Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa > Questões Gerais
Teste 9: Língua Portuguesa – Questões Gerais
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.
Results
#1. (TJ-PR – TJ-PR/2014) Um dos recursos mobilizados por Bill Watterson para produzir o efeito de humor é a argumentação de Calvin. Assinale a alternativa que apresenta uma argumentação análoga à do quadrinho.
#2. (TJ-PR – TJ-PR/2014) Considere as seguintes afirmativas sobre expressões empregadas como recursos coesivos para a continuidade do texto: 1. “Como se” (linha 8) introduz uma afirmação que se contrapõe ao anteriormente dito. 2. “Mesmo se” (linha 14) introduz uma afirmação que complementa e confirma o anteriormente dito. 3. “Ou” (linha 18) introduz uma retificação, que coloca em evidência o conceito de tempo psicológico. 4. “Assim” (linha 26) equivale a “dessa forma” e introduz uma afirmação que complementa e conclui o anteriormente dito. Assinale a alternativa correta.
#3. (TJ-PR – TJ-PR/2014) O gráfico a seguir faz parte do relatório da pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres”, realizada pelo IPEA, versão retificada publicada em 04/04/2014. Assumindo o pressuposto de que o IPEA tenha analisado uma amostra significativa da população brasileira e tendo como referência as informações contidas no gráfico, assinale a alternativa INCORRETA.
#5. (CESPE – MP-CE/2014) O emprego do acento gráfico na palavra “atrás” justifica–se com base na mesma regra que justifica o emprego do acento gráfico em “fiéis”.
#6. (CESPE – ANTAC/2014) O emprego de acento gráfico em “água”, “distância” e “primário” justifica–se pela mesma regra de acentuação.
#7. (CESPE – Polícia Federal/2014) Os termos “série” e “história” acentuam-se em conformidade com a mesma regra ortográfica.
#8. (IESES- IGP-SC/2014) O acento diferencial é usado para diferenciar palavras homógrafas. Esse tipo de acento ocorre em qual das alternativas? Assinale–a.
#9. (CESPE – TRT-ES/2013) Os vocábulos prejuízos e benefícios são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
#10. (CESPE – SEE-AL/2013) Os vocábulos “Observatório”, “plenário”, “urgência” e “vigência” são acentuados em decorrência da mesma regra de acentuação gráfica. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Paroxítonas terminadas em Ditongos. Exemplos: “ia”, “io”, “ie”, “ua” … </br> </br>
ATENÇÃO: PAROXÍTONAS terminadas em “éi” e “ói” NÃO são mais acentuadas. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )