.Teste 6: Linguagem de Programação

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Linguagem de Programação

Teste 6: Linguagem de Programação

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FCC – TCM-GO/2015) Um Analista de Controle Externo da área de TI do TCM/GO está trabalhando em uma aplicação web utilizando a plataforma Java EE. Ciente que os componentes desta aplicação, para serem processados no servidor de aplicações, terão que ser implantados (deployed) em contêineres apropriados, ele esclareceu à equipe de desenvolvimento que servlets, JavaServer Pages, páginas HTML e Java Beans serão implantados e processados no contêiner A. Além disso, alguns componentes serão implantados e processados no contêiner B, destinado a prover a infraestrutura necessária para a execução de componentes de negócio distribuídos que estendem as funcionalidades de um servidor, permitindo encapsular lógica de negócio e dados específicos de uma aplicação. Os contêineres A e B são conhecidos, respectivamente, como

#2. (FCC – TRT – 2ª REGIÃO (SP)/2014) Um contêiner Java EE pode oferecer serviços como gestão de memória, ciclo de vida e estado de objetos, conexões, transações, serviços de nomes, segurança, tolerância a falhas, integração, clustering, alta disponibilidade, confiabilidade e web services. Um servidor Java EE completo disponibiliza dois tipos principais de contêiner, que são:

#3. (FEPESE – JUCESC/2013) São todos componentes do Java EE versão 6.

#4. (CESPE – CPRM/2013) Java persistence API (JPA) é uma solução para persistência de dados, utilizada, inclusive, quando há mapeamento do modelo orientado a objeto para bancos de dados relacionais.

#5. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – CRM – MG/2017) Como é denominado em PHP e em outras linguagens orientadas a objetos, o recurso que permite que dois métodos dentro de uma classe tenham o mesmo nome?

#6. (IBFC – TJ-PE/2017) Relacione as duas colunas quanto a referência mais direta que possa existir do padrão de arquitetura de software MVC (Model-View-Controller) com os respectivos componentes Java EE: 
 (1) Model  
 (2) View 
 (3) Controller 
 (A) EJB (Enterprise JavaBeans) 
 (B) Servlet 
 (C) JSP (Java Server Pages)

#7. (COSEAC – UFF/2017) São características da linguagem PHP as abaixo relacionadas, EXCETO:

#8. (CESPE – SEDF/2017) Acerca das principais características da arquitetura modelo–visão–controlador (MVC), usada na estruturação de aplicações web, julgue o item a seguir. 
Uma vantagem da arquitetura MVC é a maior organização do código, o que, de certa forma, contribui para a redução do número de classes da aplicação.

#9. (Quadrix – CFO-DF/2017) Com relação à interface web Ajax e à linguagem de estilos CSS, julgue o próximo item. O Ajax, por funcionar como um intermediador entre o navegador e o servidor web e armazenar diversas informações em memória, é um sistema que tem uma taxa elevada de tempo gasto para realizar a transferência destas informações.

#10. (FGV – IBGE/2017) Analise o trecho de código a seguir escrito em NodeJS:
javascript2
O que será mostrado no console JavaScript do navegador após a execução desse trecho de código é:

#11. (Quadrix – CFO-DF/2017)
javascript3
Com base no código acima, escrito na linguagem de implementação JavaScript, julgue o item subsecutivo.
O for executa um ciclo previamente definido que percorre todos os elementos do array.

#12. (Quadrix – CFO-DF/2017)
javascript3
Com base no código acima, escrito na linguagem de implementação JavaScript, julgue o item subsecutivo.
A variável soma, neste script, é um tipo de variável local. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Na linguagem JavaScript existem dois tipos de variáveis que são: </br>

  • GLOBAIS  usadas em qualquer parte de uma aplicação. </br>
  • LOCAIS  usadas somente na rotina que foi desenvolvida. </br>

Para criar variáveis locais, é necessário que o usuário utilize a palavra-chave var. Veja a declaração de uma variável local: </br>

var nome=“ADRIANO LIMA” </br>
var soma=2002-25 </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Variáveis Javascript( )

#13. (INSTITUTO CIDADES – TCM-GO/2012) Analise:
I. O Java refere-se tanto a uma linguagem de programação quanto a uma plataforma;
II. O Java SE (Standard Edition) é formalmente chamado de J2SE;
III. O J2EE é a edição corporativa do Java. Esta versão inclui o Java Standard Edition além de outras tecnologias como javamail, servlets, JSF e Enterprise Java Beans.
IV. O Java possui uma versão para dispositivos móveis chamada J2ME (Micro Edition).
São verdadeiras as afirmações:

#14. (Quadrix – SEDF/2017) Na arquitetura MVC, a definição de propriedades e atributos de um programa ocorrem na camada Model.

#15. (IESES – CREA-SC/2017) Assinale a alternativa correta:

#16. (CESPE – TCE-PA/2016) Em uma aplicação web que utilize a arquitetura MVC, o componente view pode ser uma página HTML e o controller constitui o código que produz os dados dinâmicos a serem usados pelo HTML.

#17. (INSTITUTO AOCP – CASAN/2016) Qual é o padrão responsável para separar os dados lógicos e as regras de negócio da interface do usuário e o fluxo da aplicação?

