Juliana Jenny Kolb
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Teste 2: Processos de Negócio – BPM – BPMN
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (CESPE – SEDF/2017) Os propósitos da modelagem de processos incluem melhorar o entendimento do negócio, apoiar treinamentos de pessoas e criar uma representação que facilite a análise.
#2. (CESPE – SEDF/2017) De acordo com o guia BPM CBOK, a agregação de atividades e comportamentos executados por seres humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados é um conceito que se refere à cadeia de valor.
#3. (CESPE – SEDF/2017) Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item. Gerenciamento de Processos de Negócio — ou Business Process Management (BPM), como é conhecido internacionalmente — é um método cuja utilidade limita-se ao mapeamento e à modelagem de processos de negócios.
#4. (CESPE – SEDF/2017) Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item. Um processo de negócios inclui eventos, regras, atores e tarefas.
#5. (CESPE – SEDF/2017) Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item. Processos de gestão e processos de apoio são dois dos três tipos em que se classificam os processos de negócios. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Os processos de negócio podem ser classificados em três tipos: </br>
Processo Primário </br>
- É um processo tipicamente interfuncional ponta a ponta que agrega valor diretamente para o cliente. Processos primários são frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. </br>
- Esses processos constroem a percepção de valor pelo cliente por estarem diretamente relacionados à experiência de consumo do produto ou serviço. </br>
- Exemplos: ver Cadeia de Valor ( ) </br>
Processo de Suporte/Apoio </br>
- Existem para prover suporte a processos primários e processos de gerenciamento. </br>
- Processos de Suporte não entregam valor diretamente para os clientes. </br>
Processo de Gerenciamento/Gestão </br>
- Tem o propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. </br>
- São necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. </br>
- Não agregam valor diretamente ao cliente. </br>
- A disciplina de BPM constitui um conjunto de capacidade de negócio que abrange desenhar, implementar, monitorar, controlar e melhorar continuamente processos de negócio. Esses processos que compõem a disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio são exemplos de processos de gerenciamento. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Gerenciamento de Processos de Negócio ( )
#6. (CESPE – SEDF/2017) Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item. Diagramas, mapas e modelos de processos são termos sinônimos e dizem respeito a representações gráficas dos processos de negócios. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Na prática, diagrama, mapa e modelo são diferentes estágios do desenvolvimento, cada qual agregando mais informações e utilidade para o entendimento, análise e desenho de processos. </br>
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Diagrama </br>
Um diagrama retrata os principais elementos de um fluxo de processo, mas omite detalhes menores de entendimento dos fluxos de trabalho. </br>
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Mapa </br>
Um mapa fornece uma visão abrangente dos principais componentes do processo e apresenta maior precisão do que um diagrama. Tende a agregar maior detalhe acerca do processo e de alguns relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como atores, eventos e resultados. </br>
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Modelo </br>
Um modelo implica a representação de um determinado estado do negócio (atual ou futuro) e dos respectivos recursos envolvidos, tais como pessoas, informação, instalações, automação, finanças e insumos. </br>
Como é utilizado para representar com mais precisão, requer mais dados acerca do processo e dos fatores que afetam seu comportamento. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama x Mapa x Modelo de Processos ( )
#7. (IBFC – EBSERH/2017) Assinale a alternativa correta. A Notação de Modelagem de Processos de Negócio (BPMN – Business Process Model and Notation) é um padrão para modelagem de processos de negócios e fornece uma notação gráfica para a especificação de processos de negócios. O BPD (Business Process Diagram) é uma técnica baseada em fluxogramas e muito semelhante ao diagrama da UML (Unifed Modeling Language) denominado:
#8. (IBFC – EBSERH/2017) Assinale a alternativa correta. O Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio. Assim como no Gerenciamento de Projetos temos o famoso PMBOK, em Gerenciamento de Processos de Negócio temos, na sua terceira versão, o:
#9. (FCC – PGE-MT/2016) A gestão dos processos do sistema de qualidade pode ser efetuada usando o ciclo PDCA. Essa sigla é a abreviatura de
