Juliana Jenny Kolb
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4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto
Orientar e gerenciar o trabalho do projeto consiste no processo de conduzir e executar o trabalho definido no plano de gerenciamento de projeto, bem como implementar mudanças aprovadas para alcançar os objetivos do projeto.
O gerente do projeto, juntamente com a equipe de gerenciamento do projeto, conduz a execução das atividades planejadas e gerencia as diversas interfaces técnicas e organizacionais que existem no projeto. O processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto também requer a análise do impacto de todas as mudanças no projeto e a implementação das mudanças aprovadas: ação corretiva, ação preventiva e/ou reparo de defeito.
Durante a execução do projeto, os dados de desempenho do trabalho são coletados e comunicados aos processos de controle aplicáveis para análise. A análise de dados de desempenho do trabalho fornece informações sobre o progresso de finalização das entregas e outros detalhes relevantes sobre o desempenho do projeto. Os dados de desempenho do trabalho também serão usados como uma entrada para o Grupo de Processos de Monitoramento e Controle e podem ser usados como feedback em lições aprendidas para melhorar o desempenho dos pacotes de trabalho futuros.
Benefício-chave: gestão global do trabalho do projeto.
A figura 1 apresenta as entradas, ferramentas e saídas do processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saída do processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto
Fonte: Adaptado do PMBok (2019)
A figura 2 apresenta as integrações do processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto.
Figura 2: Integrações do processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto
Fonte: Autora (2019). Propriedade intelectual registrada
Entradas
4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)
E8 – Documentos do Projeto (+)
4.5 – S2 – Solicitações de Mudanças Aprovadas (+)
E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)
E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)
Ferramentas
F1 – Opinião Especializada (+)
F3 – Sistema de Informações do Gerenciamento de Projetos (+)
Saídas
4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)
4.3 – S3 – Registro de Questões (+)
S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento do Projeto (+)
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
S3 – Dados do Desempenho do Trabalho (+)
S8 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6ª Edição, 2017.
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5ª Edição, 2013.