Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões de Engenharia de Software > Engenharia de Software-Todas as Matérias
Teste 13: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
#1. (CESPE – MEC/2015) Julgue o próximo item, referente a gerência de configuração. Nesse sentido, considere que a sigla BDGC, sempre que utilizada, se refere a base de dados do gerenciamento de configuração. Para uma empresa de grande porte, que realiza movimentações bancárias de todas subsidiárias mundiais, é recomendável a utilização de um computador mainframe para processar uma quantidade enorme de dados. Assim sendo, é necessário que esse mainframe esteja documentado no BDGC.
#2. (FCC – DPE-AM/2018) Considere, por hipótese, que na Defensoria esteja sendo desenvolvido um projeto com prazo crítico, sendo necessário que os desenvolvedores avaliem o software frequentemente. A equipe envolvida decidiu utilizar uma abordagem de teste de integração que trabalha da seguinte maneira: I. Componentes necessários para implementar funções do software, como arquivos de dados, bibliotecas, módulos reutilizáveis etc são integrados em uma build (construção). II. Diversos testes são projetados para que erros que possam impedir a build em andamento de desempenhar de forma adequada sua função, com o objetivo de descobrir showstoppers que impliquem em atrasos no cronograma. III. A build é integrada a outras builds e todo o software passa diariamente por este tipo de teste, podendo usar abordagem ascendente ou descendente de integração. O teste de integração descrito é denominado teste
#3. (PR-4 UFRJ – UFRJ/2018) Considere o seguinte texto: Uma técnica sistemática para construir a estrutura do programa enquanto, ao mesmo tempo, conduz testes para descobrir erros associados às interfaces. O objetivo é tomar componentes testados em nível de unidade e construir a estrutura de programa determinada pelo projeto. A afirmação apresentada está se referindo ao teste de:
#4. (PR-4 UFRJ – UFRJ/2018) Com relação a teste de software, quando questionado sobre a construção de um produto corretamente, a referência se dá ao conjunto de atividades que garantem que o software implemente corretamente uma função específica. Este conceito se refere à:
#5. (FGV – IBGE/2017) A usabilidade está associada a uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários. Na Engenharia de Usabilidade cada elemento de uma interface deve ser analisado segundo algumas heurísticas. Manuel é o analista de usabilidade responsável por elaborar as interfaces do sistema da financeira SemGrana. Para realizar seu trabalho, Manuel frequentou diariamente a financeira por um mês, de forma a conhecer o vocabulário padrão, bem como os conceitos usuais utilizados pelos funcionários da financeira. Dessa forma, Manuel pôde elaborar interfaces que contivessem o vocabulário e os conceitos da financeira. A preocupação demonstrada por Manuel pode ser traduzida pela heurística:
#6. (FGV – IBGE/2017) Observe a Modelagem UML de um Sistema da Universidade UNIFERA: A partir da modelagem UML acima analise as seguintes afirmativas: I. Não existe limite para a quantidade de disciplinas cursadas por um aluno. II. O Caso de Uso descrito acima “Matricular aluno em turma” deveria ter ao menos os seguintes fluxos alternativos: “Não existem vagas na turma selecionada” e “Aluno não cadastrado”. III. Não é possível cadastrar turma sem cadastrar seus pré-requisitos. Está correto o que se afirma em:
#7. (FGV – IBGE/2017) O sistema de aluguel de veículos da empresa SoCarros foi modelado em UML. Como parte de seu desenvolvimento, o Analista de Testes Pedro definiu diversos testes a serem realizados. Considere as seguintes descrições dos testes definidos por Pedro: – Testar se ao final do caso de uso “Alugar carro” aparece a mensagem “Aluguel realizado com sucesso”. – Testar se o sistema suportaria 500 aluguéis simultâneos. – Testar se o módulo dos Atendentes consegue trocar mensagens corretamente com o modulo da Gerência. – Testar se o método “Verificar disponibilidade” da classe “Veiculo” está funcionando corretamente. – Verificar quanto tempo o sistema está demorando para retornar à lista de veículos disponíveis. Os testes descritos são, respectivamente:
#8. (CESPE – TJ-DFT/2008) No modelo COCOMO II (constructive cost model II), os pontos de objeto correspondem a características das classes resultantes de uma análise preliminar orientada a objetos do software a ser desenvolvido.
