E7 – Ativos de Processos Organizacionais – PMBok 6ª Edição

Juliana Jenny Kolb

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Ativos de Processos Organizacionais

Entrada dos processos: << 4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto 6ª Edição
<< 4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto 6ª Edição << 4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição
<< 4.4 Gerenciar o Conhecimento do Projeto – PMBok 6ª Edição  << 4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição 
Entrada dos processos:
<< 4.5 Realizar o Controle Integrado de Mudanças
<< 4.6 Encerrar o Projeto ou Fase << 5.1 Planejar o Gerenciamento do Escopo
<< 5.3 Definir o Escopo  << 5.4 Criar a EAP
<< 5.6 Controlar o Escopo << 6.1 Planejar o Gerenciamento do Tempo
<< 6.2 Definir as Atividades << 6.3 Sequenciar as Atividades
<< 6.4 Estimar os Recursos das Atividades << 6.5 Estimar a Duração das Atividades
<< 6.6 Desenvolver o Cronograma << 6.7 Controlar Cronograma
<< 7.1 Planejar o Gerenciamento dos Custos << 7.2 Estimar os Custos
<< 7.3 Determinar o Orçamento << 7.4 Controlar o Custos do Projeto
<< 8.1  Planejar o Gerenciamento da Qualidade << 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
<< 9.1 Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos << 9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto
<< 10.1 Planejar a Comunicação do Projeto << 10.2 Gerenciar a Comunicação do Projeto
<< 10.3 Reportar o Desempenho << 11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos
<< 11.2 Identificar os Riscos << 11.3 Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos
<< 11.4 Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos << 12. 1 Planejar o Gerenciamento de Aquisições
<< 12. 2 Realizar as Aquisições << 13.1 Identificar as Partes Interessadas
<< 13.2 Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas << 13.3 Gerenciar as Partes Interessadas

Os ativos de processos organizacionais incluem qualquer um ou todos os ativos relacionados a processos, de quaisquer ou todas as organizações envolvidas no projeto que podem ser usados para influenciar o sucesso do projeto. Esses ativos de processos organizacionais também incluem as bases de conhecimento das organizações, como lições aprendidas e informações históricas.

Normalmente a responsabilidade por atualizar e adicionar informações aos ativos de processos organizacionais cabe aos membros da equipe de projeto.

A tabela 1 apresenta os ativos de processos organizacionais que podem influenciar por processo.

Tabela 1: Processos e ativos de processos organizacionais.

Processo Ativos de processos organizacionais que podem influenciar
4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto
  • Políticas, processos e procedimentos organizacionais padrão;
  • Estrutura de governança do projeto, portfólio e programa;
  • Métodos de monitoramento e produção de relatórios;
  • Modelos (Exemplo: Termo de abertura).
  • Informações históricas e base de conhecimento de lições aprendidas.
4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto 6ª Edição
  • Políticas, processos e procedimentos organizacionais padrão.
  • Modelo de Plano de Gerenciamento de Projetos.
  • Procedimentos de Controle de Mudanças.
  • Métodos de monitoramento e produção de relatórios, procedimentos de controle de riscos e requisitos
    de comunicação.
  • Informações de projetos semelhantes anteriores.
  • Repositório de informações históricas e lições aprendidas.
4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição
  • Políticas, processos e procedimentos organizacionais padrão;
  • Procedimentos de gerenciamento de questões e defeitos que definem controles de questões e defeitos, identificação e resolução de questões e defeitos, e acompanhamento e itens de ação;
  • Banco de dados para medição de processos usado para coletar e disponibilizar dados de medição de processos e produtos;
  • Informações de projetos anteriores;
  • Banco de dados para gerenciamento de questões e defeitos contendo o andamento histórico de questões e defeitos, resoluções e resultados de itens de ação;
  • Procedimentos de controle de mudanças e riscos.
4.4 Gerenciar o Conhecimento do Projeto
  • Políticas, processos e procedimentos organizacionais padrão;
  • Administração do pessoal;
  • Requisitos de comunicação organizacional;
  • Procedimentos formais de compartilhamento de conhecimento e de informações;
4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto
  • Políticas, processos e procedimentos organizacionais padrão;
  • Estrutura de governança do projeto, portfólio e programa (funções e processos de governança para fornecer orientação e tomada de decisão);
  • Métodos de monitoramento e produção de relatórios;
  • Modelos (por exemplo, modelo do termo de abertura do projeto);
  • Informações históricas e repositório de lições aprendidas.
4.5 Realizar o Controle Integrado de Mudanças
  • Procedimentos de controle de mudanças, incluindo padrões oficiais da organização, políticas, planos e outros documentos alterados.
  • Procedimentos para a aprovação e emissão de autorizações de mudança.
  • Banco de dados de medição de processos usado para coletar e disponibilizar dados de medição disponíveis sobre os processos e produtos.
  • Documentos do projeto (escopo, custo, linhas de base, etc).
  • Base de conhecimento de gerenciamento de configuração que contém as versões e linhas de base de todos os padrões oficiais da organização, políticas, procedimentos e documentos do projeto.
4.6 Encerrar o Projeto ou Fase
  • Orientações de encerramento do projeto ou fase.
  • Informações históricas, lições aprendidas e base de conhecimento.
5.1 Planejar o Gerenciamento do Escopo
  • Processos e procedimentos.
  • Informações históricas e lições aprendidas.
5.3 Definir o Escopo 
  • Políticas, procedimentos e modelos para a declaração do escopo.
  • Arquivos de projetos.
  • Lições aprendidas.
5.4 Criar a EAP
  •  Políticas, processos e modelos.
  • Arquivos de projetos.
  • Lições aprendidas.
5.6 Controlar o Escopo
  •  Escopo (formal ou informal).
  • Políticas de relatórios de controle.
  • Processos.
  • Manuais.
  • Métodos e modelos de monitoramento e reporte.
6.1 Planejar o Gerenciamento do Tempo
  • Ferramentas para monitoramento e controle.
  • Informações históricas.
  • Ferramentas de controle do cronograma.
  • Políticas, procedimentos e manuais.
  • Modelos.
  • Processos de controle de mudanças.
  • Processos de controle de riscos.
6.2 Definir as Atividades
  • Lições aprendidas.
  • Padrões de processos.
  • Modelos que contêm uma lista de atividades padrão ou uma parte de uma lista de atividades de um projeto anterior.
  • Políticas, procedimentos e manuais.
6.3 Sequenciar as Atividades
  • Lições aprendidas e metodologias para o desenvolvimento do cronograma.
  • Políticas formais ou informais para relatórios.
  • Procedimento, manuais e modelos.
6.4 Estimar os Recursos das Atividades
  • Políticas e procedimentos de pessoas.
  • Políticas e procedimentos para a locação e aquisição de equipamento.
  • Informações históricas quanto aos tipos de recursos utilizados para trabalhos similares em projetos anteriores.
6.5 Estimar a Duração das Atividades
  • Informações históricas quanto a durações.
  • Calendários de projetos.
  • Metodologia de cronogramas.
  • Lições aprendidas.
6.6 Desenvolver o Cronograma
  • Calendários de projetos.
  • Metodologia de cronogramas.
6.7 Controlar Cronograma
  • Políticas, procedimentos e manuais para controle do cronograma.
  • Ferramenta de controle de cronograma.
  • Métodos de monitoramento e reporte.
7.1 Planejar o Gerenciamento dos Custos
  •  Processos de controle financeiro;
  • Informações históricas e lições aprendidas;
  • Base de dados financeira;
  • Políticas, procedimento e manuais para estimativas de custos (formais e informais).
7.2 Estimar os Custos
  • Políticas e modelos de estimativa de custo;
  • Informações históricas;
  • Lições aprendidas.
7.3 Determinar o Orçamento
  • Políticas, procedimentos e diretrizes relacionados com o orçamento;
  • Custo de ferramentas de orçamento;
  • Métodos.
7.4 Controlar o Custos do Projeto
  • Políticas, procedimentos e diretrizes relacionados com o controle do orçamento;
  • Custo de ferramentas de orçamento;
  • Monitoramento e reporte de métodos.
8.1  Planejar o Gerenciamento da Qualidade
  • Políticas, procedimentos e diretrizes relacionados a qualidade organizacional;
  • Base de dados histórica;
  • Lições aprendidas.

