Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento das Partes Interessadas (Stakeholders)
13.3 Gerenciar as Partes Interessadas
Gerenciar as Partes Interessadas é o processo de comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender às suas necessidades / expectativas, abordar questões à medida que ocorrem e promover o engajamento das partes interessadas apropriadas nas atividades do projeto ao longo do ciclo de vida do projeto.
A principal vantagem deste processo é que ele permite que o gerente de projeto aumente o apoio e minimize a resistência das partes interessadas, aumentando significativamente as chances de alcançar o sucesso do projeto.
A figura 2 apresenta as integrações do processo Gerenciar as Partes Interessadas.
Figura 2: Integrações do processo Gerenciar as Partes Interessadas
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Entradas
13.2 – S1 – Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas (+)
10.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Comunicação (+)
4.5 – S1 – Registro de Mudanças (+)
E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)
Ferramentas
F72 – Habilidades Interpessoais (+)
F113 – Métodos de Comunicação (+)
F114 – Habilidade Gerencial (+)
Saídas
13.3 – S1 – Registro de Problemas (+)
4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)
S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
S3 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.