Diagrama de Classes

Juliana Jenny Kolb

teste

Home > Engenharia de Software >  Sumário > Engenharia de Requisitos > UML

Diagrama de Classes

O Diagrama de Classes é, com certeza, o mais importante e utilizado diagrama da UML. Seu principal enfoque está em permitir a visualização das classes que comporão o sistema com seus respectivos atributos e métodos, bem como em demonstrar como as classes do diagrama se relacionam, complementam e transmitem informações entre si.

O Diagrama de Classes apresenta uma visão estática de como as classes estão organizadas, preocupando-se em como definir a estrutura lógica das mesmas e serve como base para a construção da maioria dos outros diagramas da linguagem UML.
Basicamente, o Diagrama de Classes é composto por suas classes e pelas associações existentes entre elas, ou seja, os relacionamentos entre as classes. Nesse diagrama, a abstração de cada classe com seus atributos e métodos individualmente corresponde à Modelagem de Vocabulário, onde são definidas as classes que farão parte do diagrama, enquanto que a definição de como as classes se relacionam e colaboram para a execução de um determinado processo corresponde à Modelagem de Colaboração deste diagrama.
Um modelo de Colaboração normalmente não enfoca os relacionamentos entre as classes que são abstraídas no projeto,apenas as que colaboram de alguma maneira para a execução de um processo específico.

Persistência (+)

Classes, Atributos e Métodos (+)

Relacionamentos (+)

Associações (+)

Associação Unária ou Reflexiva (+)

Associação Binária (+)

Associação Ternária ou N-ária (+)

Multiplicidade (+)

Agregação (+)

Composição (+)

Especialização/Generalização (+)

Dependência (+)

Realização (+)

Resumo Relacionamentos (+)

Classe Associativa (+)

Restrição (+)

Referência Bibliográfica

GUEDES, Gilleanes T. A. UML: Uma abordagem prática. São Paulo: Novatec, 2006.

Deixe uma resposta