5.2 Coletar Requisitos

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento do Escopo

5.2 Coletar Requisitos

Coletar requisitos é definir e gerenciar as expectativas do cliente. A coleta dos requisitos deve contemplar o processo de definição e documentação das funções e funcionalidade do projeto e do produto a fim de atender às necessidades e expectativas das partes envolvidas (stakeholders).

Os requisitos coletados se transformam na fundação da Estrutura Analítica do Projeto (EAP). O planejamento do custo, cronograma e qualidade são todos construídos com base nesses requisitos.

O desenvolvimento dos requisitos começa com uma análise das informações contidas no Termo de Abertura do Projeto e no Registro das Partes Interessadas.

Em relação aos requisitos:

  • projeto:  podem incluir requisitos de negócio, de gerenciamento do projeto, de entrega, entre outros;
  • produto: podem incluir informações sobre os requisitos técnicos, de segurança, de desempenho, entre outros.

A figura 1 apresenta as entradas, ferramentas e saídas do processo Coletar Requisitos.

5.2 Coletar Requisitos

Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Coletar Requisitos

Fonte: Adaptado do PMBok (2013)

A figura 2 apresenta as integrações do processo Coletar Requisitos.

5.2 Coletar Requisitos_i

Figura 2: Integrações do processo Coletar Requisitos

Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada

Entradas

4.1 – S1 – Termo de Abertura do Projeto (TA) (+)

5.1 – S1 – Plano de Gerenciamento do Escopo (+)

5.1 – S2 – Plano de Gerenciamento dos Requisitos  (+)

13.1 – S1 – Registro das Partes Interessadas (+)

13.2 – S1 – Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas (+)

Ferramentas

F7 – Entrevistas (+)

F8 – Dinâmicas de Grupo (+)

F9 – Oficinas (Workshops) (+)

F10 – Técnicas de Criatividade em Grupo (+)

F11 – Técnicas de Tomada de Decisão em Grupo (+)

F12 – Questionários e Pesquisas (+)

F13 – Observações (+)

F14 – Protótipos (+)

F15 – Benchmarking (+)

F16 – Diagramas de Contexto (+)

F17 – Análise de Documentos (+)

Saídas

5.2 – S1 – Documentação (Análise) de Requisitos (+)

Modelo: Documento de Requisitos.docx ou Documento de Requisitos.html

5.2 – S2 – Matriz de Rastreabilidade de Requisitos (+)

Modelo: Matriz de Rastreabilidade de Requisitos.docx

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

msg

Deixe uma resposta