo item. 
Para obter um dos níveis do CMMI, grandes organizações devem ser avaliadas em sua totalidade, desde o nível mais baixo (como o nível de laboratório, por exemplo) até o nível mais alto, o que legitima a qualidade da organização.

#27. (COPEVE-UFAL – UFAL/2016) Dadas as afirmativas sobre os modelos de maturidade CMMI e MPS.BR, 
 I. Possuem o objetivo de avaliar continuamente a qualidade do software que está sendo desenvolvido. 
 II. Ambos defendem a necessidade de haver uma preocupação com a melhoria contínua do processo utilizado para o desenvolvimento de software. 
 III. Ambos estruturam o processo de maturidade em cinco níveis. 
 IV. O modelo MPS.BR foi constituído a partir da composição de práticas recomendadas por outros modelos de maturidade existentes, como, por exemplo, o CMMI. 
verifica-se que está(ão) correta(s)  

#28. (FUNRIO – IF-PA/2016) CMMI é um modelo de avaliação de qualidade organizacional de processos para o desenvolvimento de produtos e serviços. De acordo com esse modelo, o nível de maturidade de uma organização é classificado em cinco níveis. Assinale a alternativa com uma característica associada ao Nível 2.

#29. (CESPE – POLÍCIA CIENTÍFICA – PE/2016)  O comitê gestor de TI de uma organização detectou as seguintes necessidades para a aplicação de padrão de qualidade aos processos de desenvolvimento de software no órgão: 
I implantar melhoria no planejamento dos projetos, com o objetivo de estabelecer e manter um plano que defina as atividades do projeto; 
II implantar processo que vise gerenciar o desempenho da organização com vista a atingir os objetivos de negócio; 
III implantar processo que gerencie as aquisições de produtos de fornecedores externos que possuam acordo formal com o órgão; 
IV alcançar, nos próximos seis meses, o nível 1 de capacidade nos processos gestão de requisitos e gestão de risco; 
V alcançar, em até um ano após a obtenção do nível de capacidade pretendido em IV, o nível de maturidade 2. 
A respeito da situação hipotética apresentada no texto 8A7AAA, assinale a opção correta relativamente aos conceitos e às práticas do CMMI-DEV.

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