Teste 11: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões de Engenharia de Software Engenharia de Software-Todas as Matérias

Teste 11: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FCC – DPE-SP/2015) Um SCV − Sistema de Controle de Versão

#2. (CESPE – MEC/2015) Julgue o próximo item, referente a gerência de configuração. Nesse sentido, considere que a sigla BDGC, sempre que utilizada, se refere a base de dados do gerenciamento de configuração. 
  A BDGC, que contém todos os dados de itens de configuração (IC) de um serviço fornecido ao cliente, deve ser mantida e criada pelo processo de gerência de mudanças assim que um novo item é criado ou disponibilizado.

#3. (CESPE – TCU/2015) Acerca de integração contínua e entrega contínua, julgue o próximo item. 
Para que a prática de integração contínua seja eficiente, é necessário parametrizar e automatizar várias atividades relativas à gerência da configuração, não somente do código-fonte produzido, mas também de bibliotecas e componentes externos.

#4.  (FGV – IBGE/2017) A Análise de Pontos de Função (APF) é uma técnica para a medição de software que estabelece uma medida de tamanho independente da linguagem de programação ou da tecnologia utilizada em seu desenvolvimento. 
 No processo de contagem de pontos de função, um grupo de dados logicamente relacionados ou informações de controle, identificado pelo usuário, requerido para referência ou validação pelo software que está sendo contado e cuja manutenção é feita por outra aplicação é denominado: 

#5. (FGV – IBGE/2017) A Análise de Pontos de Função (APF) é um método de medição de tamanho funcional de um software. Nesse método são contadas as funções de dados e funções de transação. Após essas contagens são aplicados fatores de ajuste. 
 A opção que apresenta 3 fatores de ajuste desse método é:

#6.  (CESPE  – TRE-PE/2017) Com relação ao processo de contagem de pontos de função, assinale a opção correspondente à etapa responsável por reconhecer a complexidade e a contribuição de cada uma das funções contadas.

#7. (CESPE – STM/2018) Em um processo de cascata, testes de sistemas testam todo o sistema, enquanto, em processos de desenvolvimento iterativo, será testado apenas um incremento a ser entregue ao cliente.

#8.  (CESPE – FUB/2016) Uma das técnicas de medição do tamanho de um software é a análise de pontos de função (APF), na qual o esforço para implementar as funcionalidades é calculado a partir dos requisitos funcionais gerados pela visão do usuário.

#9. (IBFC – EBSERH/2016) Um dos passos básicos na contagem de pontos de função inclui contar os tipos de funções de dados identificados pelas siglas ALI e AIE que representam respectivamente:

#10. (CS-UFG – SANEAGO – GO/2018) Em um processo de desenvolvimento iterativo e incremental, os testes são

#11. (CESPE – TCE-PR/2016) Com relação à técnica análise de pontos de função (APF) utilizada para estimar funcionalidades de um software, assinale a opção correta.

#12. (IFB – IFB/2017) No projeto de interface com o usuário são considerados 4 modelos ou visões. São eles:

#13. (FGV – IBGE/2017) Durante a etapa de planejamento de um projeto para a web, é preciso descrever os elementos que representam as interações entre o usuário e o website.  
A ferramenta recomendada para realizar essa descrição é:

#14. (FCC – TRE-AM/2010 )No projeto de interfaces, é um método que pode ser aplicado em qualquer fase do desenvolvimento da interface e enfatiza o primeiro contato do usuário com a interface, tentando minimizar seu esforço de leitor ao entender o layout:

#15. (IFB – IFB/2017) Avalie as afirmativas abaixo sobre o projeto de interface com usuário. 
I) Deixar o usuário no comando, reduzir a carga de memória do usuário e tornar a interface consistente são regras de ouro para o projeto de uma boa interface de usuário. 
II) O projeto de uma interface consistente implica manter as informações visuais organizadas, de acordo com as regras de projeto, ao longo de todas as exibições de telas. 
III) O projeto de uma interface de usuário deve maximizar a utilização de recursos gráficos. 
IV) Manter a consistência de interface ao longo de uma família de aplicações leva à adoção de padrões já previamente aceitos e incorporados pelo usuário. 
V) O layout visual da interface deve se basear em uma metáfora do mundo real. 
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.

#16. (CS-UFG – SANEAGO – GO/2018) A Gerência de Configuração de Software (GCS) visa estabelecer e manter a integridade dos itens ao longo de todo o ciclo de vida do software. A função se refere à preparação em que são mostrados a situação e o histórico dos itens de software controlados. Essa  funcionalidade pode incluir, dentre outros, o número de alterações nos itens, as suas últimas versões e os identificadores de liberação. Esta função da GCS compreende:

#17. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) A Engenharia de Software contempla inúmeros conceitos. Sobre eles, assinale a alternativa CORRETA.

