Processo |
Ativos de processos organizacionais que podem influenciar |
4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto |
- Políticas, processos e procedimentos organizacionais padrão;
- Estrutura de governança do projeto, portfólio e programa;
- Métodos de monitoramento e produção de relatórios;
- Modelos (Exemplo: Termo de abertura).
- Informações históricas e base de conhecimento de lições aprendidas.
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4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto 6ª Edição |
- Políticas, processos e procedimentos organizacionais padrão.
- Modelo de Plano de Gerenciamento de Projetos.
- Procedimentos de Controle de Mudanças.
- Métodos de monitoramento e produção de relatórios, procedimentos de controle de riscos e requisitos
de comunicação.
- Informações de projetos semelhantes anteriores.
- Repositório de informações históricas e lições aprendidas.
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4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição |
- Políticas, processos e procedimentos organizacionais padrão;
- Procedimentos de gerenciamento de questões e defeitos que definem controles de questões e defeitos, identificação e resolução de questões e defeitos, e acompanhamento e itens de ação;
- Banco de dados para medição de processos usado para coletar e disponibilizar dados de medição de processos e produtos;
- Informações de projetos anteriores;
- Banco de dados para gerenciamento de questões e defeitos contendo o andamento histórico de questões e defeitos, resoluções e resultados de itens de ação;
- Procedimentos de controle de mudanças e riscos.
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4.4 Gerenciar o Conhecimento do Projeto |
- Políticas, processos e procedimentos organizacionais padrão;
- Administração do pessoal;
- Requisitos de comunicação organizacional;
- Procedimentos formais de compartilhamento de conhecimento e de informações;
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4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto |
- Políticas, processos e procedimentos organizacionais padrão;
- Estrutura de governança do projeto, portfólio e programa (funções e processos de governança para fornecer orientação e tomada de decisão);
- Métodos de monitoramento e produção de relatórios;
- Modelos (por exemplo, modelo do termo de abertura do projeto);
- Informações históricas e repositório de lições aprendidas.
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4.5 Realizar o Controle Integrado de Mudanças |
- Procedimentos de controle de mudanças, incluindo padrões oficiais da organização, políticas, planos e outros documentos alterados.
- Procedimentos para a aprovação e emissão de autorizações de mudança.
- Banco de dados de medição de processos usado para coletar e disponibilizar dados de medição disponíveis sobre os processos e produtos.
- Documentos do projeto (escopo, custo, linhas de base, etc).
- Base de conhecimento de gerenciamento de configuração que contém as versões e linhas de base de todos os padrões oficiais da organização, políticas, procedimentos e documentos do projeto.
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4.6 Encerrar o Projeto ou Fase |
- Orientações de encerramento do projeto ou fase.
- Informações históricas, lições aprendidas e base de conhecimento.
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5.1 Planejar o Gerenciamento do Escopo |
- Processos e procedimentos.
- Informações históricas e lições aprendidas.
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5.3 Definir o Escopo |
- Políticas, procedimentos e modelos para a declaração do escopo.
- Arquivos de projetos.
- Lições aprendidas.
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5.4 Criar a EAP |
- Políticas, processos e modelos.
- Arquivos de projetos.
- Lições aprendidas.
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5.6 Controlar o Escopo |
- Escopo (formal ou informal).
- Políticas de relatórios de controle.
- Processos.
- Manuais.
- Métodos e modelos de monitoramento e reporte.
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6.1 Planejar o Gerenciamento do Tempo |
- Ferramentas para monitoramento e controle.
- Informações históricas.
- Ferramentas de controle do cronograma.
- Políticas, procedimentos e manuais.
- Modelos.
- Processos de controle de mudanças.
- Processos de controle de riscos.
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6.2 Definir as Atividades |
- Lições aprendidas.
- Padrões de processos.
- Modelos que contêm uma lista de atividades padrão ou uma parte de uma lista de atividades de um projeto anterior.
- Políticas, procedimentos e manuais.
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6.3 Sequenciar as Atividades |
- Lições aprendidas e metodologias para o desenvolvimento do cronograma.
- Políticas formais ou informais para relatórios.
- Procedimento, manuais e modelos.
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6.4 Estimar os Recursos das Atividades |
- Políticas e procedimentos de pessoas.