#10. (COMPERVE – UFRN/2016) A análise de processos é uma das etapas do ciclo de feedback preconizado pelo Business Process Management (BPM). Com relação a essa análise, avalie as afirmações abaixo: I A análise de sensibilidade (what-if) observa o tempo dedicado a cada atividade dentro do processo. II O gargalo é uma restrição na capacidade que gera uma fila no processo, não podendo ocorrer no entorno de hands-on. III A análise de causa raiz é uma técnica de análise dos processos que permite descobrir post mortem o que causou o resultado. IV Os handoffs geram uma elevada probabilidade no atraso do processo. Estão corretas as afirmativas ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto: </br>
III A análise de causa raiz é uma técnica de análise dos processos que permite descobrir post mortem o que causou o resultado. </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Análise de Causa-Raiz ( ) </br> </br>
IV Os handoffs geram uma elevada probabilidade no atraso do processo </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Handoffs ( ) </br> </br>
Errado: </br>
I A análise de sensibilidade (what-if) observa o tempo dedicado a cada atividade dentro do processo. </br>
Esta análise auxilia na compreensão das seguintes características do processo: </br>
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- Capacidade de resposta do processo. Essa é uma medida de quão bem o processo irá lidar com mudanças nos vários parâmetros do processo. </br>
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- Variabilidade do processo. Essa é uma medida de como a saída do processo se modifica conforme variam os parâmetros do processo. </br>
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Para ler mais sobre o assunto, acesse: Análise de Sensibilidade (what-if) ( ) </br> </br>
II O gargalo é uma restrição na capacidade que gera uma fila no processo, não podendo ocorrer no entorno de hands-on. </br>
Gargalo é uma restrição de capacidade que cria uma fila. </br>
As seguintes perguntas podem ajudar a compreender a natureza de gargalos: </br>
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- Quais são os fatores que contribuem para o gargalo: pessoas, sistemas, infraestrutura, fatores organizacionais? </br>
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- O gargalo ocorre em torno de handoffs? </br>
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- O gargalo é resultado de uma restrição interna ou externa? Qual é a natureza da restrição? Disponibilidade de recurso? Regras? Dependências de processo? </br>
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Para ler mais sobre o assunto, acesse: Gargalos ( )
#11. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Objetivos, regras, eventos e atores são alguns dos elementos formadores dos processos de negócios.
#12. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. A realização da análise de processos é indicada em momentos de introdução e uso de novas tecnologias, de reorganizações corporativas e de percepção da existência de problemas de desempenho.
#13. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Na análise de processos, o desenho do novo processo (to be) é condição para a utilização da técnica de análise de lacunas (gap analysis).
#14. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. No refinamento de processos, devem-se considerar, pelo menos, os seguintes vetores: a melhoria do desempenho, o custeio de atividades e o relacionamento com o cliente.
#15. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Atividades somente representam um processo quando dispostas em uma sequência lógica de execução para o alcance de um ou mais resultados.
#16. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. A medição, o monitoramento, o controle, a garantia da eficiência e a eficácia da organização são características dos processos de apoio.
#17. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. No desenho de processos, são desenvolvidas as atividades necessárias para a criação de representações dos processos já existentes ou ainda em fase de projeto.
#18. (FCC – AL-MS/2016) A modelagem de processos BPM é considerada importante pela sua capacidade de fornecer a compreensão da empresa e dos mecanismos utilizados para o seu funcionamento. Uma das abordagens adotadas em tal metodologia preconiza que os processos de negócio de uma organização
#19. (CESPE – TCE-PR/2016) Assinale a opção correta, relativa a BPM.
#20. (CESPE – TCE-PR/2016) Com base no BPM CBOK, bem como na literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca de gestão do negócio orientada por processos.
#21. (CESPE – TCE-PR/2016) À luz do BPM CBOK e da literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca dos papéis e das responsabilidades inerentes à gestão orientada por processos.
#22. (CESPE – TCE-PR/2016) Assinale a opção correta a respeito de indicadores de desempenho.
#23. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Considere a figura abaixo que representa um processo diagramado com a notação BPMN. Neste caso, I, II e III são símbolos que representam, correta e respectivamente, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Se você ficou com dúvidas, acesse: Business Process Modeling Notation (BPMN) ( )