#18. (CESPE – SEDF/2017) Acerca de linguagens de programação e J2EE e portais corporativos, julgue o seguinte item.
O uso de multi-threading na renderização paralela possibilita que o usuário de um portal corporativo possa executar uma ação sobre um dos painéis do portal sem que os demais painéis estejam totalmente carregados.

#19. (CESPE – TRE-PE/2016) A seguir, são apresentados alguns aspectos que devem ser considerados na criação de um software.
– A solução deve atender a uma demanda de aproximadamente 1.500 acessos simultâneos e apresentar o menor tempo de resposta possível para as requisições dos usuários.
– A solução deve poder ser utilizada em computadores pessoais (PC e Mac) e dispositivos móveis (Android, iOS e FirefoxOS).
– Os usuários com dispositivos móveis devem poder utilizar recursos de hardware, tais como câmeras e GPS.
– No futuro, a solução deverá suportar requisições via webservice para a integração a outras soluções.
– Uma das funcionalidades da solução está em um sistema legado em COBOL, que já se encontra adaptado para receber solicitações de outros sistemas de baixa plataforma, sendo a comunicação realizada por meio de mensageria (XML) em um barramento de comunicação proprietária.
– A solução de barramento de comunicação possui uma API em Java disponibilizada para intercambiar a comunicação de aplicações de baixa plataforma com o mainframe; o padrão estabelecido é JMS (Java Message Service), modelo ponto a ponto.
– Deve-se utilizar EJB para implementação da camada de negócios das soluções.

A partir das informações apresentadas, assinale a opção correta.

#20. (CESPE – TRE-RS/2015) Acerca de plataforma Java EE e de JSP, assinale a opção correta.

#21. (FGV – IBGE/2017) O HTML 5 introduziu um método para permitir que o designer controle a área de visualização de um site através da tag . A sintaxe correta para que a largura de uma página siga a largura da tela de um dispositivo, com uma escala inicial de 1X no momento em que ela é carregada é:

#22. (FGV – ALERJ/2017) Analise a estrutura básica da página HTML a seguir: html1 Esse código define que a cor do texto da página e dos links quando clicados são, respectivamente:

#23. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) No campo da semântica existe um problema complicado de se lidar, que é o uso excessivo da tag div. Um verdadeiro coringa do HTML, que por ser um elemento genérico, é utilizado para definir quase toda a estrutura das páginas, desde o cabeçalho ao rodapé. Com isso, o HTML5 traz alguns elementos para suprir essa falta de tags mais semânticas e descritivas para alguns elementos clássicos em diversos cenários, como cabeçalhos, menus de navegação e áreas de conteúdo secundário, EXCETO:

#24. (FCC – TRE-SP/2017) Considere uma página HTML contendo a instrução
. Para mostrar no interior deste contêiner, utilizando jQuery, o tamanho do contêiner, utiliza-se a instrução

#25. (CESPE – TRE-MT/2015) Com relação à arquitetura MVC (modelo-visão-controle), assinale a opção correta.

#26. (CESPE – STJ/2015) Na arquitetura em camadas MVC (modelo-visão-controlador), o modelo encapsula o estado de aplicação, a visão solicita atualização do modelo e o controlador gerencia a lógica de negócios.

#27. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) Considere a figura abaixo.
webservice
A figura indica que, para a implementação de web services, há diversos protocolos e formatos envolvidos, dentre os quais se encontram I, II e III, que são, correta e respectivamente, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

I – SOAP: Define as mensagens que serão transportadas pelo HTTP, bem como, realiza as chamadas, incluindo os parâmetros de entrada/saída. </br>

II – HTTP: Protocolo HTTP, ou HTTPS, realizam o transporte dos dados.  </br>

III – XML: Base para as mensagens SOAP. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Web Service ( )

#28. (CESPE – SEDF/2017) Por oferecerem um framework de comunicação com base em contratos de serviços fisicamente desacoplados, os web services permitem que um contrato de serviços seja totalmente padronizado, independentemente de sua implementação.

#29. (FCC – AL-MS/2016) Considere o texto abaixo:
Atualmente muitos desenvolvedores têm exposto seus serviços utilizando uma abordagem que usa um padrão de URI, fazendo chamadas para um serviço web utilizando, por exemplo:
http://www.empresa.com.br/programa/metodo?parâmetros=xxx
Esta abordagem é adequada para ser utilizada em situações nas quais há limitação de recursos e de largura de banda, necessitando de uma estrutura de retorno em qualquer formato definido pelo desenvolvedor e suportada por qualquer navegador. Usa o padrão de chamadas GET, PUT, POST e DELETE e pode usar também objetos XMLHttpRequest que a maioria dos navegadores modernos suporta.
O texto trata especificamente de

#30. (FCC – TRT – 23ª REGIÃO (MT)/2016) A disponibilização de informações referentes a web services pode ser feita utilizando especificações que usam um modelo centralizado ou um modelo distribuído. A especificação que utiliza um modelo completamente distribuído, de forma que as descrições dos serviços possam ser armazenadas em qualquer localização, e os pedidos para se obter tais informações possam ser processados junto às entidades que prestam tais serviços, é conhecida como

Ver Resultado

msg

Deixe uma resposta