Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Linguagem de Programação
Teste 9: Linguagem de Programação
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013)Com base nos conhecimentos sobre o Eclipse para desenvolvimento Java na versão Juno, considere as afirmativas a seguir. I. É possível verificar quais as versões disponíveis de JREs que, atualmente, estão instaladas no computador, através do menu Window>Preferences>Java>InstalledJREs. II. A opção Refactor>Rename é uma boa forma de renomear elementos Java, pois permite alterar a estrutura do código, sem modificar a sua semântica. III. Para a criação de um arquivo do tipo JAR através do Eclipse, é necessário acessar o menu File>Export>Java>JAR File e escolher as opções desejadas. IV. O modo Debug>Breakpoints View exibe informações sobre as variáveis associadas com o quadro de pilha (Stack Frame) selecionado sem Debug View. Assinale a alternativa correta.
#2. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Sobre os elementos da linguagem HTML, considere as afirmativas a seguir. I. O atributo action do elemento FORM é utilizado para determinar qual método do protocolo HTTP será utilizado para enviar os dados do usuário ao servidor. II. O elemento TR é utilizado para definir uma linha em uma tabela, podendo conter elementos TH e TD. III. Os elementos OL, UL e DL são empregados, respectivamente, para especificar listas ordenadas, listas desordenadas e listas de definição. IV. O elemento INPUT é invisível na apresentação do formulário pelo navegador quando seu atributo type contém a palavra hidden. Assinale a alternativa correta.
#3. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Sobre a arquitetura de aplicações Web e o padrão MVC (Model-View-Controller), assinale a alternativa correta.
#4. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Um Sistema Web, voltado para a execução na Internet, pode ser definido como um sistema composto por componentes localizados em uma rede de computadores cujas ações são coordenadas somente através de troca de mensagens. Java RMI (Remote Method Invocation) tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de aplicações com objetos distribuídos. Neste contexto, marque a afirmativa correta.
#5. (IADES – CRC-MG/2015) Assinale a alternativa que corresponde ao resultado da execução do trecho do programa apresentado, escrito em C# .NET.
#6. (FGV – TJ-BA/2015) Na linguagem Visual Basic .NET, a construção pode ser aplicada para manipular propriedades apenas para:
#7. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Na linguagem de marcação HTML existem três(3) tipos de listas: Listas numeradas, Listas não numeradas e Listas de Definição. Assinale a alternativa que apresenta a tag representando cada uma das listas, respectivamente:
#8. (CETRO – FUNDAÇÃO CASA/2014) Quanto ao .NET (.NET framework), assinale a alternativa correta.
#9. (FCC – AL-PE/2014) O .NET framework consiste em dois componentes principais. Um deles é a biblioteca de classes do framework. O outro, que gerencia a execução de memória, execução de thread, execução de código, verificação de segurança do código, compilação e outros serviços do sistema, é denominado
#10. (FCC – DPE-SP/2013) O ADO.NET é um conjunto de classes que fazem parte do .NET Framework e que expõem serviços de acesso a dados para programadores da plataforma .NET. Sobre o componente DataSet do ADO.NET no .NET Framework 4.5 é correto afirmar:
#11. (IBFC – EMBASA/2017) Model-View-Controller (MVC) é um padrão de arquitetura de software (design pattern) que separa a informação (e as suas regras de negócio) da interface com a qual o usuário interage. O componente Model do MVC é a camada que:
#12. (CESPE – SEDF/2017) Acerca das principais características da arquitetura modelo–visão–controlador (MVC), usada na estruturação de aplicações web, julgue o item a seguir. Controlador é a camada responsável pela persistência com o banco de dados, regras de negócios e mapeamento das ações do sistema.
#13. (FGV – TCM-SP/2015) Augusto, funcionário do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, recebeu a incumbência de desenvolver o Sistema de Gestão Integrada de Usuários, chamado SIGUser. O SIGUser deve realizar a tarefa de autenticar e autorizar os servidores nos sistemas do tribunal. O tribunal possui uma base de dados SQLServer, in loco, com informações de login e senha de usuários. Muitas vezes, faz-se necessário acessar sistemas do tribunal durante a realização de inspeções externas nas jurisdicionadas. Augusto, então, decide pelo uso do ASP.NET Identity para realização da tarefa de autenticação e autorização do SIGUser. Sobre a tecnologia ASP.NET Identity e as razões que levaram Augusto a escolhê-la, é correto afirmar que:
#14. (CESPE – SEDF/2017) Acerca de aspectos de linguagens de programação, algoritmos e estruturas de dados e objetos, programação orientada a objetos e arquitetura MVC, julgue o item subsequente. É na camada View, da arquitetura MVC, que é realizada toda a lógica do aplicativo, como, por exemplo, as validações e regras de negócios.
#15. (CESGRANRIO – Banco da Amazônia/2014) Quais são os três modelos de desenvolvimento diferentes suportados por ASP.Net ?
#16. (FEPESE – JUCESC/2017) Identifique abaixo os tipos de dados considerados tipos abstratos de dados: 1. Container 2. Conjunto 3. Pilha 4. Lista 5. Fila Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
#17. (FEPESE – JUCESC/2017 )Qual propriedade de elementos CSS DIV deve ser utilizada para que um objeto DIV tenha uma largura que funcione, na prática, de forma dinâmica, reajustando-se em janelas de browser cuja largura for inferior à largura do elemento, por exemplo?
