Teste 7: Governança de TI

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Governança de TI

Teste 7: Governança de TI

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CESPE – TRE-BA/2017) Conforme os preceitos do COBIT 5, uma informação que atenda às necessidades do consumidor e que seja obtida e usada facilmente, em consonância com as metas de qualidade da informação, isto é, credibilidade, acessibilidade, facilidade de operação e reputação, é considerada

#2. (CESPE – TRE-BA/2017) O COBIT 5 define objetivos corporativos e de tecnologia da informação (TI) para estabelecer a governança e gestão de TI da organização. Um dos objetivos específicos de TI consiste na

#3. (CESPE – TRE-BA/2017) Tendo em vista que no COBIT 5 um processo pode atingir seis níveis de capacidade, assinale a opção correta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

– O nível de processo gerenciado é atingido quando um processo é implementado com planejamento e monitoração. </br>

  • 2 Processo Gerenciado (dois atributos) – O processo realizado descrito acima agora é implementado de forma administrativa (planejado, monitorado e ajustado) e seus produtos do trabalho são adequadamente estabelecidos, controlados e mantidos. </br> </br>

Errado:  </br>

O nível de processo otimizado é atingido quando o processo opera dentro de limites previamente definidos. </br>

  • 4 Processo Previsível (dois atributos) – O processo criado descrito acima opera agora dentro dos limites definidos para produzir seus resultados. </br> </br>

 – Os referidos seis níveis de capacidade englobam apenas processos considerados completos</br> </br>

 – Um processo atingirá o nível de previsível quando for possível antecipar seus resultados</br> </br>

– Um processo pode atingir o nível de processo executado sem atingir seu objetivo</br>

  • 1 Processo Executado (um atributo) – O processo implementado atinge seu objetivo. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelo de Maturidade do COBIT 5 ( )

#4. (FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017) O guia do COBIT 5 traz considerações acerca dos modelos de capacidade x maturidade, sobre os quais é correto afirmar que

#5. (CESPE – TRE-PE/2017) No COBIT 5, quando a implementação de um processo definido permite o alcance dos objetivos, o processo atinge o nível de capacidade ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Revise os níveis de maturidade: </br>

  • 0 Processo Incompleto – O processo não foi implementado ou não atingiu seu objetivo. Neste nível, há pouca ou nenhuma evidência de qualquer atingimento sistemático do objetivo do processo. </br>
  • 1 Processo Executado (um atributo) – O processo implementado atinge seu objetivo. </br>
  • 2 Processo Gerenciado (dois atributos) – O processo realizado descrito acima agora é implementado de forma administrativa (planejado, monitorado e ajustado) e seus produtos do trabalho são adequadamente estabelecidos, controlados e mantidos. </br>
  • 3 Processo Estabelecido (dois atributos) – O processo controlado descrito acima agora é implementado utilizando um processo definido capaz de atingir seus resultados. </br>
  • 4 Processo Previsível (dois atributos) – O processo criado descrito acima opera agora dentro dos limites definidos para produzir seus resultados. </br>
  • 5 Processo Otimizado (dois atributos) – O processo previsível descrito acima é continuamente melhorado visando o atingimento dos objetivos corporativos pertinentes, atuais ou previstos. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelo de Maturidade do COBIT 5 ( )

#6. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) “[…] garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados; definindo a direção através de priorizações e tomadas de decisão; e monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos.” De acordo com os princípios do COBIT 5, o enunciado anterior corresponde ao conceito de:

#7. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) foi criado em 1994, pela ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation), ligado à ISACA (ISAC Association), com objetivos de controle. Desde então vem evoluindo, incorporando padrões internacionais técnicos, profissionais, regulatórios e específicos para TI (Tecnologia da Informação). Em 2012, foi lançado o COBIT 5, com uma mudança estrutural do modelo para um framework de negócio completo, com domínios para Governança e Gestão. Um dos domínios de gestão é composto por: construir, adquirir e implementar, que possui 10 processos. Assinale a alternativa que apresenta somente processos relativos a esse domínio.