- Políticas e procedimentos para a locação e aquisição de equipamento.
- Informações históricas quanto aos tipos de recursos utilizados para trabalhos similares em projetos anteriores.
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6.5 Estimar a Duração das Atividades |
- Informações históricas quanto a durações.
- Calendários de projetos.
- Metodologia de cronogramas.
- Lições aprendidas.
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6.6 Desenvolver o Cronograma |
- Calendários de projetos.
- Metodologia de cronogramas.
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6.7 Controlar Cronograma |
- Políticas, procedimentos e manuais para controle do cronograma.
- Ferramenta de controle de cronograma.
- Métodos de monitoramento e reporte.
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7.1 Planejar o Gerenciamento dos Custos |
- Processos de controle financeiro;
- Informações históricas e lições aprendidas;
- Base de dados financeira;
- Políticas, procedimento e manuais para estimativas de custos (formais e informais).
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7.2 Estimar os Custos |
- Políticas e modelos de estimativa de custo;
- Informações históricas;
- Lições aprendidas.
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7.3 Determinar o Orçamento |
- Políticas, procedimentos e diretrizes relacionados com o orçamento;
- Custo de ferramentas de orçamento;
- Métodos.
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7.4 Controlar o Custos do Projeto |
- Políticas, procedimentos e diretrizes relacionados com o controle do orçamento;
- Custo de ferramentas de orçamento;
- Monitoramento e reporte de métodos.
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8.1 Planejar o Gerenciamento da Qualidade |
- Políticas, procedimentos e diretrizes relacionados a qualidade organizacional;
- Base de dados histórica;
- Lições aprendidas.
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8.3 Realizar o Controle da Qualidade |
- Padrões e políticas de qualidade organizacional;
- Manuais de padrões;
- Procedimentos de emissão e apresentação de relatórios de defeitos e políticas de comunicação.
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9.1 Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos |
- Padrões de processos organizacionais;
- Modelos de organogramas e descrições de cargos;
- Lições aprendidas;
- Procedimentos de escalação para o tratamento de problemas dentro da equipe e dentro da organização executora.
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9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto |
- Certificados de apreciação;
- Boletins;
- Websites;
- Estruturas de bônus;
- Vestuário corporativo;
- Gratificações.
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10.1 Planejar a Comunicação do Projeto |
- Lições aprendidas;
- Informações Históricas.
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10.2 Gerenciar a Comunicação do Projeto |
- Políticas, procedimentos, processos e manuais sobre o gerenciamento de comunicação;
- Modelos;
- Informações históricas e lições aprendidas.
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10.3 Reportar o Desempenho |
- Modelo de relatórios;
- Políticas, procedimentos, processos e manuais sobre o gerenciamento de comunicação;
- Tecnologias específicas de comunicação disponíveis;
- Meios de comunicação admitidos;
- Políticas de retenção de registros;
- Os requisitos de segurança.
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11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos |
- Categorias dos riscos;
- Definições comuns de conceitos e termos;
- Formatos de declaração de risco;
- Modelos padrão;
- Funções e responsabilidades;
- Os níveis de autoridade para tomada de decisão;
- Lições aprendidas.
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11.2 Identificar os Riscos |
- Arquivos do projeto;
- Processos de controle do projeto e da organização;
- Formatos ou modelos de declarações;
- Lições aprendidas.
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11.3 Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos e11.4 Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos |
- Processos organizacionais.
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12. 1 Planejar o Gerenciamento de Aquisições |
- Manuais, políticas e procedimentos formais da organização;
- Sistema de gerenciamento;
- Sistema de fornecedores.
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12. 2 Realizar as Aquisições |
- Listagens de potenciais vendedores previamente qualificados;
- Informações sobre experiências passadas relevantes com os vendedores, tanto bons e maus;
- Acordos anteriores.
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13.1 Identificar as Partes Interessadas |
- Modelo de registro de stakeholders;
- Lições aprendidas;
- Registo dos stakeholders iniciais.
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13.2 Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas |
- Lições aprendidas;
- Informações históricas.
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13.3 Gerenciar as Partes Interessadas |
- Requisitos organizacionais de comunicação;
- Processo de gerenciamento de problemas;
- Informações históricas.
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