 

8.3 Realizar o Controle da Qualidade
  • Padrões e políticas de qualidade organizacional;
  • Manuais de padrões;
  • Procedimentos de emissão e apresentação de relatórios de defeitos e políticas de comunicação.
9.1 Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos
  • Padrões de processos organizacionais;
  • Modelos de organogramas e descrições de cargos;
  • Lições aprendidas;
  • Procedimentos de escalação para o tratamento de problemas dentro da equipe e dentro da organização executora.
9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto
  • Certificados de apreciação;
  • Boletins;
  • Websites;
  • Estruturas de bônus;
  • Vestuário corporativo;
  • Gratificações.
10.1 Planejar a Comunicação do Projeto
  •  Lições aprendidas;
  • Informações Históricas.
10.2 Gerenciar a Comunicação do Projeto
  • Políticas, procedimentos, processos e manuais sobre o gerenciamento de comunicação;
  • Modelos;
  • Informações históricas e lições aprendidas.
10.3 Reportar o Desempenho
  • Modelo de relatórios;
  • Políticas, procedimentos, processos e manuais sobre o gerenciamento de comunicação;
  • Tecnologias específicas de comunicação disponíveis;
  • Meios de comunicação admitidos;
  • Políticas de retenção de registros;
  • Os requisitos de segurança.
11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos
  • Categorias dos riscos;
  • Definições comuns de conceitos e termos;
  • Formatos de declaração de risco;
  • Modelos padrão;
  • Funções e responsabilidades;
  • Os níveis de autoridade para tomada de decisão;
  • Lições aprendidas.
11.2 Identificar os Riscos
  • Arquivos do projeto;
  • Processos de controle do projeto e da organização;
  • Formatos ou modelos de declarações;
  • Lições aprendidas.
11.3 Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos e11.4 Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos
  • Processos organizacionais.
12. 1 Planejar o Gerenciamento de Aquisições
  • Manuais, políticas e procedimentos formais da organização;
  • Sistema de gerenciamento;
  • Sistema de fornecedores.
12. 2 Realizar as Aquisições
  • Listagens de potenciais vendedores previamente qualificados;
  • Informações sobre experiências passadas relevantes com os vendedores, tanto bons e maus;
  • Acordos anteriores.
13.1 Identificar as Partes Interessadas
  • Modelo de registro de stakeholders;
  • Lições aprendidas;
  • Registo dos stakeholders iniciais.
13.2 Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas
  • Lições aprendidas;
  • Informações históricas.
13.3 Gerenciar as Partes Interessadas
  • Requisitos organizacionais de comunicação;
  • Processo de gerenciamento de problemas;
  • Informações históricas.

Fonte: Autora (2013).

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6°  Edição, 2017.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

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