E6 – Fatores Ambientais da Empresa – PMBok 6ª Edição

Juliana Jenny Kolb

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Fatores Ambientais da Empresa

Entrada dos processos: << 4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto – PMBok 6ª Edição
<< 4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto – PMBok 6ª Edição << 4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição
<< 4.4 Gerenciar o Conhecimento do Projeto – PMBok 6ª Edição  << 4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição 
<< 4.6 Realizar o Controle Integrado de Mudanças – PMBok 6ª Edição

Os fatores ambientais da empresa referem-se tanto aos fatores ambientais internos quanto externos que cercam ou influenciam o sucesso de um projeto.

Os fatores ambientais podem aumentar ou restringir as opções de gerenciamento de projetos e podem ter uma influência positiva ou negativa no resultado.

Eles são considerados como entradas na maioria dos processos de planejamento.

A tabela 1 apresenta os fatores ambientais que podem influenciar a empresa por processo.

Tabela 1: Processos e fatores ambientais.

Processo Fatores ambientais da empresa que podem influenciar
4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto
  • Padrões governamentais ou industriais;
  • Requisitos e/ou restrições legais e regulatórias;
  • Cultura organizacional e clima político;
  • Infraestrutura organizacional;
  • Condições do mercado;
  • Expectativas de partes interessadas e limites dos riscos.
4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto 
  • Padrões governamentais ou industriais;
  • Requisitos e/ou restrições legais e regulatórias
  • O conhecimento em gerenciamento de projetos no mercado vertical (por exemplo, construção) e/ou área de
    enfoque;
  • Estrutura e cultura organizacionais, práticas de gerenciamento e sustentabilidade;
  • Estrutura de governança organizacional (uma forma estruturada de fornecer controle, orientação e coordenação
    através de pessoas, políticas e processos para cumprir metas organizacionais estratégicas e operacionais);
  • Infraestrutura (por exemplo, equipamentos e instalações existentes).
4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto
  • Cultura e estrutura organizacional, da companhia ou do cliente;
  • Infraestrutura organizacional;
  • Tolerância (limites) a riscos das partes interessadas;
4.4 Gerenciar o Conhecimento do Projeto
  • Cultura organizacional, das partes interessadas e do cliente;
  • Distribuição geográfica de instalações e recursos;
  • Especialistas de conhecimento organizacional;
  • Requisitos e/ou restrições legais e regulamentares.
4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto
  • Padrões governamentais ou do setor;
  • Requisitos e/ou restrições legais e regulatórios;
  • Condições de mercado;
  • Cultura organizacional e clima político;
  • Estrutura de governança organizacional;
  • Expectativas de partes interessadas e limites dos riscos.
4.6 Realizar o Controle Integrado de Mudanças
  • Restrições legais, como regulamentações locais ou do país;
  • Padrões de governo ou setor (por exemplo, padrões de produto, qualidade, segurança e de mão de obra);
  • Requisitos e/ou restrições legais e regulatórios;
  • Estrutura de governança organizacional (uma forma estruturada de fornecer controle, orientação e coordenação através de pessoas, políticas e processos para cumprir metas organizacionais estratégicas e operacionais);
  • Restrições de contratação e compras.
5.1 Planejar o Gerenciamento do Escopo
  • Cultura organizacional;
  • Infraestrutura organizacional;
  • Administração pessoal;
  • Condições de mercado.
5.4 Criar a EAP
  • Referências externas.
6.1 Planejar o Gerenciamento do Tempo
  • Cultura e Estrutura Organizacional;
  • Disponibilidade de recursos e habilidades que podem afetar o planejamento de horário;
  • Software de gerenciamento do projeto para a programação e possibilidades alternativas para a gestão do programa;
  • Informações publicadas, informações sobre a produtividade dos recursos;
  • Sistemas de autorização de trabalho organizacionais.
6.2 Definir as Atividades
  • Cultura e Estrutura Organizacional;
  • Informações publicadas;
  • Software de gerenciamento do projeto.
6.3 Sequenciar as Atividades
6.4 Estimar os Recursos das Atividades
  • Localização de recursos, disponibilidades e conhecimentos.
6.5 Estimar a Duração das Atividades
  • Bases de estimativas de duração;
  • Métricas de produtividade;
  • Informações comerciais publicadas;
  • Locação dos membros do time.
6.6 Desenvolver o Cronograma
  • Padrões;
  • Canais de comunicação;
  • Ferramenta de cronograma.
7.1 Planejar o Gerenciamento dos Custos
  • Cultura e estrutura organizacional;
  • Condições de mercado;
  • Taxas de câmbio para os custos do projeto provenientes de mais de um país;
  • Informações comerciais publicadas, tais como informações taxa de custo do recurso é muitas vezes disponível a partir de bancos de dados comerciais que acompanham as competências e os custos dos recursos humanos, fornecem custos padrão para materiais e equipamentos;
  • Listas de preços de fornecedores;
  • Sistema de informação de gerenciamento de projetos, que oferece possibilidades alternativas para a gestão de custos.
7.2 Estimar os Custos
  • Condições de mercado;
  • Informações comerciais publicadas.
8.1  Planejar o Gerenciamento da Qualidade
  • Regulamentações governamentais; 
  • Regras, modelos e manuais de qualidade;
  • Trabalho ou condições de funcionamento do projeto ou  entregas que possam afetar a qualidade do projeto;
  • Percepções culturais que podem afetar as expectativas sobre qualidade.
9.1 Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos
  • Cultura e Estrutura Organizacional;
  • Recursos Humanos existentes;
  • Dispersão geográfica da equipe;
  • Política de administração de pessoas;
  • Condições de mercado.
9.2 Mobilizar a Equipe do Projeto
  • Informações sobre recursos humanos (avaliações, nível de competência, experiência, interesses, entre outros;
  • Política de administração de pessoas;
  • Cultura e Restrutura Organizacional;
  • Alocações.
10.1 Planejar a Comunicação do Projeto
  •  Estrutura organizacional.
10.2 Gerenciar a Comunicação do Projeto
  •  Cultura e estrutura organizacional;
  • Modelos e regulamentações governamentais ou industriais;
  • Sistema de informação do projeto.
11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos
  •  Atitudes, limites e tolerância a riscos.
11.2 Identificar os Riscos
  • Informações publicadas, incluindo base de dados comercial;
  • Estudos acadêmicos;
  • Checklists publicados;
  • Benchmarking;
  • Estudos industriais;
  • Atitudes de risco.
11.3 Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos
  • Estudos sobre riscos em projetos similares;
  • Base de dados de riscos.
11.4 Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos
  • Estudos sobre riscos em projetos similares;
  • Base de dados de riscos.
12. 1 Planejar o Gerenciamento de Aquisições
  • Condições de mercado;
  • Produtos, serviços e resultados avaliados pelo mercado;
  • Termos e condições comuns de mercado para produtos, serviços e resultados;
  • Requisitos locais únicos. 
13.1 Identificar as Partes Interessadas
  •  Cultura e Estrutura Organizacional;
  • Padrões industriais ou governamentais;
  • Tendências globais ou locais;
  • Práticas e hábitos.
13.2 Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas
  • Cultura e Estrutura Organizacional;
  • Clima político da organização.

 

Fonte: Autora (2017). 

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6ª  Edição, 2017.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5ª  Edição, 2013.

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