#8. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) De acordo com o COBIT 5, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

– uma capacidade de processo nível 3-Processo Estabelecido exige que a definição e os atributos de implantação do processo sejam amplamente atingidos depois que a capacidade dos atributos de processo do nível 2-Processo Gerenciado forem atingidos. </br> </br>

Errado: </br>

– um processo pode atingir sete níveis de capacidade, incluindo uma designação de 0−Processo Inexistente, caso suas práticas não atinjam o objetivo do processo. </br>

Um processo pode atingir seis níveis de capacidade, incluindo uma designação de ‘processo incompleto’ caso suas práticas não atinjam o objetivo do processo. </br> </br>

quase não há diferença entre a capacidade de processo nível 1 e os níveis de capacidade mais altos. Níveis de capacidade mais altos adicionam poucos atributos a este processo, embora a escala seja progressiva</br>

Releia o artigo sobre níveis de maturidade! </br> </br>

– cada nível de maturidade só pode ser atingido quando o nível anterior tiver sido plenamente alcançado. Atingir o nível 1, em uma escala que vai até seis, indica que a organização quase não fez progresso. </br>

Um processo pode atingir seis níveis de capacidade, de 0 a 5. </br> </br>

cada organização deve definir, com base no custo-benefício e na viabilidade, sua meta ou nível desejado, que geralmente se inicia com o nível 3 ou mais altos</br>

A empresa se enquadra em um dos níveis pré-estabelecidos. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelo de Maturidade do COBIT 5 ( )

#9. (FCC – TRE-SP/2017) No COBIT 5 há, pelo menos, um domínio que possui expertise para controles focados na implantação de serviços de TI. Assim, o processo de Gerenciamento de Mudança da ITIL v3 edição 2011, por exemplo, pode ser orientado através dos controles que o COBIT entende como maduros para o processo, na seção Gerenciar Mudanças. 
 O domínio do COBIT onde se encontra o processo Gerenciar Mudanças e a fase do ciclo de vida de serviço da ITIL onde se encontra o processo de Gerenciamento de Mudança são, respectivamente,

#10. (FCC – TRE-SP/2017) Na abordagem à governança de ponta a ponta, que está na base do COBIT 5, podem ser observados os principais componentes de um sistema de governança. Como objetivo da governança, dentre os elementos que criam valor ao negócio, estão: 

#11. (FCC – PGE-MT/2016) Considere, por hipótese, que um Analista de Sistemas foi solicitado a oferecer ao órgão de governança da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso classificações para as avaliações a fim de medir e monitorar as capacidades atuais dos processos implantados com base no COBIT 5. Para avaliar se um processo atinge seus objetivos, ou seja, atinge a capacidade nível 1, ele utilizou a escala recomendada pelo COBIT. Esta escala é formada por níveis dentre os quais, se encontra

#12. (IDECAN – Câmara de Aracruz – ES/2016) O Framework COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) ou Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização é um guia de boas práticas como foco na Governança e Gestão da Tecnologia da Informação. Em sua última versão, a de número cinco, seus processos estão divididos em cinco domínios, e são classificados em Gestão e Governança. Ao todo, o COBIT 5 possui 37 processos, sendo 32 processos de Gestão e 5 processos de governança. Assinale a alternativa que apresenta somente processos do domínio: alinhar, planejar e organizar.

#13. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 
  1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 
  2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 
 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. 
  Considerando essas informações, julgue o próximo item, relativos a ITIL v3 e COBIT 5. A atividade 2 é um dos objetivos do processo gerenciamento de eventos — do ITIL —, todavia não possui relação com quaisquer processos do COBIT.

#14. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 
  1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 
  2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 
 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. 
  Considerando essas informações, julgue o próximo item, relativos a ITIL v3 e COBIT 5. 
 A atividade 1 é um dos objetivos do processo gerenciar disponibilidade e capacidade — do COBIT — e está relacionada aos processos gerenciamento da disponibilidade e gerenciamento da capacidade do estágio de desenho — do ITIL.

#15. (FCC – AL-MS/2016) Cada organização opera em um contexto diferente, determinado por fatores externos e internos, exigindo um sistema de governança e gestão customizado. O COBIT 5 oferece um mecanismo de tradução das necessidades dos stakeholders em metas corporativas específicas, personalizadas e exequíveis, apoiando o alinhamento entre as necessidades corporativas e os serviços, objetivos e soluções de TI, denominado 

#16. (CESPE – TCE-PR/2016) A direção de determinado órgão delegou ao analista de TI as seguintes atividades, para serem executadas em prol da implantação da gestão e governança de TI: 
 I avaliar os serviços e os níveis de serviços de TI atuais para identificar as lacunas existentes entre os serviços e as atividades empresariais; 
 II identificar áreas de melhoria dos serviços existentes e as opções de nível de serviço; 
 III analisar, estudar e estimar a demanda futura, de acordo com a capacidade dos serviços de TI habilitados e as atividades de processos de negócios. 
 Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com o COBIT 5 e o ITIL v3 2011.

