Juliana Jenny Kolb
Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 6ª Edição
F4 – Reuniões
Ferramenta utilizada nos processos: | << 4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto 6ª Edição |
<< 4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto 6ª Edição | << 4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto – 6ª Edição |
<< 4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição |
Modelo: Ata de Reunião.doc ou Ata de Reunião.html.
São usadas para discutir e endereçar tópicos pertinentes ao projeto em relação ao trabalho de gerenciamento do projeto.
As reuniões podem incluir o gerente de projetos, a equipe do projeto e outros stakeholders que podem afetar ou ser afetados pelos tópicos abordados.
As reuniões podem ser conduzidas nos formatos:
- Troca de informações;
- Brainstorming,
- Avaliação de opções;
- Tomada de decisão.
Importante enfatizar que independentemente do formato, uma reunião tem por objetivo levantar requisito, esclarecer dúvidas, gerar ideias e, sobretudo, demandar ações (responsáveis e prazos). Desta forma, é necessário que a reunião seja formalizada em um documento (Ata de Reunião).
A tabela 1 apresenta os principais resultados esperados em cada processo.
4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto |
|
4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto |
|
4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto |
|
4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto |
|
Mais informações sobre reuniões e negociações podem ser encontradas nos artigos:
Referência Bibliográfica
KEPNER, Charles H.; TREGOE, Benjamin B.O Novo Administrador Racional. São Paulo: Kepner-Tregoe, 1992.
MERHI, Daychoum. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. Brasport, 2007.
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6° Edição, 2017.
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.