#18. (INAZ do Pará – CFF/2017) Alguns tipos de banco de dados e certas ferramentas de desenvolvimento de software atualmente utilizam o paradigma da orientação a objetos. Assinale a afirmação correta quanto aos fundamentos da tecnologia de orientação a objetos. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto: </br>
– O conceito de herança torna possível que uma classe “herde” em sua definição, variáveis (dados) e métodos (código) de outra classe já existente. </br>
- Para ler mais sobre o assunto, acesse: Herança ( ) </br> </br>
Errado: </br>
– As classes são instâncias dos objetos que elas próprias definem. </br>
- Uma classe é uma descrição que abstrai um conjunto de objetos com características similares. Mais formalmente, é um conceito que encapsula abstrações de dados e procedimentos que descrevem o conteúdo e o comportamento de entidades do mundo real, representadas por objetos.
- Para ler mais sobre o assunto, acesse: Classe ( ) </br>
– A interface é um recurso da orientação a objeto utilizado em Java que define ações que não devem ser obrigatoriamente executadas, mas que cada classe pode executar de forma igual. </br> </br>
– O conceito de polimorfismo possibilita que um objeto seja declarado como pertencendo a mais de uma classe simultaneamente. </br>
- O polimorfismo permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. Assim, um mesmo método pode apresentar várias formas, de acordo com o seu contexto.
- Para ler mais sobre o assunto, acesse: Polimorfismo ( ) </br> </br>
– O conceito de encapsulamento prevê que os objetos sejam montados a partir de cápsulas especiais que permitem o acesso aos seus dados por qualquer entidade externa. </br>
-
O encapsulamento consiste no fornecimento de serviços bem definidos, sem necessariamente esclarecer como esses serviços são executados.
-
É o princípio pelo qual cada componente de um programa deve agregar toda a informação relevante para sua manipulação como uma unidade (uma cápsula). Aliado ao conceito de ocultamento de informação.
- Para ler mais sobre o assunto, acesse: Encapsulamento ( )
#19. (FCC – AL-MS/2016) Um Técnico em Informática está desenvolvendo uma aplicação utilizando os recursos da plataforma Java EE. Dentre os componentes que desenvolveu na aplicação estão: I. Servlets. II. Classes utilizando Data Access Object. III. Classes utilizando Business Object. IV. Páginas JSP. Considerando o uso do padrão de projeto MVC (Model-View-Controller), o que consta em
#20. (FCC – AL-MS/2016) Considere o seguinte bloco de código CSS3: ..I… body { background-color: blue; } } Para definir que, se a janela do navegador for menor que 800px, a cor de fundo mude para azul, a lacuna I deve ser preenchida por
#21. (FCC – AL-MS/2016) Quando se constroem páginas web utilizando contêineres criados pela tag div, muitas vezes o conteúdo textual do contêiner ultrapassa seus limites (transborda), sendo necessário adicionar barras de rolagem horizontais e verticais. Para que estas barras de rolagem apareçam nos contêineres, deve-se utilizar a instrução CSS
#22. (FCC – TRE-PR/2017) Os princípios SOLID reúnem cinco boas práticas para projetos Orientados a Objetos-OO. O princípio S, que se refere ao Single Responsability Principle-SRP ou Princípio de Responsabilidade Única, indica que uma classe deve ter uma e, apenas uma, razão para mudar. Considere a classe Java abaixo. public class UrnaEleitoral { public void AdicionarCandidato(String nome, int numero, int partido) { } public decimal CalcularTotalVotosCandidato() { } public void CadastrarPartidos() { } public void CadastrarEleitores() { } public void CadastrarMesarios() { } } Com base no princípio SRP e nas boas práticas para projetos OO, é correto afirmar: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Princípio da Responsabilidade Única (SRP) </br>
Uma classe deve fazer apenas uma coisa, deve fazê-la bem e deve fazer somente ela. Se uma classe tem mais de um motivo para ser alterada, ela não segue este princípio. Se ao se referir a uma determinada classe, você diz por exemplo: “minha classe tem as informações do cliente e salva o mesmo no banco de dados” perceba que o “e” na frase, indica mais de uma responsabilidade, ferindo assim o SRP( single responsability principle ).
#23. (CESPE – TRE-BA/2017) A partir de uma classe derivada de uma superclasse, podem-se invocar métodos que tenham a mesma assinatura, mas comportamentos distintos, ou seja, em que haja alteração do funcionamento interno de um método herdado de um objeto pai. Na orientação a objetos, isso é possível por meio de
#24. (CESPE- TJ-DFT/2015) No CSS, a propriedade z-index permite sobrepor elementos em camada. Nessa representação, os elementos com valores z-index mais altos são exibidos na frente de elementos com z-index mais baixos.
#25. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) No corpo de uma página HTML há dois parágrafos definidos, respectivamente, pelas instruções
TRT
e11ª Região
. Para definir a cor vermelha para a fonte destes parágrafos utiliza-se, em um bloco CSS incorporado, a instrução