Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento dos Custos
7.2 Estimar os Custos
Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa dos recursos monetários necessários para executar as atividades do projeto.
As estimativas são um prognóstico baseado na informação conhecida em um determinado momento.
Compensações de custos e riscos devem ser consideradas:
- Análise Fazer ou Comprar (+);
- Comprar ou Compartilhar Recursos.
As estimativas de custo são geralmente expressas em unidades de moeda, embora em alguns casos outras unidades de medida, como horas ou dias de pessoal, sejam usadas para facilitar as comparações através da eliminação dos efeitos das flutuações das moedas.
As estimativas de custos devem ser refinadas durante o curso do projeto para refletir detalhes adicionais que se tornarem disponíveis. A precisão da estimativa de um projeto aumentará conforme o mesmo progride no seu ciclo de vida, porém, não é sensato esperar o desenvolvimento do projeto para publicar o custo do mesmo.
Fontes de entradas de informações são derivadas das saídas dos processos do projeto em outras áreas de conhecimento. Após serem recebidas, todas essas informações ficarão disponíveis como entradas para os três processos de Gerenciamento de Custos.
Os custos são estimados para todos os recursos que serão cobrados do projeto. Isso inclui, mas não se limita a mão de obra, materiais, equipamentos, serviços e instalações.
A figura 1 apresenta as Entradas, Ferramentas e Saídas do processo Estimar os Custos do Projeto.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Estimar os Custos do Projeto.
Fonte: Adaptado do PMBok (2013).
A figura 2 apresenta as integrações do processo Estimar os Custos do Projeto.
Figura 2: Integrações do processo Estimar os Custos do Projeto
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Entradas
5.4 – S1 – Linha de Base do Escopo (+)
6.6 – S2 – Cronograma do Projeto (+)
7.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Custo do Projeto (+)
9.1 – S1 – Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto (+)
11.2 – S1 – Registro de Riscos (+)
E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)
E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)
Ferramentas
F1 – Opinião Especializada (+)
F3 – Sistema de Informações do Gerenciamento de Projetos (+)
F11 – Técnicas de Tomada de Decisão em Grupo (+)
F30 – Estimativa Bottom-up (+)
F33 – Estimativa Paramétrica (+)
-> Exemplos para a Área de TI: Estimativa por Caso de Uso (+) e Estimativa por Ponto de Função (+).
F34 – Estimativa de Três Pontos (+)
F35 – Análise das Reservas (+)
F47 – Análise de Proposta de Fornecedor (+)
Saídas
7.2 – S1 – Estimativa do Custo das Atividades (+)
7.2 – S2 – Bases de Estimativas (+)
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.