#9. (FGV – IBGE/2017) O CMMI (Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação) é um modelo de referência para avaliação da maturidade dos processos de software de uma organização. Sobre o CMMI, analise as afirmativas a seguir: I. Gerência de Configuração e Gerência de Requisitos são áreas de processo que aparecem a partir do nível 3. II. O nível 1 corresponde ao nível em que a maturidade do processo é imprevisível. III. O nível “Quantitativamente gerenciado” inclui a área de processo “Desempenho de processo organizacional”. Nesse nível são incluídas análises estatísticas do processo. Está correto somente o que se afirma em:
#10. (FGV – IBGE/2017) A Análise de Pontos de Função (APF) é um método de medição de tamanho funcional de um software. Nesse método são contadas as funções de dados e funções de transação. Após essas contagens são aplicados fatores de ajuste. A opção que apresenta 3 fatores de ajuste desse método é:
#11. (CESGRANRIO – Petrobras/2010) Sobre métricas estudadas pela engenharia de sofware, pode-se afirmar que: I – um número alto de operações sobrescritas corresponde a uma métrica de software e indica que a superclasse usada pode não ser uma classe-mãe apropriada para a subclasse; II – a complexidade ciclomática é caracterizada pelo número de caminhos independentes no código e determina o limite superior para o número de testes que devem ser executados, garantindo que todas as instruções serão executadas pelo menos uma vez; III – COCOMO e Ponto de Função são técnicas de medição cujo principal objetivo é estimar o esforço necessário para a construção do software. É correto o que se afirma em
#12. (IESES – CEGÁS/2017) Considerando que a gerência de configuração (CM) tenha como objetivo prover recursos capazes de favorecer a identificação da configuração do software em diferentes momentos no tempo com o objetivo de estabelecer controle sistemático sobre as alterações relativas a configuração do software, buscando manter a integridade bem como permitindo rastrear todo o ciclo de vida do sistema [SWEBOK, 2004] assinale a alternativa que contenha seis subáreas que propiciam alcançar o objetivo acima mencionado.
#13. (CS-UFG – AL-GO/2015) O responsável pela gerência de configuração de um projeto que utiliza repositório centralizado deparou-se com uma organização de arquivos que dividia os arte- fatos em três diretórios: trunk, branches e tags. De acordo com a terminologia utilizada em controle de versões de artefatos, esses diretórios correspondem, respectivamente, à
#14. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) A respeito do Diagrama de Casos ao lado, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) “Calcular Valores Devidos” será executado sempre que o Auxiliar Administrativo visualizar o relatório de fornecedores. ( ) Ao visualizar o relatório de fornecedores, a geração do gráfico é opcional. ( ) O detalhamento do funcionamento de um caso de uso pode ser feito por meio de uma especificação. ( ) Da forma como está especificado, “Auxiliar Administrativo” não irá executar o caso de uso “Gerar Gráfico”. ( ) Os casos de uso são executados na seguinte sequência: primeiro “Visualizar Relatório de Fornecedores”, depois “Gerar Gráfico” e depois “Calcular Valores Devidos”. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
#15. (CESPE – CGM de João Pessoa – PB/2018) Considerando a figura precedente, que ilustra os diferentes níveis do MPS/BR, julgue o item subsecutivo. No nível E (parcialmente definido), estão introduzidos os controles de medição, a gerência de configuração, os conceitos sobre aquisição e a garantia da qualidade.
#16. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) A UML é uma linguagem visual para modelar sistemas, independente de programação quanto de processos de desenvolvimento. Entre os diversos diagramas previstos, encontra-se o Diagrama de Casos de Uso. Analise as afirmativas a seguir sobre este diagrama: I- É um diagrama usado para representar requisitos funcionais e não-funcionais. II- É um diagrama que representa as funcionalidades externamente observáveis do sistema. III- É um diagrama que precisa ser usado obrigatoriamente com o diagrama de sequência.