#17. (CESPE – TCE-PR/2016) Para a implantação da gestão e governança de TI em determinado órgão, o analista de TI deverá executar as seguintes atividades: 
  I definir e manter controles de processos de negócios adequados para garantir que as informações relacionadas satisfaçam a todos os requisitos de controle de informações relevantes; 
  II proteger as informações corporativas com vistas a manter o nível de risco de segurança da informação aceitável para a empresa, de acordo com a sua política de segurança; 
  III otimizar as capacidades de recursos humanos para atender aos objetivos da empresa. 
  Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta tendo como referência o COBIT 5 e o ITIL v3 2011.

#18. (ESAF – DNIT/2013) O processo de alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação (TI) e o negócio pressupõe a existência de um plano estratégico corporativo para servir de referência para o alinhamento. O documento que apresenta as estratégias da TI e de que forma estas estratégias estão alinhadas com as estratégias de negócio é o:

#19. (CESPE – TCE-ES/2012) A infraestrutura de uma empresa e o pessoal de suporte são recursos de TI que devem ser gerenciados com base no alinhamento estratégico.

#20. (CESPE – TJ-AL/2012) Com relação ao alinhamento estratégico de TI nas organizações, assinale a opção correta.

#21. (FCC – TST/2012) Existem diversas formas de se dividir o Planejamento Estratégico de TI em etapas, todas levando ao mesmo princípio. Uma dessas formas indica a existência das seguintes etapas: 
 I. Identificação de como as tecnologias da informação emergentes podem auxiliar a alcançar os objetivos da empresa. 
 II. Análise e identificação dos processos mais críticos da empresa. 
 III. Conhecimento de todos os processos de negócios da empresa. 
 IV. Identificação e eliminação de procedimentos e práticas de TI obsoletas e/ou desnecessárias. 
 A ordem indicada para a consecução dessas etapas é a representada pela sequência

#22. (CESPE – TRE-RJ/2012) O levantamento dos grandes desafios estratégicos da organização deve ser iniciado a partir de um mapa estratégico ou construto similar, que contenha a tradução do planejamento em termos de dimensões ou perspectivas.

#23. (FCC – TRF – 2ª REGIÃO/2012) Tratando-se da gestão da qualidade, o ciclo PDCA é 

#24. (FCC – AL-SP/2010) O método do Ciclo PDCA está associado ao conceito de

#25. (FUNECE – UECE/2017) As quatro fases que contemplam o Ciclo PDCA são: 

#26. (FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2011) As quatro fases que contemplam o Ciclo PDCA são: O ciclo de controle de Deming é identificado pela sigla

#27. (Quadrix – COBRA Tecnologia S/A (BB)/2015) O que garante a eficiência e eficácia no desenvolvimento e uso de processos de negócios não é apenas o desenho meticuloso dos processos, mas sim a constante interpretação de seu uso e o acompanhamento dos efeitos, adequação e precisão dos mesmos, produzindo novas alterações, melhorando a presteza continuamente. Assinale a alternativa que melhor representa a técnica conhecida para garantir tal trabalho.

#28. (CESPE – TRE-BA/2017) Conforme o COBIT5, a cascata de objetivos — um conjunto de objetivos interligados para suprir o primeiro princípio: atender às necessidades das partes interessadas — é importante porque

#29. (CESPE – TRE-BA/2017) Com base em uma série de princípios, o COBIT 5 fornece os processos e habilitadores necessários à criação de valor para a organização. Nesse sentido, a interligação entre os objetivos corporativos de alto nível e os objetivos específicos de TI, ambos alcançados mediante o uso e a execução otimizados de todos os habilitadores e processos, corresponde ao princípio conforme o qual se deve

#30. (CESPE – TRE-BA/2017) Em COBIT 5, os habilitadores utilizados como veículos por meio dos quais as decisões de governança são institucionalizadas na organização, promovendo, assim, uma interação entre a definição da orientação e a execução das decisões, são qualificados como

Ver Resultado

Deixe uma resposta