#18. (INSTITUTO AOCP – UFPB/2014) Ferramentas de rastreamento de requisitos e ferramentas de controle de versões e configurações são exemplos de:

#19. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Com base no diagrama ao lado, considere as seguintes afirmativas relacionadas à notação e ao que esse diagrama representa. 
 1. A associação entre Lista e Item é do tipo composição e indica que o objeto todo deve gerenciar a criação e destruição de suas partes. 
 2. A associação entre Item, Música e Vídeo representa uma herança múltipla. 
 3. tocar() é uma operação polimórfica, significando que, quando uma mensagem é despachada em tempo de execução, uma correspondência é determinada em tempo de execução de acordo com o tipo do objeto.  
 4. A classe Segue deve possuir atributos ou operações para justificar sua representação como classe de associação. 
 5. Em tempo de execução, a classe Item precisa ser instanciada para que as classes Música ou Vídeo possam ser utilizadas. 
 Assinale a alternativa correta.

#20. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Considere a história de usuário abaixo: 
 “Como enfermeira, desejo registrar os dados de pressão arterial de um paciente para que eu possa acompanhar as mudanças na pressão arterial ao longo do dia.” 
 Sobre a forma como essa história de usuário está descrita e como é utilizada no desenvolvimento de software, considere as seguintes afirmativas: 
 1. Deve possuir a maior quantidade de detalhes possível no início do projeto, mesmo que não seja imediatamente implementada pela equipe de desenvolvimento. 
 2. Pode ser utilizada em projetos que adotam o método ágil Scrum. 
 3. Quando descreve uma funcionalidade maior, com menos detalhamento, é chamada de épico. 
 4. Idealmente, é especificada pelo Scrum Master em um projeto que adota Scrum. 
 5. No Scrum, o conjunto de histórias de usuário a serem implementadas em um projeto é chamado de Backlog do Desenvolvimento. 
 Assinale a alternativa correta.

#21. (CESPE – CGM de João Pessoa – PB/2018) 
  
Considerando a figura precedente, que ilustra os diferentes níveis do MPS/BR, julgue o item subsecutivo. 
No nível C (definido), não ocorre gerenciamento de riscos.

#22. (FCC – TRE-PR/2017)  Considere, por hipótese, que o Tribunal Regional Eleitoral está adotando as práticas do Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) do guia MPS.BR. O Tribunal já atingiu um nível de maturidade no qual os processos Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos foram implantados, bem como os atributos de processo indicados. Em busca de mais um nível de maturidade, o Tribunal está implantando o processo Garantia da Qualidade, visando assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos pela equipe de analistas. Desta forma, o Tribunal pretende atingir o nível de maturidade 

#23. (FCC – ARTESP/2017) O nível de maturidade G do MPS.BR é composto pelos processos Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos. É um resultado esperado dos processos no nível G: 

#24. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Com base no diagrama de classes a seguir, responda às questões. 
 
 Considere as alternativas:  
 I- Existem nove classes disponíveis para criação de objetos.  
 II- A classe Casa tem três atributos.  
 III- Um objeto da classe Peão consegue responder qual a sua cor.  
 IV- Um objeto Tabuleiro consegue guardar vários objetos Casa.  
 V- Uma vez que um objeto Casa estiver associado a um objeto Rei, não é mais possível associar o mesmo objeto Casa com um objeto Peão.  
 Assinale a alternativa correta: 

#25. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) A especificação de requisitos é uma atividade fundamental no processo de desenvolvimento de sistemas e exige do analista um conhecimento prévio nos diversos tipos de requisitos. Entre as classificações mais comuns, encontram-se a dos Requisitos Funcionais (RF) e Requisitos Não-Funcionais (RNF). Na relação a seguir, escolha a melhor definição para Requisitos Não-Funcionais:

#26. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Considere o desenvolvimento de um sistema de controle de licitações numa prefeitura. Estes são alguns dos requisitos que foram levantados: 
 I- O sistema deve permitir o cadastramento dos possíveis fornecedores. 
 II- O sistema deve permitir o registro dos objetos da licitação (produtos ou serviços). 
 III- O sistema deve ser implementado com tecnologia open-source. 
 IV- O sistema deve gerar um relatório com os resultados da licitação. 
 V- O sistema deve permitir a consulta de fornecedores num tempo máximo de cinco segundos. 
Assinale a opção correta:

#27. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) O Projeto MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) foi iniciado a partir de dezembro de 2003, tendo como objetivo melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e práticas de gestão de RH na indústria de TIC. Foi baseado nas normas já existentes. A seguir são apresentadas as bases técnicas para o desenvolvimento do modelo MPS, segundo o guia Geral de Software – 2016. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta. 

#28. (CS-UFG – UFG/2017) O MPS.BR é um modelo de avaliação de empresas produtoras de software brasileiro, criado mediante parceria entre SOFTEX, governo federal e academia. Uma das características do modelo MPS.BR reside no fato de ele

#29. (FCJ – CIGA/2014) Um diagrama de Use Cases descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista:

#30. (UFMT – UFSBA/2017) O Modelo de Referência MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Sobre o MR-MPSSW, analise as afirmativas. 
I – A definição dos processos segue os requisitos para um modelo de referência de processo, declarando os propósitos e os resultados esperados de sua execução. 
II – Permite avaliar e atribuir graus de efetividade na execução dos processos. 
III – Define as atividades e tarefas necessárias para atender os propósitos e os resultados esperados. 
Está correto o que se afirma em

Ver Resultado

Deixe uma resposta